Case do Mês » Case do Mês – Canto da Floresta EcooResort

Case do Mês – Canto da Floresta EcooResort



canto-da-floresta-amparo-piscina3

selo-ecohospedagem-hotel-visitado

 

 


Continuando um sonho!

 

Há cerca de 12 anos Luiz França de Mesquita , através do Canto da Floresta EcooResort, localizado em Amparo, no interior de São Paulo, pôde colocar em prática seu antigo desejo de colaborar com a natureza e transformou o Resort em um empreendimento que se preocupa com o universo, com a natureza, com o equilíbrio do ecossistema e com as pessoas.

Em meados de 2010, Fernanda Mesquita Berkovitz, filha de Luiz Mesquita e atual proprietária do Resort voltou a investir “pesado” em ações sustentáveis.

O ambiente do resort já facilita esta visão, pois o mesmo se localiza em uma região lindíssima, com muito verde, animais, cachoeira e um rio convidativo. Inclusive, grande parte da propriedade foi transformada em RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) e por isto toda essa exuberância está eternamente protegida.

canto-da-floresta-mistico

Trilha Mística

 

O conceito do empreendimento também facilita muito a implementação das ações de sustentabilidade. Toda a decoração e a temática do resort são direcionadas para o “Bem Estar” (interno e externo), facilitando o envolvimento dos turistas e colaboradores com a natureza e aumentando a percepção da importância do meio ambiente para as nossas vidas. Como exemplo podemos citar a “trilha mística”, que é realizada por entre os templos dos Totens (7 totens com cristais incrustados que equilibram e fortalecem os chakras), labirinto, pirâmide e templos do Sol e da Lua.

 

 

Além de todos os serviços que um empreendimento luxuoso pode lhe oferecer, como sala de meditação e yoga, massagens terapêuticas, quadras de tênis e squash, piscina climatizada e piscina infantil e quiosque de musculação, dentre outros mimos que você vai adorar, o Resort oferece também trilhas ecológicas, aluguel de bicicletas para a prática de mountain bike, arvorismo, tirolesa e paredão de escalada.

Mesmo oferecendo todas estas opções aos hóspedes o Canto da Floresta não deixa de lado o cuidado com o meio ambiente, com os funcionários e com a comunidade local.

canto-da-floresta-espaco-santhy

Espaço para meditação e Yoga

 

Comunidade que ha mais de 12 anos é acolhida pelo Resort. A Instituição ORE (Organização Rural Ecológica), que é mantida pelo empreendimento e outros fundos de doações, oferece ações complementares às atividades escolares, atendendo crianças de 05 a 15 anos da região de Amparo e Monte Alegre do Sul, em horário complementar ao escolar, oferecendo alimentação, acompanhamento escolar, atividades artísticas, culturais e esportivas.

 

Como resultado deste trabalho o projeto já:

• Envolveu 550 crianças e 75 voluntários
• Atendeu mais de 4000 crianças de 11 escolas diferentes em 15 semanas abertas
• Formou 28 adolescentes em cursos técnicos
• Formou 31 adultos em cursos técnicos
• Formou mais de 500 educadores no curso de educação em valores humanos, promovido pela instituição

 

Outras ações sustentáveis desenvolvidas pelo empreendimento:

– Foi utilizada apenas madeira certificada de reflorestamento durante a construção do empreendimento.

– Durante os 4 anos de construção, devido a movimentação de terra que foi necessária, foram plantadas 35.000 mudas/ano.

– Acesso aos quartos controlado por sistema de “chave-cartão”, através do qual todos os equipamentos elétricos são desligados enquanto o hóspede não se encontra no quarto.

– Horta e pomar no empreendimento, que atende a 100% da necessidade do hotel para estes produtos.

– Realiza separação de resíduos sólidos que são enviados para a reciclagem.

canto-da-floresta-lazer

Arvorismo

Compostagem dos resíduos orgânicos gerados no empreendimento.

– Em processo de substituição de lâmpadas incandescentes (só possui lâmpadas econômicas para reposição das lâmpadas que tem que ser substituídas).

– Expõe e vende produtos da comunidade local e também os produtos desenvolvidos pelos atendidos pela ORE.

– Tratamento natural dos efluentes líquidos gerados.

– Todos os colaboradores possuem plano de saúde (extensível para familiares) pago pelo empreendimento e sem desconto no pagamento.

– Programa de reuso de toalhas

 

Outras ações que estão em fase de implementação e que em breve poderemos observar no Canto da Floresta são:

– Sistema de captação de água de chuva

Torneiras, vasos sanitários e chuveiros mais eficientes

Aquecimento solar de água

 

A nós turistas cabe incentivar e indicar os hotéis que possuem boas práticas socioambientais e também cobrar os que não o fazem e por isso também deixamos algumas sugestões ao Canto da Floresta EcooResort:

– Que tal indicar com placas, folders e no site do empreendimento as ações sustentáveis já desenvolvidas? Assim o hotel ajuda na conscientização dos turistas e incentiva que outros empreendimentos também adotem ações similares.

– Disponibilizar ventiladores nas dependências do Resort, dando assim uma opção, além do ar condicionado, que consome menos recursos naturais, aos turistas que assim preferirem.

– Porque não expor um quadro informativo com ações sustentáveis que o turista pode adotar durante a viagem ou em sua casa?

canto-da-floresta-amparo-4

 

Para você, amigo viajante, que busca um ambiente para relaxar ou que busca um ambiente com trilhas e aventuras em meio a natureza, o Canto da Floresta EcooResort é uma ótima pedida! E tudo isso com muito requinte e sofisticação. Tenha certeza de que seja qual for o seu objetivo ao visitar o Resort você será surpreendido com a “Mística” que envolve o hotel.

 

 

 

 

canto-da-floresta-amparo-logotipoMais informações do Hotel.

Sítio São João, Bairro Furquilha, Amparo, São Paulo (Consultar site do hotel para mais coordenadas de localização)
(19) 3938-1500, (19) 3928-1599, (19) 3938-1512 ou (11) 3892-7732
www.cantodaflorestaecoresort.com.br
Aposentos/tipo: 66 apartamentos, sendo 50 luxo, 12 luxo com varanda e 04 suítes
Diária média: R$ 620,00

 

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem. Fevereiro/2012

 

 

Veja mais sobre este e outros hotéis sustentáveis em nosso cadastro de hotéis sustentáveis

 

Veja aqui os critérios para um hotel receber o “selo de hotel visitado”.

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.