Temas Variados » Arquitetura e sustentabilidade. O inicio de uma pousada sustentável!

Arquitetura e sustentabilidade. O inicio de uma pousada sustentável!



 * Por Karla Cunha

A construção civil é o segmento que mais consome matérias-primas e recursos naturais no planeta, além de ser o terceiro maior responsável pela emissão de gases poluentes à atmosfera.

Por ser o profissional responsável pelo projeto dos espaços no meio urbano, o arquiteto possui um importante papel que vai muito mais além da especificação de materiais ecologicamente corretos.

Projetos arquitetônicos são uma grande oportunidade de atuar de forma preventiva frente aos possíveis impactos ambientais decorrentes das atividades desenvolvidas em um determinado empreendimento.

 

Para ser sustentável, qualquer empreendimento deve ser:

Ecologicamente correto
Economicamente viável
Culturalmente aceito
Socialmente justo

 

Podemos citar como os principais benefícios da arquitetura sustentável para o meio ambiente e a comunidade local:

Preservação do meio ambiente
Economia financeira
Qualidade de vida
Diferencial de negócio
Valorização imobiliária
Maior satisfação dos usuários e produtividade dos funcionários
Desenvolvimento da consciência ambiental

 

Por estes e outros motivos é muito importante ter a sustentabilidade como estratégia central de seu empreendimento desde o inicio, ou seja, de sua construção. Um Hotel construído levando-se em conta a sustentabilidade economizará recursos naturais desde o inicio e terá maior facilidade para implementar novas ações socioambientais.

 

A construção da Pousada

 construção de pousada sustentável _Arquitetura_1

Voltamos recentemente de uma rápida viagem à Aiuruoca, Minas Gerais, onde fomos acompanhar o início das obras do nosso projeto de uma pousada sustentável. O projeto segue os princípios da arquitetura sustentável, onde serão incorporados vários diferenciais, respeitando sempre o entorno onde a construção será implantada.

A sinergia já aconteceu no primeiro contato com a cliente, que buscava um projeto que se integrasse ao máximo à natureza local, sem interferir no entorno. E a partir daí nos apaixonamos pela idéia, que, um ano após o nosso primeiro contato, já começava a ser construída.

No dia 04/02/2012 fizemos nossa primeira visita após o início das obras e a experiência foi muito gratificante. Pudemos, juntamente com o responsável pela execução da obra, o engenheiro Gilberto Pereira Ribeiro, alinhar vários pontos para que a pousada possa cumprir o seu papel da melhor forma possível.

construção de pousada sustentável _Arquitetura_3O terreno, cortado pelo Rio Aiuruoca (cuja nascente é a mais alta do país, com 2.450 m de altitude), faz parte de uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) e por essa razão priorizamos interferir o mínimo possível na área e integrar o projeto à incrível natureza existente.

A pousada, ainda sem nome definido, será composta pela casa principal (em obras), onde estarão a recepção, cozinha, restaurante, sala de estar e adega subterrânea, além da residência da proprietária no andar superior.

Em duas próximas etapas serão construídos os chalés, sendo dois deles totalmente adaptados à deficientes físicos e um centro de meditação, onde também acontecerão eventos diferenciados para os cuidados com a mente e o corpo.

O paisagismo seguirá a linha funcional, onde alimentos e ervas serão plantados para o consumo da pousada, que terá uma alimentação diferenciada e orgânica para seus hóspedes.

Quanto aos materiais optamos por valorizar ao máximo a iluminação e ventilação natural, onde os painéis em vidro desempenharão um importante papel. A estrutura já está pronta e é toda em madeira certificada (Angelim Vermelho) e utilizaremos na vedação os tijolos de barro artesanal, existentes em abundância na região.

A região encontra-se bem afastada de centros urbanos, e por essa razão, resolvemos usar ao máximo os materiais locais, evitando assim a “importação” e transportes desnecessários à obra.

Essa é apenas a primeira etapa da construção e atualizaremos vocês conforme o andamento das obras, sempre dando uma atenção especial aos diferenciais sustentáveis empregados no projeto.

 

 

 

karla1A Item 6 Arquitetura e Sustentabilidade que é presidida pela arquiteta Karla Cunha e pela arquiteta e paisagista Camila Simhon, é um escritório focado no desenvolvimento de projetos arquitetônicos e paisagísticos que respeitam os conceitos de arquitetura e construção sustentável.

www.item6.com.br

[email protected]

 

Comentários sobre este post? Clique aqui.

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



5 Respostas para Arquitetura e sustentabilidade. O inicio de uma pousada sustentável!

  1. maria de fatima diz:

    estou fazendo um trabalho para minha faculdade sobre como projetar um negocio viavel voces odem me ajudar

  2. Pingback: Design Sustentável | taisfaria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.