Temas Variados » As cidades históricas de Pirenópolis e Cidade de Goiás

As cidades históricas de Pirenópolis e Cidade de Goiás



Turismo em Pirenópolis

 

Continuando nosso passeio pelo Centro-Oeste brasileiro, chegamos ao interior do interior. Visitamos duas cidadezinhas históricas que ficam a menos de duas horas de viagem da capital do Brasil.

 

-> Veja aqui matéria sobre as atrações turísticas de Brasília <-

 

 

Pirenópolis e Cidade de Goiás

 

A apenas 130 km de Brasília, sentido Cuiabá, chegamos a pequena e bela Pirenópolis. Dentre muitos atrativos da cidade, podemos destacar a própria cidade, e em especial o centrinho, que possui construções antigas, porém muito bem cuidadas, com ruas de paralelepípedo, restaurantes e bares com mesinhas nas calçadas. Outro grande atrativo que não pode deixar de ser visitado é a grande e bela Igreja de Nosso Senhor do Bonfim.

 

O centro também é garantia de bons e aconchegantes restaurantes para curtir uma das típicas noites de calor do centro-oeste brasileiro.

 

 

Igrejas da Cidade de Goiás

 

Para os turistas que preferem mais movimento e contato com a natureza, nos arredores da cidade encontram-se muitas opções de ecoturismo. Dentre as quais podemos citar cachoeiras, trilhas e esportes de aventura, como hiking, ciclismo de montanha, rafitng (descida de rio com bote), rapel (descida de cachoeira com cordas), entre outros.

 

 

 

Veja mais sobre os atrativos de Pirenópolis em www.pirenopolis.tur.br

 

 

 

 

Continuando sentido Cuiabá, a 150 km de Pirenópolis, cerca de 2 horas de carro, fica a também pequena, aconchegante e histórica cidade de Goiás, reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO por sua arquitetura barroca peculiar, por suas tradições culturais seculares e pela natureza exuberante que a circunda.

 

Cidade de Goias

 

As duas cidades possuem características bem semelhantes, com construções simples e antigas, mas bem cuidadas, e que dão um charme todo especial a cidade.

 

Fundada no século XVIII pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva Filho, que lhe deu o nome de Vila Boa de Goiás, a cidade foi próspera enquanto havia riqueza na época do ciclo do ouro. A cidade foi a capital do estado até 1930, perdendo este título para Goiânia, mas mantendo, até hoje, o apelido de Goiás Velha.

 

Um dos grandes atrativos turísticos da cidade é a casa onde viveu Cora Coralina, considerada uma das principais escritoras brasileiras. Hoje a casa é um museu dedicado à vida e a obra da mais importante personalidade vilaboense, que traduziu em versos os sabores da vida interiorana.

 

Mas podemos destacar ainda o Museu das Bandeiras, Palácio Conde dos Arcos, Mercado Municipal da Cidade de Goiás, Igreja de Santa Barbara e Espaço Cultural Goiandira do Couto.

 

Na antiga capital de Goiás acontecem dois famosos eventos da região, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) e a Procissão do Fogaréu. O primeiro é um festival realizado anualmente na cidade desde 1999 e, atualmente, é o maior festival cinematográfico sobre o meio ambiente do Brasil.

 

-> Veja aqui matéria sobre as atrações turísticas de Brasília <-

 

Já a Procissão do Fogaréu é considerada um dos principais eventos religiosos de Goiás. A tradicional Procissão do Fogaréu atrai milhares de fiéis todos os anos. No espetáculo, que é realizado há quase 300 anos no município, a encenação revive a paixão e morte de Jesus Cristo.

 

A procissão tem início às 00h00min da quarta-feira santa, com a iluminação pública apagada e ao som de tambores, à porta da Igreja da Boa Morte, na praça principal da cidade. Os penitentes, vestidos em indumentária especial e representando soldados romanos, seguem então para a escadaria da Igreja de N. S. do Rosário, onde encontram a mesa da última ceia já dispersa. Em seguida, avançam na direção da Igreja de São Francisco de Paula, que simboliza o Jardim das Oliveiras, onde se dará a prisão de Cristo.

 

Veja mais sobre a Cidade de Goiás em www.cidadeshistoricasgoias.com.br e www.cidadedegoias.tur.br/cultura.html

 

 

Para o turista que estiver de passagem na região ou para quem busca conhecer um pouco mais de um Brasil de antigamente, com construções, igrejas e ruas bem preservadas, além de boas opções de restaurantes, as cidades de Pirenópolis e cidade de Goiás são ótimas opções. Tudo isso a menos de 300 km da capital do nosso país.

 

 

Fontes: www.pt.wikipedia.org/wiki e www.viagem.uol.com.br

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem.

 

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.