Case do Mês » Case do Mês – Estalagem TajMaua, Visconde de Mauá, Rio de Janeiro

Case do Mês – Estalagem TajMaua, Visconde de Mauá, Rio de Janeiro



 

pousada-tajmaua-visconde-de-maua-rio-de-janeiro-externa

 

selo-ecohospedagem-hotel-visitado

 

 

Cercado pela natureza

 

Durante nossa visita para conhecer pessoalmente as ações desenvolvidas pela pousada fomos recepcionados por  Márcia e Tchê, dois “fugitivos” de São Paulo que foram para Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, em busca de paz e sossego e fundaram, em 2011, a pousada Taj Mauá.

 

Influenciados pela cultura oriental e por uma viagem ao Rajastão, Índia, toda a decoração e temática da pousada segue o lado “Zen”, com peças de decoração budistas, além de terapias e meditação oferecidas pela proprietária.

 

A pousada localiza-se em um dos pontos mais altos da região e a vista é maravilhosa. Com poucos vizinhos por perto e com apenas três chalés, o TajMauá é um verdadeiro isolamento da vida urbana, permitindo tempo de sobra para pensar e relaxar. E relaxar em alto estilo! Seja na piscina da pousada com vista para as montanhas ou na hidromassagem, presente nos três chalés (talvez a melhor opção devido as temperaturas sempre amenas da região).

 

Mas lembre-se que Visconde de Mauá, com seus restaurantes e movimento, está logo ali!

 

pousada-tajmaua-visconde-de-maua-rio-de-janeiro-quartoO empreendimento já nasceu seguindo os preceitos da sustentabilidade, já que todos os chalés e a casa principal (onde é servido o café da manhã) privilegiam o uso de iluminação natural com a presença de muitas janelas. Na casa principal ainda há a captação de água de chuva que é utilizada para lavagem e rega dos jardins. Todo o esgoto produzido na propriedade é tratado e a água é devolvida para a natureza.

 

Outra iniciativa que Márcia nos contou, foi a de reunir-se com três vizinhos da pousada e juntos realizarem o plantio de árvores e fazer o cercamento de uma nascente presente no terreno de uma das propriedades, nascente que estava ameaçada devido a falta de proteção vegetal e a presença de gado. Como diz a proprietária:

 

“Gostaria de reforçar a grande colaboração do proprietário do terreno onde fizemos o reflorestamento por ter permitido o cercamento e o plantio em sua propriedade. Estas ações têm o objetivo de proteger a nascente que nos brinda com a sua mais pura fonte de água.”

 

 

tajmaua-visconde-de-maua-artesanato

Artesanato com garrafas de vidro

Além de receber e cuidar dos mimos aos hóspedes, Márcia é também uma artesã de mão cheia e faz lindas criações a partir de resíduos que antes iam para o lixo. Um de seus trabalhos, por exemplo, é transformar simples garrafas de vidro em verdadeiras obras de arte através da pintura e decupagem. Além do artesanato muitos outros resíduos que iriam ser descartados são usados na pousada, como as latas de tinta que sobraram da construção, que são usadas como lixeiras, ou as latas de leite condensado, que são utilizadas como cinzeiros nas áreas próprias para fumantes.

 

Outras ações ambientais desenvolvidas na pousada:

 – Separação de resíduos sólidos para reciclagem

– Compostagem de resíduos orgânicos

– Vasos sanitários economizadores

– Horta e pomar na propriedade

– Lareira abastecida com lenha proveniente da queda natural de árvores

– Separação e destinação correta para o óleo de cozinha

– Programa de reuso de toalhas

– Água da piscina aquecida com energia solar

 

Após nossa visita o empreendimento implementou duas novas ações:

– Toda a água utilizada nos chuveiros e banheiras é aquecida utilizando a energia solar

– Todas as lâmpadas do empreendimento são econômicas

tajmaua-visconde-de-maua-lixeiras-organicas

Lixeiras com lata de tinta

 

Mas as ações não param por ai, podemos destacar também o uso de “origami” de jornal ao invés de sacolas plásticas nas lixeiras, iluminação automática com sensores nas áreas externas, disponibilização de bicicletas para hóspedes, além de estarem substituindo as lâmpadas incandescentes pro lâmpadas econômicas.

 

Apesar de todas essas ações, os proprietários sabem que podem fazer mais na esfera social, mas Márcia nos garante que estas ações estão começando a ser desenvolvidas. Hoje além de dar preferência por produtos da região, como queijos, goiabadas, frutas e similares, a pousada também patrocina eventos culturais desenvolvidos na cidade de Visconde de Mauá.

 

banheira-pousada-tajmaua-visconde-de-maua-rio-de-janeiro

 

Fica o convite para você viajante conhecer o pequeno e aconchegante TajMauá, localizado em um lugar paradisíaco, com instalações e um tratamento de 1° classe, realizado pessoalmente pelos proprietários.

 

 

 

pousada-tajmaua-visconde-de-maua-rio-de-janeiro-logotipo Mais informações do Hotel.
Vale das Cruzes (Consultar mapa de acesso no site)
(24) 99842.7406
www.tajmaua.com.br
Aposentos/tipo: 03 chalés
Diária: Sob Consulta

 

 

Por Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem. Outubro/2012  (atualizado em junho/2016)

 

 

Veja mais sobre este e outros hotéis sustentáveis em nosso cadastro de hotéis sustentáveis.

 

 

Veja aqui os critérios para um hotel receber o “selo de hotel visitado”.

 

 

Ir Para Topo Da Página

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.