Temas Variados » Alguns achados turísticos no Centro-Oeste brasileiro. Parte I

Alguns achados turísticos no Centro-Oeste brasileiro. Parte I



Palácio do Planalto e Catedral Metropolitana

 

Dentro do Estado de Goiás, a uma distância menor que 300 km entre elas, as cidades de Brasília, Pirenópolis e Cidade de Goiás, formam quase uma linha reta imaginária, partindo de Brasília em direção a Cuiabá.

 

 

Um roteiro turístico que mistura as construções modernas da capital do país com os atrativos culturais e históricos das pequenas e belas cidades de Pirenópolis e Cidade de Goiás. Tudo isso com a agradável companhia dos simpáticos moradores dessas cidades, no interior do interior do Brasil.

 

As duas matérias sobre roteiros de turismo em Goiais abordam opções de turismo cívico, turismo cultural e ecoturismo. Veja mais sobre os diferentes tipos de roteiros de turismo em www.ecohospedagem.com/roteiros

 

-> Veja a segunda matéria sobre alguns achados turísticos no Centro-Oeste brasileiro <-

 

Brasília

Por ser a capital do país, Brasília já seria, por seu status, uma das atrações turísticas de nosso país. Porém a cidade tem muito mais a oferecer ao seu visitante.

 

Uma cidade que mistura a organização e beleza de uma cidade planejada com a desorganização e a pobreza de seus arredores. Mas a parte central de Brasília, o famoso eixo monumental é muito bonito.

 

Brasília foi construída em forma de avião. No que seriam as asas do avião fica, principalmente, a parte residencial da cidade, e concentrado em seu eixo principal (eixo Monumental), o que seria a parte da cabine, poltronas e cauda do avião, encontramos as construções que abrigam os órgãos governamentais da administração direta e os representantes dos três poderes da república (o judiciário, o legislativo e executivo), além de ser o centro cultural, comercial e de diversões da cidade.

 

Congresso Nacional

 

Vale lembrar que Brasília é a única cidade construída no Século XX classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

 

Dentre as principais construções do eixo Monumental, em grande parte nascidas das ideias de Oscar Niemeyer, encontramos o Memorial JK, a Torre de Tv, o Teatro Nacional, a Catedral, os Palácios do Itamarati, da Justiça e do Planalto, o Superior Tribunal de Justiça, dentre outros.

 

As principais atrações do eixo Monumental encontram-se em uma distância total de cerca de 8 km, o que pode ser feito facilmente a pé, em duas a três horas de caminhada.

 

A visita à cidade ainda pode se estender para uma das várias áreas verdes de Brasília, como o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, o Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como Água Mineral e o Jardim Botânico.

 

Outra sugestão é a travessia pela Ponte Juscelino Kubitschek, no começo do eixo Monumental, no “bico do avião”, que atravessa o famoso lago Paranoá. Do outro lado da ponte, tem-se uma bela vista da própria ponte JK, do lago e de parte do eixo Monumental.

 

Supremo Tribunal Federal e Congresso Nacional ao fundo

 

Apesar de seu transito caótico nos horários de pico, Brasília é uma cidade que possui em suas construções seu ponto alto para o turismo. São construções que além de muito bonitas e modernas, representam muito para nosso país. Um passeio pela cidade é o que chamamos de turismo cívico:

 

“O Turismo Cívico ocorre em função de deslocamentos motivados pelo conhecimento de monumentos, fatos, observação ou participação em eventos cívicos, que representem a situação presente ou a memória política e histórica de determinados locais.”

www.ecohospedagem.com/roteiros

 

Vista Aérea e Prédio do Itamaraty

 

-> Veja a segunda matéria sobre alguns achados turísticos no Centro-Oeste brasileiro <-

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem.

 

Fontes: www.pt.wikipedia.org/wiki e www.viagem.uol.com.br

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.