Caixa Livre » Cartazes de sinalização contra a exploração sexual e infantil

Cartazes de sinalização contra a exploração sexual e infantil



Uma das ações que qualquer empreendimento do setor hoteleiro deve implementar é a adoção de medidas para evitar a exploração sexual e infantil nos pontos turísticos da cidade onde estão localizados.

 

Algumas das medidas possíveis citadas na publicação Manual de boas práticas, contra a exploração infantil, que pode ser visto mais abaixo são:

 

    • Adesão ao Código de Conduta Ética e disseminação das boas práticas no estabelecimento.

 

    • Tornar público o compromisso da empresa com a promoção do turismo sustentável e a proteção das crianças e adolescentes.

 

    • Não contratar trabalhadores com idade inferior a 16 anos, exceto nas condições previstas em lei (jovem aprendiz a partir dos 14 anos).

 

    • Não permitir a hospedagem ou pernoite decrianças e adolescentes desacompanhadas dos pais ou responsáveis, conforme Art. 250 do Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA).

 

    • Exigir o preenchimento da ficha de hospedagem para as crianças e adolescentes, mesmo se os responsáveis já tiverem preenchido a ficha, conforme estabelece a lei estadual nº 20.341/2012.

 

    • Apoiar a realização de eventos relacionados à promoção do turismo sustentável e proteção das crianças e adolescentes.

 

    • Apoiar e participar das atividades de promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes (campanhas, audiências públicas, seminários, capacitações, entre outros).

 

    • Definir política de gorjeta no estabelecimento, de modo a evitar a remuneração ilícita para fins de exploração sexual entre hospedes e colaboradores, conforme referenda o § 1º do Art. 6º do Código de Ética do Profissional em Hotelaria.

 

    • Dar visibilidade às placas obrigatórias de caráter informativo, previstas em lei, informando que a exploração sexual é crime e que a venda de bebidas alcoólicas é proibida para crianças e adolescentes.

 

    • Implantar um sistema de controle que dificulte o acesso de crianças e adolescentes às dependências dos business center quando desacompanhas ou sem a autorização dos pais ou responsáveis, com o objetivo de protegê-las de conteúdos inapropriados na internet.

 

 

Abaixo alguns exemplos de sinalização que pode ser impressa e utilizada em seu empreendimento

(clique para aumentar)

 

 

 

 

 

 

 

Manual de boas práticas. Exploração infantil Childhood Brasil from EcoHospedagem

 

 

Cartilha de orientação contra a exploracao sexual infantil from EcoHospedagem

 

 

 

Conheça as ações de sustentabilidade desenvolvidas por outros empreendimentos em nosso cadastro das melhores práticas do setor.

 

Thiago Cagna – Consultor EcoHospedagem

 

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.