Temas Variados » Búzios, a primeira “cidade inteligente” do Brasil

Búzios, a primeira “cidade inteligente” do Brasil



buzios_cidade_inteligente_projeto_sustentabilidade_logo

 

Projeto pioneiro na cidade de Búzios, Rio de Janeiro, usa o que há de mais moderno na economia de energia e incentiva a adoção de ações ambientais por parte da comunidade e hoteleiros.

 

Uma ótima notícia para moradores, hoteleiros e turistas que visitam a cidade de Búzios, desde Novembro de 2011 a concessionária de energia local, a AMPLA, está implantando ações para tornar a cidade de Búzios mais inteligente no que se refere ao uso da energia.

 

Entre as ações desenvolvidas podemos citar a instalação de medidores digitais nas residências e empreendimentos da região, o que permitirá que os estabelecimentos que produzam energia, seja através da energia solar ou eólica, possam “vender” o excedente que não usarem para a concessionária.

 

buzios_cidade_inteligente_projeto_sustentabilidade_carro_eletrico

 

Esse é um dos melhores incentivos possíveis para que a população passe a adotar painéis solares e outras formas de produção de energia em suas casas, hotéis e pousadas.

 

Outra ação ambiental desenvolvida pelo projeto é a instalação de chuveiros movidos à energia solar nas praias da região, trazendo comodidade ao turista, mas sem deixar de lado a preocupação com o meio ambiente.

 

Uma ação de conscientização muito legal implantada com o projeto é a troca de óleo de cozinha usado e lixo reciclável por desconto na conta de luz. Os moradores e empreendedores da região levam seus resíduos até os pontos de coleta onde estes são pesados e medidos, e então um valor pré-definido é abatido da conta de luz. Genial!

 

Para mostrar que ações como esta trazem benefícios a todos os envolvidos – empreendedores locais, moradores, hoteleiros e turistas – fizemos uma entrevista por e-mail com Janice Kunrath, proprietária da Pousada Colonial Búzios, presidente da APB e Conselheira ABIH-RJ Búzios, que nos contou um pouco mais dos benefícios do projeto para os hotéis, pousadas e turistas de Búzios.

 

 

Qual a representatividade das pousadas e hotéis na cidade de búzios? 

Cadastrados temos cerca de 350 meios de hospedagem na cidade, sendo cerca de 80% desses meios de hospedagens do município de Armação dos Búzios. Totalizam-se cerca de 12000 leitos e recebemos, em média, cerca de 1 milhão e meio de turistas por ano.

 

buzios_rio_de_janeiroComo as pousadas e hotéis se envolveram na construção do projeto? Participaram  ativamente?

As pousadas se envolveram através da rede social de desenvolvimento comunitário, sendo representadas pelas associações do setor, além da divulgação entre os associados, colaboradores e turistas do concurso cultural. Participarão também através do apoio na pesquisa e monitoramento. Serão instaladas, no mês de março/13,  placas solares em uma pousada, um restaurante e uma residência em diferentes pontos da cidade, e durante o período de 6 meses, irão verificar e monitorar a incidência de luz.  Essa geração de energia solar será devolvida para a rede da concessionária ou será reutilizada pela empresa. Em março/13 será iniciado um ciclo de palestras e apresentações para a rede hoteleira da cidade e do estado,  sobre essa nova forma de geração de energia. Há também a candidatura de algumas pousadas e hotéis para utilização de medidores inteligentes e bicicletas elétricas para uso dos hóspedes.

 

 

Quais os benefícios que o projeto trouxe ou pode trazer aos empreendimentos?

O Projeto vem se apresentando de forma gradativa, pois se iniciou com a coleta de dados através da Fundação Getúlio Vargas, que visitou todos os bairros e entrevistou moradores e veranistas para saber o que eles conhecem do projeto e quais os pontos fortes e fracos da empresa na cidade. Em seguida buscaram as mesmas informações nas associações de classe e com os formadores de opinião. Diante desse resultado o projeto vem de encontro as demandas da cidade, para atingir de forma estratégica as necessidades mais prementes. E como trata-se de um projeto de pesquisa e monitoramento, apresentará as inovações e soluções para a redução de custo e de impactos para as empresas que queiram apostar nessas medidas sustentáveis.

 

Os pilares principais do projeto são:

Mobilidade elétrica

Automação de redes

Cidadão consciente

Prédios inteligentes

Geração e energia renovável

Medição inteligente

Armazenamento de energia

Iluminação pública com led

 

O projeto trará muitas inovações para a cidade, sendo, portanto, de extrema importância para a rede hoteleira, pela visibilidade e diminuição do impacto ambiental, através da utilização de fontes renováveis, coleta seletiva com desconto na energia elétrica, além da conscientização através da rede social de desenvolvimento comunitário. Essa rede foi criada pelo projeto em parceria com 25 entidades locais.

 

 

buzios_rio_de_janeiro

O projeto é um incentivo para que os empreendimentos da região adotem novas ações socioambientais? Por que?

Sim, pois lançou um concurso cultural que está sendo divulgado em parceria com os correios na região,  cuja participação requer que o interessado visite o centro de monitoramento e pesquisa e conheça o projeto Cidade Inteligente Búzios. Lá, ao responder a pergunta: “Como os benefícios do Projeto Cidade Inteligente podem colaborar na construção de um mundo melhor?”, concorre a 5 bicicletas elétricas. Os prêmios visam incentivar a utilização de bicicletas e que se conheçam as inovações tecnológicas desenvolvidas pelo projeto.

 

Quais os benefícios que este projeto trouxe para os turistas?

O que considero a ação mais importante do projeto, tanto para turistas como para moradores, é a questão da conscientização, como a da coleta seletiva, do uso racional da energia e recursos naturais, através de orientações e práticas de consumo consciente, visando o desenvolvimento sustentável. As ações têm a participação das pousadas e hotéis através dos guias de hospedagens entregues aos hóspedes no momento de sua chegada, em que veiculam as ações sustentáveis que o meio de hospedagem pratica. E com o moradores, o projeto Consciência Ampla Futuro forma jovens multiplicadores nas escolas para disseminar a importância do consumo consciente da energia elétrica e dos recursos naturais e atuará nas escolas através das seguintes linhas de ação:

• Capacitação de professores.

• Oficinas com alunos: Uso da Energia.

• Oficinas com alunos: Identidade Local.

• Oficinas com pais e funcionários da escola.

• Rodas de debates.

 

Quais outras ações de sustentabilidade (sociais e ambientais) as pousadas e hotéis de búzios estão tomando em conjunto?

A APB está participando de um projeto piloto através da FIRJAN chamado chemical leasing, em parceria com a ECOLAB. O projeto visa a redução da utilização de produtos químicos biodegradáveis, permitindo a redução do custo da empresa e a otimização do tempo através do treinamento dos colaboradores e proprietários. Esse projeto será apresentado na UNIDO, órgão da ONU, como case, servindo de exemplo a demais empresas. Algumas pousadas participaram do edital da Faperj sobre eficiência energética e implantarão, em 2013, as ações. Além disso, alguns meios de hospedagens já adotam o sistema de captação e reaproveitamento da água das chuvas para rega de plantas, substituição de torneiras convencionais por torneiras com fechamento automático, promoção de projetos e ações envolvendo a comunidade local, para promover a cultura e o desenvolvimento local, além de incentivarmos o comércio local divulgando empresas legalizadas e qualificadas para geração de emprego e renda.

 

 

Pousadas e hotéis com ações socioambientais em Búzios.

Hotel Ville la Plage

Pousada Telhado Verde

Janellas do Mar

 

 

Veja mais em www.cidadeinteligentebuzios.com.br e www.globotv.globo.com

 

 

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem.

 

Contribuíram com esta publicação

Janice Kunrath, Gestora Hoteleira e presidente da APB (Associação das Pousadas de Búzios) e Conselheira ABIH-RJ Búzios (Associação Brasileira da Indústria de Hoteis –RJ Búzios)

 

Revisão e edição de texto – Nathalia Pereira, Jornalista – www.nathaliapereira.com

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Uma Resposta para Búzios, a primeira “cidade inteligente” do Brasil

  1. Fernando Menezes diz:

    É com grande satisfação que vejo a postura de pessoas cada vez mais envolvidas em melhoras as condições ambientais do município de Búzios , pois ai se encontra uma grande diversidade biológica de deve e merece ser preservada ,deixando bem aparente essa preocupação com as pessoas que visitam Búzios, sou Gestor Ambiental , e possuo um terreno em José Gonçalves e quero construir dentro de um projeto sustentável que integre o projeto ao local que ainda se encontra preservado, por isso peço até algumas dicas de como agir entro da legalidade para iniciar as obras, Grato

    Fernando Menezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.