Caixa Livre » Dica Sustentável: 20 dicas para economizar energia em sua geladeira

Dica Sustentável: 20 dicas para economizar energia em sua geladeira



 

 

Geladeiras são menos eficientes do que a maioria das pessoas imagina. Suas avaliações de eficiência energética são feitas em condições ideais – tenha algumas condições diferentes do teste e você pode acabar gastando muito mais energia elétrica do que indicado e do que o necessário.

 

 Abaixo uma lista de dicas para lhe ajudar a diminuir o consumo de seu aparelho:

 

1. Não deixe a porta aberta

Quanto mais tempo a porta permanece aberta, mais ar quente vai entrar, fazendo com a geladeira gaste energia para resfriá-lo.

 

2. Mantenha os alimentos longe das paredes

Se o alimento ou qualquer outra coisa tocar as paredes internas da geladeira, a circulação do ar será prejudicada, gerando assim desperdício de energia. O contato prolongado com a parede de trás também pode danificar seus legumes, verduras e frutas.

 

 

 

3. Mantenha alimentos quentes fora

Colocar alimentos quentes dentro de sua geladeira vai fazê-la trabalhar mais. Também aumenta as chances de crescimento de bactérias nos alimentos. Por isso é melhor para esfriar a comida à temperatura ambiente antes de colocá-la na geladeira.

 

4. Descongele os alimentos na própria geladeira

Vai utilizar alguns dos ingredientes congelados para o jantar de amanhã? Coloque-os na geladeira hoje, e deixe-os descongelar lentamente. Além de diminuir o trabalho da geladeira, a comida lentamente descongelada terá melhor sabor.
 

5. Poeira acumulada nas serpentinas de resfriamento

As bobinas na parte de trás do refrigerador são as responsáveis por dissipar o calor interno do aparelho. Se elas estiverem muito empoeiradas, elas vão ser menos eficientes na condução de calor, tornando o trabalho da geladeira ou freezer menos eficiente. Certifique-se de não danificar ou dobrar as bobinas enquanto as limpas, isso vai torná-los menos eficientes.

 

 

6. Descongele o congelador

Camadas de gelo interno irão reduzir significativamente a eficiência energética. O mesmo vale para o seu freezer. Descongele seus aparelhos quando o gelo interno ficar visível.

 

7. Use uma lâmpada eficiente

Normalmente as lâmpadas que veem nas geladeiras são lâmpadas incandescentes, que produzem muito mais calor do que luz. As lâmpadas de LED são ideais para utilizar na geladeira.

“Uma geladeira comum gasta, em média, o equivalente a R$ 21,00 mês de energia elétrica, por isso a importância de trocar aparelhos antigos por aparelhos novos e dar preferência pelos aparelhos com selo Procel categoria A, além de mantê-los em locais arejados e longe de outras fontes de aquecimento, como fogão.”

 

8. Coloque-a longe das paredes mais quentes

Paredes externas refletem mais a temperatura da região onde você está. Em regiões quentes, elas serão as mais quentes da casa e vice-versa. Então se estiver em uma região fria, prefira colocar a geladeira próxima a uma parede externa, já se estiver em uma região mais quente, coloque a geladeira distante destas paredes.

 

 9. Evite fogões e aquecedores de água

Tente colocar sua geladeira longe de qualquer coisa que irá irradiar calor.

 

10. Dê-lhe um pouco de ar

Permita um fluxo de ar em volta do aparelho, isso ajuda no transporte do calor para longe do aparelho. Isto é especialmente importante para as bobinas na parte de trás, o ar que aquece tem que ser substituído por um ar mais fresco, ou seu aparelho estará trabalhando duro e o desperdício de energia será maior.

 

 

11. Use recipientes de vidro ou de cerâmica

Vidro e cerâmica mantém uma temperatura mais estável do que, por exemplo, recipientes de plástico. Evitando aumento rápido de temperatura quando retirados e recolocados no aparelho.

 

12. Cubra líquidos e embrulhe alimentos

Alimentos e líquidos descobertos vão liberar umidade, tornando mais difícil o trabalho do refrigerador.

 

13. Não regule a geladeira para uma temperatura muito baixa

A temperatura ideal é de 2 a 4 graus para o compartimento de alimentos frescos e -15 graus para o congelador.

 

14. Verifique a vedação da porta

Se a vedação da porta foi danificada ou se ressecou devido ao longo uso, o ar quente vai entrar em sua geladeira e vai-se perder muita energia. Faça o teste colocando uma nota ou papel sulfite entre a porta e da vedação. Se a folha deslizar facilmente, significa que a borracha de vedação precisa ser substituída.

 

15. Desligue a geladeira durante longas férias

Vai viajar por um longo período? Esvazie a geladeira, desligue e limpe. Certifique-se de deixar a porta da geladeira aberta quando estiver desligada, se não o fizer, mau cheiro e mofo podem se formar.

 

16. Evite mais de um aparelho

Um equipamento de maior tamanho é energeticamente mais eficiente do que dois menores.

 

17. Confira classificação de eficiência energética de sua geladeira nova

Compre apenas aparelhos com Selo Procel categoria A, isto é, os mais econômicos do mercado.

 

18. Evite os modelos de portas paralelas

Prefira os modelos com congelador e refrigeração na vertical, isto é, um em cima do outro. Eles usam de 7 a 13% menos energia do que os modelos lado a lado.

 

19. Evite os modelos com dispensers de gelo na porta

Estes dispensers são grandes desperdiçadores de energia.

 

 

20. Geladeira vazia consome mais energia

Pode parecer estranho, mas quanto mais vazia a geladeira, maior seu consumo de energia. Isto porque quando abrimos a porta de uma geladeira vazia, o ar quente entra rapidamente e toma todo o espaço interno, fazendo com que o equipamento tenha que trabalhar mais para resfriá-la novamente.
Em resumo, compre um equipamento adequado para o tamanho da sua família.

 

Veja outras dicas em nossas dicas da semana

 

 

Por Thiago Cagna – Consultor EcoHospedagem

 

Fontes de pesquisa

www.buladaarquitetura.com.br

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.