O que posso fazer? » Boi de Mamão. Apresentação folclórica de Florianópolis, Santa Catarina

Boi de Mamão. Apresentação folclórica de Florianópolis, Santa Catarina



Durante nossa estada em Florianópolis para conhecer hotéis e pousadas da região que desenvolvem ações socioambientais, fomos avisados por nossa amiga Fernanda, que além de ser moradora da ilha é também dona da agência de turismo comunitário Tekoá Turismo, de que naquela sexta-feira (25 de janeiro) seria a penúltima apresentação do grupo folclórico Boi de Mamão, que estava acontecendo toda sexta-feira no Engenho dos Andrade, e fomos lá para conferir.

 

Outras publicações sobre Florianópolis

-> Projeto Tamar, um passeio para crianças e adultos <-

-> Trilha “Caminho de Naufragados”. Ecoturismo e turismo comunitário <-

-> Trilha Costa da Lagoa. Ecoturismo e turismo cultural <-

-> Trilha da Galheta. A melhor vista da Ilha <-

-> Trilha Lagoinha do Leste. A mais famosa da Ilha <-

 

O Engenho dos Andrade já é um ponto cultural conhecido da cidade, pois é um dos mais bem conservados engenhos de farinha da região, daqueles movidos a tração animal. O Engenho, além de ser aberto à visitação do público em geral, recebe muitas escolas da região, para demonstrar para as crianças como era o processo de produção de farinha antigamente.

 

 

 

Já a apresentação folclórica do Boi de Mamão é uma manifestação típica da região litorânea do estado de Santa Catarina e tem suas origens nas brincadeiras com o boi feitas em Açores, Portugal. O Boi de Mamão tem muitas semelhanças com o “Bumba Meu Boi” ou “Boi Bumbá”, típicos do Norte e Nordeste brasileiros.

 

Antigamente as apresentações do Boi de Mamão aconteciam nas ruas das cidades, porém hoje elas são mais comuns em locais específicos e em datas comemorativas.

 

boi-mamao_festa-tipica-florianopolis_santa-catarina_plateia-boi-mamao

Engenho dos Andrade

 

Em 2013, pela primeira vez, o Engenho dos Andrade, já conhecido por seu trabalho de manter viva a cultura e a história de Florianópolis, realizou, durante as quatro sextas-feiras de janeiro, a “Noite Cultural”, onde além da apresentação do Boi de Mamão, os turistas puderam acompanhar bandas locais tocando músicas típicas da ilha, conhecer o engenho de farinha e experimentar pratos típicos de Santa Catarina.

 

Quando chegamos ao local já se apresentava o Grupo Engenho, grupo que começou suas atividades na década de 70 e que tem em seu repertório musicas de raiz de Santa Catarina, em especial as de Florianópolis. Veja abaixo uma parte da apresentação do grupo.

 

 

Durante a apresentação os turistas podiam se deliciar com pratos típicos da região como, por exemplo, pirão d’água com linguiça e feijão, risoto e ostra ao bafo, entre outras opções. Todos servidos em tigelas feitas de barro, como antigamente. Dá tempo também para conhecer um pouco mais do engenho da família dos Andrade, que datado do século XIX, foi tombado por iniciativa de seus próprios donos, como bem de interesse histórico. O Engenho foi construído rusticamente, com chão de terra batida e telhado aparente. No local eram produzidos farinha de mandioca, cuscuz e biju, produtos que eram a base da alimentação dos colonizadores açorianos do litoral catarinense e das tropas que trabalhavam na região.

 

 

Hoje, o que antes era a casa onde a família morava, abriga as pinturas de autoria de um dos filhos do já falecido patriarca da família, Agenor de Andrade. O artista, filho mais velho, Neri Andrade, já tem mais de 30 anos de carreira como pintor, e seus quadros retratam, principalmente, imagens de sua infância no engenho e no casarão Andrade onde nasceu e viveu grande parte de sua vida.

 

Às dez e meia da noite chegávamos ao ponto alto da festa. Todo o resto parou para a apresentação do Boi de Mamão (nem poderia ser diferente, pois os atores da apresentação são também as pessoas que trabalham no evento, todos moradores da região), e agora o Grupo Engenho com o reforço de quatro mulheres do grupo Boi de Mamão, começa a tocar as músicas da apresentação.

 

 

 

O Boi de Mamão envolve dança e cantoria em torno do tema épico da morte e ressurreição do boi, tudo contado de forma muito divertida. O enredo conta a história do boi de estimação de Mateus, homem simples do interior da ilha, que come algo que lhe faz mal e acaba morrendo. Desesperado, Mateus busca ajuda do médico e curandeiro para ressuscitá-lo. O boi ressuscita, e toda a freguesia festeja.

 

São muitos os personagens que aparecem durante a apresentação, em muitos casos, uma pessoa faz mais de um personagem. A encenação é toda acompanhada por música, e seu ponto principal é que além de ser realizada por pessoas da comunidade local, ela é muito alegre e divertida, tirando muitas gargalhas do público durante toda a apresentação.

 

 

No final ainda há a participação de algumas pessoas do público, seja para dançar com a Maricota, ou para vestir a fantasia de cavaleiro e laçar uma das cabras da apresentação.

 

Confira dois trechos da apresentação do Boi de Mamão no Engenho dos Andrade

 

 

 

Letra da música do vídeo acima: Lá vem a Bernunça

 

A Bergunça é uma figura fantasmagórica que teria sido inspirada na figura do dragão celeste chinês. Durante sua apresentação, a bernunça investe sobre o público engolindo crianças e dando à luz, em seguida, a uma bernuncinha.

 

BERNUNÇA MINHA BERNUNÇA
BERNUNÇA DO CORAÇÃO
BERNUNÇA SÓ DANÇA BEM
QUANDO ENTRA NO SALÃO

OLÊ, OLÊ, OLÊ, OLÊ, OLÁ
ARREDA DO CAMINHO
QUE A BERNUNÇA QUER PASSAR

REFRÃO

TAVA DEITADO NA SOMBRA
QUANDO OUVI FALAR EM GUERRA
QUANDO ACABA ERA A BERNUNÇA
QUE VINHA DESCENDO A SERRA

REFRÃO

A BERNUNÇA É UM BICHO BRABO
JÁ ENGOLIU MANÉ JOÃO
COME PÃO, COME BOLACHA
COME TUDO QUE LHE DÃO

REFRÃO

OH, SENHOR DONO DA CASA
VENHA NA PORTA DA FRENTE
VENHA VER A BRINCADEIRA
DO BICHO QUE ENGOLE GENTE

REFRÃO

BERNUNÇA QUE DANÇA BEM
ENTÃO PRESTE ATENÇÃO
DÁ UMA OLHADA EM TUA VOLTA
E ENGOLE ESSA MULTIDÃO

REFRÃO

OH, SENHOR DONO DA CASA
VENHA NA PORTA DOS FUNDOS
VENHA VER A BRINCADEIRA
DO BICHO QUE ENGOLE O MUNDO

REFRÃO

 

 

Personagens:

01- Mateus o dono do boi e sua esposa Moreninha, grávida com desejo de comer o boi com medo que seu filho nasça com cara de boi.
02- O Boi de Mamão
03- Os urubus
04- A benzedeira que entra para benzer o boi e trazê-lo de volta a vida.
05- Cavalinho para laçar o Boi
06- As cabrinhas
07- Urso branco e urso preto que gingam a capoeira
08- Macacos e gorilas
09- Bernunça mãe e filha (uma mistura de baleia com dragão)
10- Maricota e Marieta (simboliza a moça faceira e a mulher rendeira)
11-Valdemar, o noivo da Maricota

 

 

Como dito, 2013 foi o primeiro ano da Noite Cultural organizada no Engenho dos Andrade, e depois das apresentações de Janeiro os organizadores se reuniriam para analisar se haveria ou não mais apresentações durante o ano.

 

Nós do Portal EcoHospedagem torcemos para que as apresentações continuem acontecendo ao longo do ano pois, além de manter a cultura de Florianópolis viva, é uma noite de muita diversão e comida boa!

 

Ingresso: R$ 10,00

Comida: R$ 15,00

Local: Engenho dos Andrade  – Caminho dos Açores, 1180  – Santo Antônio de Lisboa –

Contato: (48) 3235.2572

 

 

Contatos:

Tekoá Turismo – www.tekoabrasil.com

Grupo Engenho – www.facebook.com/GrupoEngenho/info

Engenho dos Andrade – [email protected]

Neri Andrade – [email protected]

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem.

 

Contribuíram com esta publicação

Revisão e edição de texto – Nathalia Pereira, Jornalista – www.nathaliapereira.com

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



3 Respostas para Boi de Mamão. Apresentação folclórica de Florianópolis, Santa Catarina

    • Nane como vai? Para sua dúvida sugerimos entrar em contato direto com o pessoal do engenho Andrade ([email protected]) pois eles talvez possam ajudá-la.

      Um abraço,

      Equipe EcoHospedagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.