Case do Mês » Case do Mês – Cambará Ecohotel, Cambará do Sul, Rio Grande do Sul

Case do Mês – Cambará Ecohotel, Cambará do Sul, Rio Grande do Sul



cambara-ecohotele-cambara-do-sul-rs-aerea

 

selo-ecohospedagem-hotel-visitado

 

 

Sustentabilidade desde a construção

 

Infelizmente existem muitas ações ambientais que se não forem pensadas desde a construção do empreendimento se tornarão inviáveis. Na maioria dos casos, para serem implantadas depois do empreendimento já construído, são necessárias muitas adaptações e reformas, que além de serem simplesmente inaplicáveis em alguns casos, na maioria das vezes os custos envolvidos são muito altos, tornando assim a ação inviável economicamente.

 

cambara-ecohotele-cambara-do-sul-rs-lago

 

Tivemos o prazer de conhecer o Cambará Ecohotel, um empreendimento de médio porte localizado em Cambará do Sul, Rio Grande do Sul, e que desde de sua construção (2009), já pensou na sustentabilidade.

 

O hotel está localizado em uma das regiões mais bonitas do Brasil, a região dos Canyons brasileiros, mas que ainda é desconhecida da maioria dos turistas. Veja mais sobre a região de Aparados da Serra e seus Canyons.

 

cambara-ecohotele-cambara-do-sul-rs-conscientizacaoNa chegada ao empreendimento fomos recebidos pelo simpático casal de proprietários José Antônio e Matilde, que cuidam pessoalmente da administração das 39 suítes do hotel. O empreendimento é, sem sombra de dúvida, um dos mais completos da região, e mesmo assim possui preços bem competitivos, girando em torno de R$ 250,00 a noite por casal.

 

Apesar das maiores atrações turísticas da região serem os Canyons, o hotel explora, e muito bem o geladíssimo inverno das Serras Gaúchas. O hotel possui toda a sua estrutura adaptada e preparada para o hóspede aproveitar da melhor forma possível os dias e noites gelados de inverno, em que a temperatura pode ficar abaixo de -5º graus negativos!

 

  • Pergunte para Matilde sobre o incrível fenômeno natural da geada preta, em que o vapor de água que sai da terra no inicio da manhã congela em poucos segundos, fazendo com que as pedras do solo fiquem “flutuando”. É inacreditável!

 

O hotel é novo, e também por isso os quartos são impecáveis e muito bem cuidados, e todos os equipamentos eletrônicos, bem como vasos sanitários, lâmpadas, torneiras, chuveiros e etc são do tipo econômico, diminuindo, e muito, o impacto do hóspede sob o meio ambiente. Nos quartos ainda encontramos o informativo sobre o programa de reuso de tolhas e os folders divulgando todas as ações socioambientais que o hotel adota.

 

cambara-ecohotele-cambara-do-sul-rs-fachada

 

Outra ação ambiental que surpreende, principalmente devido as baixas temperaturas da região, é que a maior parte da água utilizada nos chuveiros e piscina é aquecida com energia solar. Sem esquecer que a água utilizada na lavanderia, piscina, sanitários, limpeza em geral e irrigação dos jardins é proveniente da captação da água de chuva.

 

Ainda pensando na economia de energia, o hotel foi planejado de forma a aproveitar ao máximo a luz natural, evitando o uso de lâmpadas durante o dia, e toda a estrutura foi construída com blocos de concreto, diminuindo a troca de calor com o ambiente externo, diminuindo assim o uso de aquecedores. Além disso, possui sensores de presença nas áreas de circulação.

 

cambara-ecohotele-cambara-do-sul-rs-hall

 

Outra iniciativa que nos chamou muita a atenção, e que inclusive participamos, é o plantio de mudas nativas da região. O empreendimento mantém mudas de espécies nativas da região para que hóspedes ou empresas que realizam seus eventos no hotel, que assim queiram, plantem uma muda na área do hotel. Toda muda recebe uma identificação e pode então, ser visitada sempre que o turista volta ao empreendimento. Mais do que o plantio da árvore, essa é uma ação de conscientização!

 

 

Outras ações socioambientais desenvolvidas pelo Cambará Ecohotel:

 

– Hotel 100% não fumante mantendo a qualidade do ar e saúde dos hóspedes

cambara-ecohotele-cambara-do-sul-rs-cosncientizacao2

– Possui objetos de decoração feitos com material reciclado. Veja alguns exemplos

– A estrutura da construção é feita com elementos pré-fabricados que permitem a eliminação de quebras e desperdícios das instalações elétricas e hidro-sanitárias

– Durante a construção foi utilizada madeira de origem certificada (de reflorestamento)
– Fazem a transformação do lixo orgânico em adubo – compostagem– Realiza a coleta e separação dos resíduos, que são destinados para cooperativas de reciclagem

– O esgoto é tratado na próprio empreendimento. Veja como fazer

– Realiza o treinamento frequente da equipe de colaboradores para aplicar as medidas sustentáveis

Atua na conscientização da comunidade local, colaboradores e hóspedes, incentivando-os a interagirem com as iniciativas de sustentabilidade do empreendimento

– O hotel é adaptado para receber hóspedes com deficiência física. Veja como adaptar seu empreendimento

– Oferece apoio frequente a Ong´s da região

cambara-ecohotele-cambara-do-sul-rs-peixe– Separa e dá a destinação correta ao óleo de cozinha usado. Veja para onde vai o óleo usado

– Participa ativamente da vida associativa local

– Participa e patrocina eventos da comunidade local

– Atua na educação socioambientais de jovens da região

– Não utiliza sacos plásticos nas lixeiras, evitando o consumo excessivo de plástico

 

 

Além dos serviços já citados, o hotel ainda oferece playground, lago para pesca, sauna, estacionamento, sala de reuniões, wi-fi, ampla área verde para caminhadas, sala de jogos, quadra de tênis, cancha de bocha, pedalinhos, sala de jogos, trilhas na mata nativa de araucárias, sem esquecer do farto e muito saboroso café da manhã, que leva principalmente alimentos típicos da região, produzidos localmente ou no próprio hotel.

 

Também faz parte do empreendimento um restaurante, que tem em seu cardápio pratos típicos da região, em especial a Truta, que é extremamente gostosa e uma loja de produtos típicos da região das Serras Gaúchas, entre os quais encontramos muito artesanato e produtos de famílias da comunidade, como geleias, compotas e etc.

 

cambara-ecohotele-cambara-do-sul-rs-cafe

 

Além de todas as ações citadas, deixamos algumas sugestões de outras páticas que podem ser adotadas pelo empreendimento, como:

 

– Desenvolver, escrever e divulgar sua política de sustentabilidade

– Instalar sistema de chave-eletronica nos quartos, evitando que luzes e equipamentos ficam ligados quando o hóspede deixa o quarto

– Disponibilizar bicicletas para os hóspedes

– Instalar dipenser de amenities (sabonete e shampoo), evitando o uso de embalagens individuais

 

 

plantio-mudas_-cambara-ecohotel_cambara-ecohotel

Não poderíamos terminar nossa matéria sobre a visita ao Cambará Eco Hotel sem antes falar da visita guiada à região. Quem faz o passeio é o próprio senhor José Antônio, que tem o prazer de todos os dias, quando solicitado, levar hóspedes e crianças de escolas da comunidade para conhecerem mais sobre a história de Cambará do Sul e das plantas e animais que ali habitam.

 

O passei leva cerca de 40 minutos, e depois de passar por uma área de mata fechada, onde o proprietário nos conta um pouco mais sobre a flora e a fauna. O passeio termina no alto da montanha que fica atrás do hotel, e de onde pode-se ver toda a cidade de Cambará do Sul e acompanhar o belíssimo por do sol da região.

 

cambara-ecohotel-trilha

 

Um passeio que não pode deixar de ser feito, e que além da paisagem, o turista aprende mais sobre a história da região e sobre a importância da natureza.

 

Deixamos aqui nossos parabéns pelo trabalho desenvolvido pelo empreendimento, que possui muitas, e boas ações sociais e ambientais, e que até por isso foi um dos empreendimentos que atingiu uma das melhores pontuações em nossa avaliação. É um exemplo para a comunidade local e com certeza muito mais do que apenas um local para se hospedar. É uma verdadeira aula de sustentabilidade e consciência!

 

 

 

cambara-eco-hotel_cambara-do-sul_rio-grande-do-sul_logo Mais informações do Cambará Ecohotel.
Estrada para o cânion Itaimbézinho
(54) 3251.1703
www.cambaraecohotel.com.br
Aposentos/tipo: 37 apartamentos luxo e 02 suítes
Diária média: R$ 250,00

 

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem. Julho/2013

 

 

Veja mais sobre este e outros hotéis sustentáveis em nosso cadastro de hotéis sustentáveis.

 

 

Veja aqui os critérios para um hotel receber o “selo de hotel visitado”.

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Uma Resposta para Case do Mês – Cambará Ecohotel, Cambará do Sul, Rio Grande do Sul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.