Melhores Práticas » Ação de sustentabilidade: Acompanhamos o plantio de árvores do grupo Accor na Serra da Canastra

Ação de sustentabilidade: Acompanhamos o plantio de árvores do grupo Accor na Serra da Canastra



No final de semana do dia 23 de fevereiro, nossa equipe foi convidada pelo grupo Accor para acompanhar o evento anual de plantio de árvores do programa Plant for the Planet, no qual o hotel investe 50% da economia gerada pela “não lavagem de tolhas” em um programa de plantio de árvores na região da Serra da Canastra, Minas Gerais. No final das contas, em média, uma árvore é plantada para cada cinco toalhas que deixam de ser lavadas.

 

accor_visita-serra-da-canastra_plan-for-the-planet_colaboradores

 

 

Para acompanhar o plantio, o gestor ambiental Carlos Eduardo Cagna, foi representar o Portal EcoHospedagem. Além de um seleto número de jornalistas, os participantes dessa viagem foram camareiras e governantas sorteadas entre as unidades do grupo que mais economizaram água e energia com o programa.

 

Depois de um almoço na sede do grupo, em São Paulo onde, além dos participantes que iriam para a Serra da Canastra, estava a coordenadora de sustentabilidade América Latina do grupo, Julia King, que contou u pouco mais das ações socioambientais desenvolvidas pelo grupo.

 

 

accor_visita-serra-da-canastra_plan-for-the-planet_viveiro

Viveiro de mudas

 

Você pode acompanhar todas as ações desenvolvidas pelo grupo em nossa publicação Ações de sustentabilidade do grupo Accor, bem como as ações que vimos pessoalmente na unidade Novotel Morumbi, em São Paulo.

 

 

“Em Outubro de 2011 o programa Plant for the Planet atingiu a marca de 12 bilhões de árvores plantadas em todo o mundo! Muito acima da meta de um bilhão estabelecido no inicio do programa”.

Fonte: UNEP

 

Logo no dia seguinte da chegada a São Roque de Minas, todos foram conhecer o viveiro de mudas da ONG Nordesta, associação fundada em 1985 e que tem como objetivo preservar o meio ambiente e melhorar as condições de vida das populações da zona rural, e que é a responsável pela produção e plantio das mudas do projeto  Plant for the Planet. Hoje a ONG tem uma produção anual de mais de 300.000 mudas de árvores.

 

 

accor_visita-serra-da-canastra_plan-for-the-planet_sementes

Sementes das árvores plantadas

 

 

O dia terminou com uma visita ao MAC, Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco, que tem por objetivo guardar e proteger materiais provenientes de pesquisas arqueológicas no Carste do Alto São Francisco.

 

No dia seguinte os colaboradores participaram do plantio simbólico de algumas mudas e em seguida foram visitar o parque Serra da Canastra. A importância de conhecer onde as mudas são produzidas e de participar do plantio dessas é muito grande, pois na sustentabilidade todos precisam participar, tanto hóspedes, moradores locais e principalmente colaboradores. A palavra chave na sustentabilidade é conscientização e o grupo Accor, através dessa iniciativa mostra aos colaboradores e aos turistas a importância de participar do programa de reuso de tolhas e apresenta, na prática, os benefícios desta ação.

 

accor_visita-serra-da-canastra_plan-for-the-planet_muda-plantada

Muda plantada pelos colaboradores Accor

Os plantios ocorrem principalmente nas nascentes do Rio São Francisco, que teve suas áreas degradadas principalmente pela agropecuária e pelo garimpo. Os projetos de recuperação ocorrem basicamente em propriedades privadas e de pequeno porte, por solicitação do próprio agricultor, que não seria capaz de financiar a revitalização dessas áreas que são legalmente protegidas.

 

O projeto vem crescendo ano após ano. Segundo os funcionários da ONG, no início do projeto era preciso convencer o produtor para restaurar as nascentes em sua propriedade, atualmente o produtor é quem tem procurado a ONG e a demanda supera a sua capacidade de produção. Em 2009, seu 1º ano de atuação, foram plantadas 3.200 mudas, já no ano de 2012 esse número chegou a 320.000 mudas.

 

A Accor, através do programa Plant for the Planet, busca mostrar que a intenção do hotel, com o reuso de tolhas, não é economizar dinheiro com a lavanderia e sim economizar recursos naturais como água e energia, além de diminuir a quantidade de produtos químicos usados.

 

O Plant for the Planet é um programa da ONU – Organização das Nações Unidas, que teve inicio em 2006, e tem como objetivo plantar um bilhão de árvores no mundo.

 

accor_visita-serra-da-canastra_plan-for-the-planet_plantio
 

No grupo Accor o programa que teve início em 2008, e visa incentivar o reuso de tolhas entre os hóspedes através do slogan “5 towels reused = 1 tree planted” (5 toalhas reutilizadas = 1 árvore plantada), alcançou no final de 2011 o surpreendente número de mais de 2 milhões de árvores plantadas e quase 1.400 hotéis participantes.

 

-> Veja mais sobre o Projeto Plant for the Planet <-

  


Fica nossos parabéns ao grupo Accor pelas ações de sustentabilidade desenvolvidas em seus empreendimentos e especialmente pelo programa Plant for the Planet, em que junto com funcionários dos hotéis, pudemos ver pessoalmente onde está sendo aplicado o dinheiro que o grupo economiza com as lavagens de tolhas. Mostrando a clara intenção do hotel em desenvolver este programa: Ajudar a natureza!

 

accor_visita-serra-da-canastra_plan-for-the-planet_colaboradores-e-parque

 

 

Abaixo todas as publicações relacionadas ao grupo Accor

Confira como foi nossa visita ao Novotel Morumbi, São Paulo

Ações socioambientais do Novotel Morumbi, São Paulo

Ações de sustentabilidade do grupo Accor

Programa de reuso de toalhas do grupo Accor

Programa Accor Plant for the Planet

Boas práticas – Novotel Morumbi, Accor – Tratamento natural de esgoto

 

 

Veja outras ações em nossas dicas da semana.

 

Veja mais sobre este e outros hotéis sustentáveis em nosso cadastro de hotéis sustentáveis.

 

Tem uma boa prática? Conte para nós.

 

 

Veja outras ações para implementar em seu empreendimento

 

Uso de lâmpadas econômicas

Instale dispenser de sabonete e shampoo em seu empreendimento

Sistema de chave cartão/eletrônica

Programa de reuso de toalhas

Aplicação de conceitos de arquitetura sustentável

Isolamento térmico de telhados com Tetrapack

Como funcionam e para que servem os telhados verdes

Redutor de vazão para torneiras

Testes simples para verificar se há vazamento de água

Como fazer o tratamento de resíduos em seu empreendimento

Como realizar o tratamento natural de esgoto

O que fazer com os restos de sabonete usados

Como fazer produtos de limpeza naturais?

Como instalar e os custos de um sistema de captação de água de chuva

Como fazer e para que serve um relatório de sustentabilidade

Porque ter uma política de sustentabilidade para seu empreendimento

Bomba de Calor – Aquecimento de água através do calor do ar ambiente

Faça um guia da região e incentive a comunidade e a cultura local

Várias formas de reuso de materiais

 

 

Thiago Cagna – Consultor EcoHospedagem

 

Contribuíram com esta publicação

Fotos e informações – Carlos Eduardo Cagna, Gestor Ambiental – [email protected]

Revisão e edição de texto – Nathalia Pereira, Jornalista – www.nathaliapereira.com

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.