Temas Variados » Avenida Paulista e sua decoração natalina

Avenida Paulista e sua decoração natalina



Na terceira de cinco matérias sobre as opções de turismo em São Paulo, a maior cidade da América do Sul, e uma das 10 maiores do mundo, vamos mostrar um pouco mais sobre a Avenida Paulista e seu Natal iluminado.

 

 

Outras matérias da série “São Paulo, uma cidade para todos os gostos”

-> Ecoturismo, Turismo Cultural, Turismo Rural e Turismo Comunitário na cidade de São Paulo <-

-> Mercado municipal, Estação da Luz e Vila Madalena <-

-> Passeio de bike pelas ciclovias e ciclofaixas de São Paulo <-

 

 

Avenida Paulista

 

A Avenida Paulista é considerada o centro financeiro de São Paulo, e também um dos pontos turísticos mais importantes da cidade. Na região existe uma grande concentração de lojas, restaurantes, hospitais, escolas e atrações culturais, como o MASP, o teatro Gazeta e o Centro Cultural Itaú.

 

Avenida Paulista

 

A avenida tem quase 3 km de extensão, e é facilmente percorrida a pé. O trajeto pode iniciar-se na parte mais movimentada, próximo ao metro consolação e a avenida de mesmo nome ou na outra ponta da avenida, na altura do metro Paraíso. Extremidades que fizeram famoso o ditado paulistano “do Paraíso a Consolação”.

 

A avenida possui calçadas largas, corredores especiais para ônibus e muitos pontos com policiais, o que traz grande tranquilidade para os pedestres. É na avenida, também, onde começam ou acabam a maioria dos movimentos cívicos da cidade, sendo um ponto importante na história dos movimentos sociais do país.

 

O MASP

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), é um dos maiores simbolos da cidade de São Paulo. Fundado em 1947, esta localizado no meio da avenida Paulista, em frente ao bem conservado parque Trianon, e tem como maior atrativo sua característica arquitetônica. O edifício é sustentado por quatro pilares, é único no mundo com o corpo principal pousado sobre quatro pilares laterais com um vão livre de 74 metros.

 

 

O MASP foi criado para ser um museu dinâmico, com um perfil de centro cultural. Por isso possui espaços diferenciados para realização de exposições temporárias. O visitante sempre encontra uma novidade em sua visita ao museu, por mais frequente que seja. As exposições temporárias apresentam os mais variados temas ou suportes. Exposições nacionais e internacionais de arte contemporânea, fotografia, design e arquitetura se revezam durante o ano, trazendo ao público um universo de imagens.

 

Não podemos falar no MASP sem comentar da famosa feirinha de antiguidades do Vão Livre do Masp, que acontece todos os domingos no local, e também da importância cívica do prédio, já que o local é um tradicional ponto de encontro para revindicações populares.

 

 

Decoração de Natal

Mas além de ser famosa pelos atrativos já citados, a avenida também ficou bem famosa pelas decorações de natal das empresas que ali estão. Grandes bancos, lojas de departamento e alguns prédios comerciais investem cada ano mais para tornar a avenida em um espetáculo a céu aberto. Parques, ruas e o palco da festa da virada também recebem lindas decorações. São megas estruturas de decoração e iluminação e até shows com personagens natalinos e coral.

 

Parque Trianon

 

E toda essa decoração atrai um grande numero de pessoas e, consequentemente, outras atrações, como, por exemplo, os artistas de rua.

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem.

 

Contribuíram com esta publicação

Revisão e edição de texto – Nathalia Pereira, Jornalista – www.nathaliapereira.com

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.