Melhores Práticas » Boas práticas – Novotel Morumbi, Accor – Tratamento natural de esgoto

Boas práticas – Novotel Morumbi, Accor – Tratamento natural de esgoto



Mais uma boa prática do Novotel Morumbi, da Rede Accor de hotéis. Desde o segundo semestre de 2012 a unidade trata 100% dos esgoto produzido por sua operação.

 

Exemplo de tratamento natural de esgoto

 

O tratamento de esgoto é uma ação ambiental muito comum em hotéis e pousadas localizados em locais que não possuem coleta da rede publica e é, inclusive, uma obrigação destes empreendimentos. Porém é muito difícil ver esta ação sendo desenvolvida nas cidades, principalmente em uma grande cidade como São Paulo.

 

Afinal, não faz tanto sentido econômico um empreendimento realizar um investimento desta magnitude para tratar os resíduos que seriam recolhidos pela prefeitura, serviço que inclusive é, e continuará sendo pago pelo empreendimento, visto que a taxa de esgoto é cobrada tendo como parâmetro a quantidade de água consumida pelo empreendimento, que não será alterada.

 

Novotel Morumbi

 

Mas mesmo assim, mantendo sua estratégia de agir de forma mais sustentável e diminuindo os impactos ao meio ambiente, a unidade Novotel Morumbi,implantou o sistema. Com investimentos de R$ 247.000,00 foi implantado um sistema composto por três tanques sendo um biológico aeróbio, um anaeróbio e uma unidade de decantação, cada uma, com uma fase de tratamento.

 

O processo é realizado pelos microrganismos presentes no próprio esgoto, que decompõe os componentes que poluem o meio ambiente, existente no esgoto. A cada seis meses todo fluído acumulado e transformado em composto orgânico, não prejudicial ao meio ambiente, é entregue para uma empresa como fonte de matéria orgânica e nutriente, podendo ser usado como adubo ou outros fins.

 

Hoje, toda água consumida no hotel, como água proveniente de banho, sanitários e da cozinha são tratadas na estação. Diariamente, são tratados cerca de 45 m³ de esgoto, equivalente ao descarte de esgoto por 56 dias em uma residência de quatro pessoas.

 

Evitando assim que milhares de litros de resíduos não tratados sejam despejados nos já saturados sistemas de tratamento da concessionária local.

 

Placas solares no Novotel Morumbi

 

Este é um ótimo exemplo de que grandes redes de hotéis podem fazer muito pelo meio ambiente, e de que muitas ações que teoricamente necessitam de espaço podem ser desenvolvidas de forma criativa em locais menores, inclusive nas grandes cidades.

 

 

Abaixo todas as publicações relacionadas ao grupo Accor

 

Confira como foi nossa visita ao Novotel Morumbi, São Paulo

Ações socioambientais do Novotel Morumbi, São Paulo

Ações de sustentabilidade do grupo Accor

Programa de reuso de toalhas do grupo Accor

Programa Accor Plant for the Planet

Acompanhamos o plantio de árvores do grupo Accor na Serra da Canastra

 

 

Veja outras ações em nossas dicas da semana.

 

Veja mais sobre este e outros hotéis sustentáveis em nosso cadastro de hotéis sustentáveis.

 

Tem uma boa prática? Conte para nós.

 

 

Thiago Cagna – Consultor EcoHospedagem

 

Contribuíram com esta publicação

Revisão e edição de texto – Nathalia Pereira, Jornalista – www.nathaliapereira.com

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Uma Resposta para Boas práticas – Novotel Morumbi, Accor – Tratamento natural de esgoto

  1. Engº Agrº Celio Luís Franco de Almeida diz:

    Temos um equipamento que recicla resíduos sólidos orgânicos, ou seja, restos de alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.