O que posso fazer? » Aparados da Serra e os Cânions brasileiros

Aparados da Serra e os Cânions brasileiros



 

Durante nossas visitas a hotéis e pousadas sustentáveis no Sul do Brasil, fomos até Cambará do Sul, conhecer o Cambará Eco Hotel. A cidade fica na região do Parque Nacional de Aparados da Serra e no Parque Nacional da Serra Geral, e é por lá que encontramos os Cânions brasileiros.

 

Os Canyons ou Cânions são vales profundos com paredes quase verticais, que podem se estender por centenas de quilômetros e atingir até 5 mil metros de altura, e ao contrario do que se possa imaginar, normalmente eles são formados lentamente, milhões de anos, pelo trabalho de erosão fluvial. Veja mais em www.mundoestranho.abril.com.br

 

E a região que se estende de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, passando por Praia Grande, São José dos Ausentes, Bom Jardim da Serra e chegando a Urubici, em Santa Catarina, possui uma infinidade de Cânions gigantescos. E diferentemente das famosas formações americanas, como o Grand Canyon, os nossos são todos forrados com muita vegetação, isto é, possuem vida, deixando-os ainda mais bonitos. Veja mais sobre o Parque Nacional de Aparados da Serra e sobre o Parque Nacional da Serra Geral.

 

Além de contar como foi nossa visita ao Cambará Eco Hotel, mostraremos um pouco mais da região e seus belíssimos, e ainda desconhecidos atrativos naturais. É, sem sombra de dúvida, uma das paisagens mais bonitas do Brasil!

 

Aproveitamos para agradecer o pessoal da Agência de turismo Verdes Caynons, que nos deu todo o apoio nos passeios realizados na região. A agência, que além de ser formada por moradores nativos da comunidade local, oferece opções de passeios de turismo comunitário, privilegiando pequenos produtores da região, e organizam e acompanham gratuitamente grupos de alunos do ensino fundamental público e pessoas carentes do município de Praia Grande na realização das trilhas e passeios na região.

 

aparados-da-serra-cambara-do-sul-ecohotel-cambara

Como foi nossa visita ao Cambará Eco Hotel

 

 

aparados-da-serra-cambara-do-sul-atrativos

Cambará do Sul e seus atrativos turísticos

 

 

aparados-da-serra-canion-fortaleza

Cânion Fortaleza e produção orgânica de alimentos

 

 

aparados-da-serra-canion-fortaleza-rio-do-boi

Trilha do Rio do Boi, por dentro do Cânion Itaimbezinho

 

 

Veja aqui outras formas para tornar sua viagem mais sustentável.

 

Clique aqui para ver outras dicas simples de sustentabilidade.

 

Thiago Cagna – Consultor EcoHospedagem

 

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.