Temas Variados » A natureza dentro de sua casa! Quadros com flores resinadas

A natureza dentro de sua casa! Quadros com flores resinadas



 

Depois de 30 anos de trabalho no setor têxtil, após se aposentar, Elisa Baasch e seu marido, Paulo Baasch, descobriram que não podiam ficar parados. E em um bate papo com eles em sua residência, hoje já quase totalmente ocupada pelos trabalhos da ekoart, descobrimos porque eles não poderiam mesmo viver como aposentados.

 

Paulo e Elisa são um casal muito adorável, daqueles que adoram um bate papo, e que estão com a cabeça sempre cheia de ideias. Hoje Elisa é a responsável pelo trabalho com as plantas, em quanto Paulo fica responsável pelos produtos acessórios, como as bases de madeira e pelo relacionamento com fornecedores e compradores. E é assim que eles gostam de trabalhar, um ajudando o outro.

 

Produtos variados

 

Elisa não sabe como surgiu a ideia, na época só sabia que queria fazer algo diferente, exclusivo, e assim começaram a aparecer os trabalhos com plantas e resinas. No começo a artista teve muito trabalho para chegar a resina ideal, que mantivesse intactas as características das plantas e ao mesmo tempo fosse totalmente transparente, mas depois de muita tentativa e erro Elisa chegou no material que utiliza hoje.

 

Elisa nos conta que já conhecia o trabalho, principalmente dos orientais, em secar e enquadrar flores e folhas. Mas ela queria ainda mais, queria levar as plantas ainda mais vivas para dentro das casas e empresas. E por isso, em um trabalho junto ao fornecedor de resina, chegou em um ponto onde a folha, flor ou fruto mantém suas cores e características físicas.

 

Porta chaves e panos 19×19

 

E a partir de então os trabalhos realizados pela artesã não tem limites. Além de seus campeões de vendas, que são os quadrinhos 15×15 e os porta chave ou porta panos de 19×19 e 34×14, a artista já fez porta retratos, espelhos, tampos de mesa e porta copos personalizados para restaurantes e pousadas, quadros com folhagens da decoração de um casamento, além de muitos outros produtos personalizados.

 

Na loja do Portal EcoHospedagem você pode comprar as belas obras da Eko.art, além de muitos outros produtos relacionados a sustentabilidade -> loja.ecohospedagem.com.br

 

 

“ Meu sonho é botar o Brasil para fora. Mandar isso para fora do Brasil, com o “made in Brazil” atrás, uma coisa bem tropical”

Elisa Baasch, artista

 

 

A alma do quadro

Mas o trabalho da artista não para na resina, aliás, aplicar a resina é a ultima etapa do processo. Tudo inicia-se na escolha das plantinhas. Hoje a maior parte das folhas, flores e temperos utilizados por Elisa vem de um jardim vertical que ela possui em sua casa. Um jardim duramente disputado entre plantas e passarinhos, que espalham seus ninhos pela área.

 

 

Para Elisa, o maior apelo de seu trabalho é o desejo do homem moderno em resgatar o contato perdido com a natureza.  “Quanto mais tecnológicos ficamos, maior o desejo de voltar à natureza”, fala. E as obras de Elisa fazem isso com maestria: trazem o natural para dentro de casa e conferem uma nova vida aos ambientes. Cada vez mais empolgada com o trabalho, a designer afirma que uma das coisas que a cativa em relação a sua rotina é o fato de nada ser igual. “O trabalho é criativo. Você está fazendo a mesma coisa mas, ao mesmo tempo, muda todo dia”. Afinal, nenhuma planta ou flor é exatamente igual à outra e o potencial criativo daquele que Elisa considera seu sócio, é infinito. Quem é este sócio tão especial? Ela responde, sorrindo: “sempre digo que sou sócia de Deus”. O melhor fornecedor de matéria-prima que ela poderia encontrar…

Fonte: www.eko.art.br

 

A Ekoart (empresa fundada por Paulo e Elisa para vender os produtos) também recebe muitas plantas especiais, sejam das redondezas de alguma casa ou empreendimento ou vindas de uma ocasião especial, como um casamento, e que os clientes solicitam trabalhos personalizados para guardarem aquele material como lembrança.

 

Secagem natural de folhas e flores

 

Na próxima etapa todas as plantinhas vão parar dentro de livros, cadernos, listas telefônica ou jornais, enfim o que estiver disponível para secá-las.  Seguem então para a montagem, onde Elisa as coloca cuidadosamente no suporte, seja ele um azulejo para decorar uma cozinha ou banheiro, um tampo de mesa para decorar uma sala ou restaurante, um quadrinho de madeira para servir como decoração ou porta panos, entre muitas outras opções.

 

Plantinhas colocadas, Elisa agora dá uma primeira camada de resina nas partes mais sobressalentes da planta, e 72 horas depois da a segunda mão do produto. A artista nos conta que too o processo tem que ser feito em um ambiente fresco e sem impurezas de qualquer tipo, pois o menor grão de poeira que cair na resina durante a secagem irá estragar o produto.

 

Almas prontas para montagem

 

A alma, nome dado pelo casal para as plantas já conservadas, segue para outra parte do atellier/casa, onde Paulo cuida do acabamento, da base de madeira e coloca os ganchos nas peças. Vale ressaltar que a base de madeira é feita com madeira reflorestada, que sobram de fábricas de móveis da região, são na verdade retalhos da indústria moveleira.

 

Na loja do Portal EcoHospedagem você pode comprar as belas obras da Eko.art, além de muitos outros produtos relacionados a sustentabilidade -> loja.ecohospedagem.com.br

 

Paulo é também o responsável pela impressão dos nomes que vão nas peças, sejam eles para denominarem as plantas que foram utilizadas na obra, ou o nome da cidade onde serão vendidos, personalizados de acordo com o pedido do cliente ou loja.

 

 

 

Como nos conta Paulo, a Ekoart ainda não consegue pagar as contas de casa, que ainda dependem do aluguel do andar térreo para comerciantes. Porém Paulo e Elisa amam o que fazem, e orgulham-se de fazer algo único, e que leve a natureza para dentro das casas das pessoas. Hoje a Eko.art já cresceu bastante, participam de várias feiras e possuem clientes fiéis, e até já dá emprego para uma pessoa do bairro, que ajuda Paulo e Elisa nos trabalhos.

 

 

Obras personalizadas

Além dos quadros, porta chaves e porta panos que podem ser vistos e adiquirdos na loja do Portal EcoHospedagem, a Ekoart desenvolve muitos trabalhos personalizados. Para você guardar para sempre aquelas pedacinhos da natureza que lhe trouxeram bons momentos, ou para trazer ainda mais vida e natureza para dentro de seu empreendimento, entre em contato com a ekoart através do [email protected].

 

Tampos de mesa personalizados

 

Para você, amigo hoteleiro, fica a dica de um trabalho desenvolvido pela Ekoart para uma pousada da região Sul do Brasil. A pousada foi toda decorada com quadros, porta chaves e tampos de mesa feitos com folhas e flores de árvores da região. Trazendo a natureza para mais perto dos hóspedes e colaboradores!

 

 

Na loja do Portal EcoHospedagem você pode comprar as belas obras da Eko.art, além de muitos outros produtos relacionados a sustentabilidade -> loja.ecohospedagem.com.br

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem.

 

Contribuíram com esta publicação

Revisão e edição de texto – Nathalia Pereira, Jornalista – www.nathaliapereira.com

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Uma Resposta para A natureza dentro de sua casa! Quadros com flores resinadas

  1. Rosa Maria diz:

    Comprei dois quadros em uma exposição em Brasília. Amo o seu trabalho. Como eu cultivo orquídeas, quero fazer um curso para desenvolver a técnica de secagem das flores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.