Temas Variados » As agências de turismo e a sustentabilidade

As agências de turismo e a sustentabilidade



Como as agências e operadoras de turismo podem ser sustentáveis?

A inserção da sustentabilidade em uma agência de turismo vai muito além de economizar água ou usar o verso das folhas para impressão. Os operadores turísticos podem (e devem) ter papel fundamental no desenvolvimento da sustentabilidade em toda a cadeia do turismo. Como qualquer empreendimento, as agências devem começar olhando dentro de seu empreendimento e inserir a sustentabilidade em suas operações internas, através de ações como criação de uma política de sustentabilidade, conscientização de colaboradores, economia de energia e água, separação do lixo, entre outras.

shutterstock_66545254-400kbMas a força das agências e operadoras de turismo é ainda maior, pois elas são o elo entre os consumidores (turistas) e os outros prestadores de serviços do turismo (empresas de transporte, guias locais, hotéis, restaurantes e etc.) e por isso possuem grande poder sobre esses fornecedores.

As operadoras de turismo devem possuir uma política de compras sustentáveis na qual, claramente, demonstrem que dão preferência à empresas que possuem ações sócio-ambientais. Algumas empresas já vão além, e possuem quesitos mínimos para cadastro de fornecedores ou elaboram rankings de sustentabilidade, nos quais os fornecedores que atendem mais quesitos de sustentabilidade têm preferência na hora da venda ao consumidor final.

 

Mas a sustentabilidade não é simples assim…

As agências não podem simplesmente elaborar quesitos sustentáveis e impor aos seus fornecedores, temos que lembrar que dentre os muitos fornecedores encontramos alguns muito pequenos, como por exemplo, pequenas pousadas ou guias turísticos da comunidade local. Por isso, é muito importante que as agências trabalhem junto com seus fornecedores, que lhe dêem suporte para implementar as ações sócio-ambientais e, a partir de então, passem a cobrar-los.

Lembre-se, a sustentabilidade também significa ajuda, companheirismo, ensinamento. É um tema novo e nem todos sabem como trabalhá-lo!

 

Mas porque eu devo inserir a sustentabilidade em meu empreendimento? 

Além do básico que é a economia de energia, água e outros recursos, um retorno muito importante obtido com a sustentabilidade é o maior poder aquisitivo dos clientes. Pesquisas mostram que consumidores conscientes estão dispostos a pagar mais por serviços que levem em conta as questões ambientais e sociais. Além de ser um nicho de mercado ainda muito pouco explorado no Brasil. Existe a procura, mas não quem o faça!

 

pesquisas-turismo-e-sustentabilidade2

pesquisas-turismo-e-sustentabilidade

 

Outro beneficio é o maior contato com seus fornecedores, recebendo e dando feedbacks na hora e assim resolvendo problemas mais rapidamente. Além disso, seus fornecedores oferecerão um melhor produto/serviço aos seus clientes, pois a sustentabilidade envolve um tratamento melhor às pessoas e a natureza, trazendo benefícios aos turistas seja por meio de colaboradores mais felizes, comunidade local mais receptiva ou ainda por um ambiente mais limpo e agradável.

Propaganda gratuita! Sustentabilidade está na crista da onda e o retorno de mídia espontânea é muito grande! Hoje muitos meios de comunicação não encontram número suficiente de empreendimentos com ações sócio-ambientais para falar em suas publicações. O tema sustentabilidade está na “moda” e se seu empreendimento desenvolver um bom trabalho, revistas, jornais, televisão e sites terão prazer em falar de você.

noticia-unimed

Ajudando a natureza você está ajudando a si mesmo, pois além de garantir um lugar agradável às próximas gerações, você está conservando os destinos turísticos em que sua empresa opera, mantendo-os assim sempre lucrativos.

 

Quem já faz?

 

Muitas operadoras turísticas já possuem a sustentabilidade inserida em sua estratégia.

 

 

logo-adventure-travel

The Adventure Travel Company  – www.atcadventure.com

“Somos viajantes apaixonados pela experiência de viajar e a importância de “imergir” no país que está visitando para melhor apreciar o seu povo, sua cultura e sua fauna”

 

 

logo-premier-tours

Premier Tours – www.premiertours.com

“Premier Tours  está profundamente comprometida com o bem-estar e preservação do meio ambiente. Em nossos Top Safaris Africanos e passeios só usamos produtos que respeitam o turismo, a conservação ambiental e o desenvolvimento da comunidade local.”

 

 

logo-atgAtg Oxford – www.atg-oxford.co.uk

“Auditorias ambientais são realizados em todas as novas áreas visitadas. As áreas consideradas ecológica ou socialmente frágeis para suportar o impacto do turismo (apesar de enormes pressões de ‘Vantagem de Marketing’) não são incluídos em programas de ATG.”

 

 

logo-first-choice

First Choice – www.firstchoice.co.uk

“O turismo têm um impacto sobre o meio ambiente e as pessoas que vivem e trabalham em nossos destinos em todo o mundo. Nós da indústria de viagens, temos a oportunidade de conhecer muitos daqueles que são mais afetados pelas questões sociais e ambientais de hoje. Então, talvez isso nos de uma melhor chance para criar um mundo melhor através da maneira como operamos.”

 

 

logo-thomas-cook

Thomas Cook – www.thomascook.com

“Nossa missão é aperfeiçoar a experiência pessoal de viagem e, ao mesmo tempo, gerir nossas atividades de forma sustentável.”

 

 


logo-tui

TUI Travel – www.tuitravelplc.com

Um dos maiores operadores turísticos da Europa, com 79 operadoras turísticas em 18 países, possui um guia para práticas sustentáveis para hotéis.

“Aspiramos a liderança no desenvolvimento sustentável dentro da indústria de viagens de lazer e queremos desenvolver esta bandeira no mercado global. No longo prazo, acreditamos que este objetivo ajudará a construir valor para o acionista da TUI Travel e contribuirá para nós operando um negócio forte, agora e no futuro.”

 

 

Mas no Brasil são poucas as empresas que enxergaram na sustentabilidade uma oportunidade de mercado.

 

 

logo-freewayFreeway turismo – www.freeway.tur.br

“Identificar, desenvolver e formatar roteiros de ecoturismo para proporcionar emoções através da natureza e da interatividade entre o homem e o meio ambiente.

Estabelecer relacionamentos transparentes e justos com parceiros identificados com a filosofia FreeWay.

Privilegiar a aquisição de serviços e produtos de fornecedores que respeitem o meio ambiente, a cultura e o bem estar das comunidades locais.”

 

 

logo-aoka

Aoka – www.aoka.com.br

“A Aoka existe para expandir a consciência de pessoas e organizações através da conexão de culturas, promovendo transformação social.”

 

 

logo-turismo-conscienteTurismo consciente –  www.turismoconsciente.com.br

“Somos uma agência que atua no mercado com projetos de Turismo de Base Comunitária, Associações de Moradores, ONGs e Operadoras dispostas a utilizar o turismo como um meio de desenvolvimento sustentável. Assim, a contratação de serviços locais de hospedagem, transporte e passeios tem sido condição imprescindível para a realização de nossas atividades”

 

Como citado no Post anterior “A copa do mundo e o turismo sustentável” está ai uma oportunidade única para empreendimentos do setor turístico se diferenciar de seus concorrentes, trazendo benefícios ao próprio negócio e a todos nós!

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem. Novembro/2011

 

Comentários sobre este post? Clique aqui.

 

Participe de nosso fórum.

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



2 Respostas para As agências de turismo e a sustentabilidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.