Case do Mês » Case do Mês – BeeW Hostel, São Paulo, SP

Case do Mês – BeeW Hostel, São Paulo, SP



 

BeeW-Hostel-sao-paulo-fachada

 

selo-ecohospedagem-hotel-visitado

 

Ecológico, barato e no centro de São Paulo!

 

Fruto da ideia de três jovens empreendedores o BeeW Hostel é, até onde sabemos, o primeiro Hostel do Brasil a já iniciar suas atividades pensando na sustentabilidade. Se não é o primeiro, é um dos que mais desenvolve ações ambientais e é, com certeza, o primeiro da cidade de São Paulo.

 

-> Veja matéria sobre os atrativos turísticos de São Paulo <-

 

Localizado no centro de São Paulo, bem próximo a Avenida Paulista, na famosa rua Haddock Lobo, o BeeW Hostel vem nos provar de que não é necessário cobrar caro do hospede para desenvolver ações sustentáveis.

 

BeeW-Hostel-sao-paulo-quarto

 

Para os que não conhecem, o funcionamento de um hostel já é, normalmente, menos impactante que uma pousada ou hotel. Em um hostel encontramos, além das opções de suítes (quartos com banheiros exclusivos), os dormitórios, quartos em que dormem mais de duas pessoas e que dividem um mesmo banheiro.

 

Esta é uma forma de hospedagem muito conhecida no exterior e que aos poucos vem conquistando os brasileiros. É uma forma de hospedagem que além de ser mais vantajosa financeiramente para o hóspede, também causa menos impacto ao meio ambiente, já que os mesmos espaços (recursos) são divididos por muitas pessoas.

 

E é esta opção de espaços compartilhados que atraem muitos dos hospedes que optam por este tipo de empreendimento, pois nos hostels a interação com outros turistas é muito maior.

 

Veja mais sobre as diferenças entre pousada, hotel, resort e hostel em www.ecohospedagem.com/entenda-a-diferenca-entre-hotel-hostel-pousada-e-resort

 

BeeW-Hostel-sao-paulo-terraco

 

Três pontos nos chamaram muito a atenção durante nossa visita ao BeeW Hostel. O primeiro deles é que apesar de estar em uma região nobre e central de São Paulo, com pouco espaço e em um lugar em que muitos alegariam não haver espaço para ações socioambientais, encontramos muitas ações por lá, ações como o telhado verde na cobertura do Hostel, uma verdadeira ilha de mato em meio à selva de pedra. Um jardim na cobertura do empreendimento que conta com árvores, gramado e uma horta com temperos que são disponibilizados para os hospedes utilizarem em suas refeições.

 

O local ainda possui um espaço com cadeiras e música ambiente para os hospedes que procuram um pouco de sossego em meio ao caos da cidade de São Paulo.

 

Outro ponto que nos surpreendeu é que o hostel teve a preocupação com a sustentabilidade desde sua construção. Além de já ter pensando no telhado verde e também nas claraboias para entrada de luz natural em alguns ambientes, os tijolos e outros materiais da antiga casa que havia no local foram cuidadosamente retirados e utilizados na construção da nova estrutura. Cabe aqui um comentário de um dos proprietários que acompanhou nossa visita:

 

“Deu mais trabalho, mas economizamos bastante com a compra de novos tijolos”

 

Um exemplo clássico de que pode ser bom para a natureza e para seu bolso! Veja matéria sobre arquitetura sustentável.

 

BeeW-Hostel-sao-paulo-reciclagemOutro ponto é que apesar da localização nobre, da ótima estrutura e qualidade do mobiliário e das ações socioambientais implementadas o empreendimento manteve uma das características mais procuradas em um hostel… o preço! A diária do hostel não se compara, nem de longe, aos outros estabelecimentos da região.

 

O Hostel possui 07 quartos, com 44 leitos disponíveis, todos muito bem distribuídos entre muito verde e decoração feita com material reaproveitado e artesanato local. Além das ações de sustentabilidade já citadas, outras ações que nos chamaram a atenção foram os redutores de vazão nas torneiras, a presença de lâmpadas econômicas (led e frias) em todos os ambientes, o uso de equipamentos de baixo consumo energético e os vasos sanitários de dois fluxos. Veja aqui fornecedores para estes produtos.

 

No teto do empreendimento, além da área verde já citada, existe também um sistema para captação de água de chuva, que é então armazenada e utilizada nas descargas dos banheiros. Ações ambientais, que além de beneficiar a natureza contribuem também para que o hostel possa praticar preços mais baixos do que a concorrência na região.

 

Além do já citado espaço de convivência no teto do empreendimento, uma área verde em pleno centro de São Paulo, o hostel também possui um descolado e bem movimentado bar na parte da frente. Frequentado principalmente por seus hóspedes, na maioria turistas estrangeiros de passagem pelo Brasil, o bar que serve petiscos e bebidas também é aberto ao público externo.

 

BeeW-Hostel-sao-paulo-bikesE para os hóspedes que querem conhecer São Paulo de uma forma diferente e “mais verde” o hostel possui bikes feitas de plástico reciclado, mais uma ideia nova que encontramos por lá!

Veja mais sobre as bikes feitas de garrafa pet ⇐

 

Outras ações socioambientais desenvolvidas pelo Hostel:

 

– As ações de sustentabilidade são amplamente divulgadas e os hóspedes são conscientizados e convidados a participar. Veja como fazer!

– O hostel é adaptado para receber hospedes com deficiência física

– Possui dispensers de sabonete nos banheiros. Veja onde comprar.

– Evita o uso de sacos plásticos nas lixeiras onde são depositados apenas papel para secar as mãos

– Evitou a pavimentação excessiva nas áreas externas, permitindo o escoamento de água

– Faz a separação e dá a correta destinação ao óleo de cozinha usado

– Faz a separação e dá a correta destinação aos resíduos recicláveis (reciclagem)

 

Para aqueles que procuram boa localização, com preço acessível e com responsabilidade socioambiental o BeeW Hostel é uma ótima opção em São Paulo. Uma atmosfera diferente dos tradicionais e renomados hotéis de São Paulo, garantia de novas experiências e amizades.

 

 

logotipo beew hostel_sao paulo Mais informações do Hotel.
Rua Haddock Lobo, 167
(11) 43279222
www.beew.com.br
Aposentos/tipo: 07 quartos / 44 leitos
Diária média: R$ 60,00 a R$ 250,00

 

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem. Janeiro/2014

 

 

Veja mais sobre este e outros hotéis sustentáveis em nosso cadastro de hotéis sustentáveis.

 

 

Veja aqui os critérios para um hotel receber o “selo de hotel visitado”.

 

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.