O que posso fazer? » Agroturismo = Ecoturismo + turismo rural + turismo comunitário + turismo cultural

Agroturismo = Ecoturismo + turismo rural + turismo comunitário + turismo cultural



 

Durante nossa visita a roteiros, hotéis e pousadas com ações de sustentabilidade na região Sul do Brasil, por quatro dias conhecemos propriedades no interior e litoral de Santa Catarina, que fazem parte do Roteiro Acolhida na Colônia

 

 

 

acolhida-na-colonia_sitio-colina_presidente-nereu_passeio-a-cavalo

Passeio a cavalo no Sítio Colina

 

O projeto, que começou na França, e hoje existe em vários países, começou no Brasil em 1999, e de lá para cá cresceu bastante. O principal objetivo do projeto é trazer a vivência do campo para os turistas, que se hospedam em estruturas preparadas para o turismo junto às residências dos moradores ou, em alguns casos, até mesmo na casa deles. Mas o principal é que todas as refeições são feitas juntos com eles, sentados na mesma mesa, acompanhadas de um ótimo bate papo, onde todos, turistas e moradores saem ganhando, conhecendo diferentes culturas e hábitos.

 

-> Veja mais sobre o projeto AQUI <-

 

Outro destaque do projeto é que na maioria das vezes se consome o que é produzido na própria propriedade e, como regra, tudo que é produzido nas propriedades e consumido pelos turistas é orgânico! Tudo sem agrotóxicos. É bom para você e melhor ainda para a natureza.   As pernoites e refeições são intercaladas com atividades externas, como visitas guiadas às áreas de plantio, onde, com certeza, você conhecerá frutas e plantas que nunca ouvi falar, ou que pelo menos nunca viu como nasciam. Também verá, e se quiser participará, dos cuidados com animais da fazenda, como vacas, cabras, porcos, galinhas e outros.

 

 

acolhida-na-colonia_sitio-warmiling_witmarsum_almoco-em-familia

Almoço no Sítio Warmiling

 

Além das propriedades que oferecem a hospedagem e as visitas guiadas, o roteiro conta também com propriedades para atividades durante o dia, onde, dentre outras coisas, você poderá colher suas próprias frutas do pé, como uvas, caquis e outros, conhecer o funcionamento de um engenho de cana movido a tração animal, fazer passeios a cavalo ou charrete, ou ainda fazer trilhas e visitar cachoeiras quase desconhecidas!

 

As propriedades do roteiro Acolhidas na Colônia possuem atrações para todos os gostos, por isso entre em contato com eles pelo site www.acolhida.com.br, informe sua disponibilidade e seus desejos, e eles montarem o roteiro mais adequado para você!

 

acolhida-na-colonia_sitio-nono_vidal-ramos_engenho-de-acucar

Engenho de açúcar no Sítio Nono

 

Durante os quatro dias de nossa experiência com a Acolhida na Colônia, estivemos em 8 propriedades e através de 5 postagens tentaremos mostrar um pouco como é essa experiência única!

 

Para começarmos a contar sobre as propriedades é importante entendermos um pouco sobre a história da região e também um pouco mais da principal fonte de renda da população local, o FUMO, planta que abastece as grandes indústrias de cigarro do país e que causa males irreparáveis aos agricultores.   Agricultores estes que encontraram no turismo uma forma de se livrar dessa cultura que trazia muitos malefícios a saúde deles.

 

Veja mais nos links abaixo

 

fabricacao-do-fumo_sitio-nono_estufa-de-secagem

Estufa de fumo, Sítio do Nono

 A produção do FUMO e seus malefícios

Como o turismo ajudou várias famílias a se livrarem das plantações de fumo

 

Sítio Recanto da Natureza

Pernoite e visita à propriedade que realiza produção para subsistência e para turistas

 

Sítio Walmeling e Sítio Vida Nova

Pernoite, visita à propriedade com foco na agroecologia e frutas orgânicas no sistema colhe e page

 

Sítio Colina 

Pernoite, visita à propriedade com foco na agroecologia, trilha para cachoeira e passeio a cavalo

 

Sítio Vô Bubi e Sítio do Nono

Pernoite, trilha para cachoeira, visita ao engenho colonial, passeio de charrete e produção de flores.

 

Recanto Ecológico e Morada Ekoa

Pernoite, produção orgânica, turismo pedagógico, educação ambiental e trilha para praia.

 

Thiago Cagna – Consultor EcoHospedagem

 

 

Contribuíram com esta publicação

Revisão e edição de texto – Nathalia Pereira, Jornalista – www.nathaliapereira.com

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



3 Respostas para Agroturismo = Ecoturismo + turismo rural + turismo comunitário + turismo cultural

  1. Norberto Simões diz:

    Bom dia,Thiago! Moro em São Paulo e pretendo voltar para minha cidade Natal, no interior de São paulo, onde pretendo com o apoio de empresários e políticos, implantar o Agroturismo. Gostaria de saber mais sobre sua atuação . Saber sobre a legislação para poder fazer um estudo sobre o assunto. Abração!

    • Norberto como vai? Não atuo diretamente com Agroturismo, apenas visito locais que desenvolvem este tipo de trabalho para divulgá-los em nosso Portal.

      O que eu lhe aconselho é tirar um mês e ficar visitando as propriedades da Acolhida na Colônia, em Santa Catarina. Este, com certeza, será o maior aprendizado possível para você!

      Boa sorte.

      Thiago Cagna

  2. Pingback: Turismo rural e acolhedor na Serra Catarinense |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.