Temas Variados » Além de bela, responsável – Pousada Vila do Bosque – Bombinhas

Além de bela, responsável – Pousada Vila do Bosque – Bombinhas



 

Pousada Vila do Bosque – Bombinhas

 

Durante nossas visitas a região de Bombinhas e Porto Belo, no litoral catarinense, optamos por ficar em uma pousada que entrou em contato conosco pois possuía ações socioambientais e gostaria que fossemos conhecê-las mais de perto.

 

Fizemos então uma pesquisa na internet e identificamos que a pousada desenvolvia mesmo ações de sustentabilidade e por isso optamos por nos hospedar lá.

 

Chegamos na sexta a noite, por volta de 23h00 e fomos recepcionados pela simpática gaúcha Daniela, que nos falou um pouco da pousada e nos levou para nosso quarto, como estávamos bem cansados e o dia seguinte seria bem longo só conseguimos chegar e dormir.

 

 

No dia seguinte, logo cedo, já saímos para visitar as atrações da região, e não conseguimos conhecer as ações desenvolvidas pela pousada. Mas já pudemos perceber algumas ações dentro do nosso quarto mesmo, como a chave-cartão que desliga lâmpadas e equipamentos eletrônicos quando saímos do quarto, a decoração feita com artesanato local e a disponibilização de sabonete liquido em um dispenser, evitando assim o uso de embalagens individuais.

 

Depois de um dia todo na rua, conhecendo trilhas e fazendo esporte de contato com a natureza, voltamos para a pousada por volta das 18:00 horas, com o dia ainda claro e muito calor, a piscina foi uma parada obrigatória para relaxarmos um pouco.

 

A piscina, recém construída, tem uma vista muito bonita para a cidade e para o mar de Bombinhas, além de ser rodeada por uma grande área verde, mantida pela pousada. Outro detalhe é que no inverno, em que os dias são bem frios em Santa Catarina, a água da piscina é aquecida com o uso de painéis solares.

 

Mas mais uma vez nossa alegria durou pouco e logo já estávamos saindo para nossa busca por opções de turismo sustentável em Bombinhas e Porto Belo.

 

Um banho rápido antes de sairmos, e mais algumas ações sustentáveis identificadas, como a água do chuveiro aquecida com energia solar e o programa de reuso de toalhas, em que o hóspede é incentivado a utilizar a toalha por mais de um dia (afinal que lava a toalha todos os dias quando esta em casa?).

 

No domingo nosso roteiro começou bem cedo novamente, fomos conhecer a Ilha de Porto Belo, e por isso agendamos o café para as 07:50. Agendamos o café? Na pousada Vila do Bosque, todos os quartos possuem uma mini cozinha, com bancada, pia e microondas, e o café da manhã é servido no quarto, uma delícia!

 

O café conta com opções de frutas, bolos, pães e frios, além de iogurte, suco e, claro, café com leite. E aqui já notamos mais algumas ações socioambientais do empreendimento, como a não utilização de alimentos em embalagens individuais, como açúcar, geleia, manteiga e outros, e a preferência por frutas orgânicas, sempre que possível.

 

 

Não podemos esquecer de alguns mimos que fazem toda a diferença, como a garrafa térmica com algumas opções de chá que estava disponível em nosso quarto quando retornamos na noite de sábado, e os bilhetinhos, escritos à mão, informando a previsão do tempo no dia seguinte, nos agradecendo pela estadia e nos desejando boa viagem.

 

Já na tarde de domingo, após voltarmos da Ilha de Porto Belo, fomos enfim conhecer todas as ações de sustentabilidade da pousada. Quem nos acompanhou foi a Gabriela, que foi, inclusive, quem entrou em contato conosco para apresentar a pousada.

 

Além das ações á citadas, Gabriela nos levou para conhecer “os bastidores” da pousada, além de outro quarto e o bosque, que é uma grande área verde que fica dentro do empreendimento.

 

Abaixo todas as ações que vimos na pousada:

– Sistema de controle de energia por chave-cartão, que apaga todas as lâmpadas e eletrônicos quando o hóspede deixa o quarto

– Programa de reuso de tolhas, incentivando que o hospede utilize sua toalha por mais de um dia, evitando assim o gasto excessivo de água e produtos de limpeza

– Possui dispenser de sabão na pia do banheiro, evitando o uso de saches individuais

– Possui vasos sanitários de dois fluxos

– Mais da metade dos equipamentos eletrônicos são de baixo consumo de energia

– Possui ventiladores mesmo nos quartos com ar condicionado, dando assim uma opção que consome menos energia para o hóspede

– Oferece opções de frutas orgânicas no café da manhã

– Faz a destinação correta do óleo de cozinha que é utilizado na cozinha da pousada

– Evita o uso de saches individuais de alimentos, como açúcar, geleia, manteiga e etc

– Realiza a compostagem de sobras de alimentos e restos de poda de arvores

– Realiza a separação de resíduos sólidos e os encaminha para a reciclagem

– Evita a pavimentação excessiva do terreno e possui muitas áreas verdes na propriedade, inclusive mantendo um grande bosque na pousada

– Possui muitas árvores frutíferas no empreendimento e utiliza estas frutas no café da amanhã dos hóspedes, além de no inverno, manter uma pequena horta com ervas e temperos utilizados por hóspedes e colaboradores

– Possui sistema de aquecimento solar da água, evitando assim o consumo de energia elétrica para aquecimento da mesma

– Os colaboradores consomem apenas água da rua filtrada, evitando assim o uso de embalagens ou galões de água

– Colaboradores não utilizam copos ou talheres descartáveis

– Várias partes da pousada são adequadas para utilizar o máximo de luz solar, diminuindo assim o uso de iluminação artificial durante o dia

– Roupas e panos que são lavados no empreendimento são secos no varal, evitando o uso de máquina de secar

 

 

 

São muitas ações! Mas eles sabem que podem mais. No término de nossa visita deixamos uma lista com várias ações de sustentabilidade que ainda podem ser implementadas pela pousada e temos certeza que as serão!

 

Durante estes dois dias, apesar de termos ficado pouco na pousada, nossa estadia foi muito boa. As ações socioambientais desenvolvidas, a beleza da pousada, o ótimo atendimento dos colaboradores e a limpeza de tudo, fizeram da pousada Vila do Bosque uma ótima escolha durante nossa busca por opções de turismo sustentável em Bombinhas e Porto Belo.

 

 

Contato

 

Telefone: (47) 3393-7281

Site: www.viladobosque.com.br

Endereço: Rua Merluza, 430 – Bombinhas

Diária média: R$380,00

 

Por Thiago Cagna

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.