Melhores Práticas » Associação de hotéis possui um Código de Ética e de Conduta Ambiental

Associação de hotéis possui um Código de Ética e de Conduta Ambiental



pedra-roteiros-de-charme-sustentabilidade

 

 

Uma associação de hotéis que possui um Código de Ética e de Conduta Ambiental adotado voluntariamente por todos os membros

 

 

 

A Associação de Hotéis Roteiros de Charme possui, atualmente, 55 Hotéis, Pousadas e Refúgios Ecológicos situados em todo o Brasil. São 15 estados e 47 destinos turísticos.

 

Fundada em 1992, a Associação busca congregar os empreendimentos do setor que tenham “Charme”, que a própria associação descreve como:

 

 “Charme, esse conceito subjetivo que significa genericamente uma união entre bom gosto, atenção com detalhes, paixão de servir, conforto compatível com expectativas dos hóspedes, localização privilegiada, construção adequada ao meio ambiente e à região, enfim, o conjunto de fatores que emprestam personalidade única ao local e ao próprio hotel.”

 

 

A Associação inseriu, em 1999, um Código de Ética e de Conduta Ambiental, que constitui compromisso a ser honrado por todos os seus integrantes. O Código orienta e incentiva os associados para que incrementem continuamente a sustentabilidade de seus empreendimentos, começando com o conjunto básico de boas práticas já consagradas nos hotéis do Roteiros de Charme e prosseguindo adiante. Funciona como um incentivo para que todos os associados, façam, no mínimo, o básico no que se refere a sustentabilidade hoteleira.

 

 

O Código inicia-se com o seguinte parágrafo:

 

“Os Hotéis, Pousadas e Refúgios Ecológicos que fazem parte desta Associação, reconhecendo a necessidade da preservação do meio ambiente para sobrevivência desta e das gerações futuras, considerando que os princípios fundamentais do ambientalismo estão intimamente ligados aos conceitos modernos de eficiência, se comprometem a adotar as posturas ambientais contidas neste Código de Ética e de Conduta Ambiental, que procura um objetivo comum e não o conflito entre a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento econômico.”

Para ver o restante do Código de Ética e de Conduta Ambiental do Roteiros de Charme, clique aqui.

 

 

Essa iniciativa é de fundamental importância para o setor hoteleiro como um todo, pois mostra uma possibilidade, um caminho, para se adotar no campo das ações socioambientais. A partir do momento que um hotel queira participar de uma associação do setor, ele terá, obrigatoriamente, que seguir algumas diretrizes de sustentabilidade, trazendo assim, benefícios para todos os envolvidos.

 

comercio local - feira turismo e sustentabilidadeOutra iniciativa da Associação é o “Menu Sustentável”, que consiste em estimular os hotéis e pousadas associados a priorizarem produtos e produtores das regiões onde estão localizados.

O menu sustentável é diferente em cada hotel e inclui entrada, prato principal e sobremesa.

Os pratos utilizam ingredientes produzidos na região, estimulando, desta forma, a economia e a cultura da região. As informações sobre os produtos e sua origem são incluídas do cardápio.

 

Veja mais sobre a Menu Sustentável.

Veja mais sobre o Roteiros de Charme clicando aqui.

 

 

Alguns dos hotéis que fazem parte do Roteiros de Charme já estão cadastrados no Portal EcoHospedagem. Clique sobre o nome do hotel para ver as ações socioambientais desenvolvidas.

 

ronco_do_bugio_piscina_natural

Hotel Ronco do Bugio

Rosa dos Ventos, Teresópolis, Rio de Janeiro

Ronco do bugio, Piedade, São Paulo

Pousada da Vigia, Florianópolis, Santa Catarina

Quinta do Bucanero, Imbituba, Santa Catarina

Canto das Águas, Chapada Diamantina, Bahia

Pousada do Toque, São Miguel dos Milagres, Alagoas

Teju-Açu Eco Pousada, Fernando de Noronha, Pernambuco

Toca da Coruja, Praia da Pipa, Rio Grande do Norte

 

Veja todos os hotéis e pousadas cadastrados em nosso Portal.

 

Veja o checklist desenvolvido pela equipe do Portal EcoHospedagem para você analisar como está seu hotel ou pousada em relação a sustentabilidade ou para você analisar o hotel em que está se hospedando.

 

Thiago Cagna – Consultor EcoHospedagem

 

Contribuíram com esta publicação

Revisão e edição de texto – Nathalia Pereira, Jornalista

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.