Case do Mês » Case do Mês – Hotel Bühler, Bocaina de Minas, Minas Gerais

Case do Mês – Hotel Bühler, Bocaina de Minas, Minas Gerais



hotel-buhler-visconde de maua- bocaina de minas- externa

 

selo-ecohospedagem-hotel-visitado

 

 

Um exemplo de sustentabilidade para toda a região

 

 

A história do Hotel Bühler localizado em Visconde de Mauá, na divisa entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais começou em 1913, quando a família Bühler veio da Alemanha para o Núcleo Mauá e se instalou na antiga área do Taquaral (hoje, Maringá). Nove anos depois, os Bühler recebiam em suas casas os primeiros visitantes vindos do Rio de Janeiro e da Alemanha e, em 1930, construíram uma pousada.

 

Hoje, com mais de 80 anos de operação, o Hotel é administrado pela terceira e quarta geração da família – os filhos e netos de Helena e Roberto Bühler, herdeiro de Christophe e Anne Marie.

 

hotel-buhler-visconde de maua- bocaina de minas-piscina

Toda essa história pode ser conhecida detalhadamente no Museu Frau Anne Marie Bühler. Presente na propriedade, é uma réplica das casas típicas da região na década de 1930. As paredes são de pau-a-pique (barreado) e o telhado de ardósia, tudo sobre uma estrutura elevada de madeira, para evitar a umidade do solo. Lá estão presentes fotografias, objetos e mobílias da época que contam toda a história da vinda e estabelecimento da família no Brasil.

 

Além de ser conhecido por sua longa história o Hotel Bühler é também conhecido por sua “obstinação” pelo lixo mínimo, mas antes de falar deste projeto exemplar, não podemos deixar de lado as outras ações socioambientais desenvolvidas pelo Hotel.

 

Com 20 suítes, em meio a muito verde, duchas, trilhas, pontes e riachos, o Hotel Bühler é um verdadeiro Oasis no meio de uma pequena, aconchegante e acolhedora cidade. A equipe do Portal EcoHospedagem visitou o Hotel em Março de 2012 e nossa visita foi guiada pessoalmente pela proprietária, Dona Norma.

 

hotel-buhler-visconde de maua- bocaina de minas-compostagem

Começamos nosso passeio pela parte da propriedade onde fica a horta, pomar, animais da fazenda e a composteira. É ali que 100% dos resíduos orgânicos produzidos no Hotel são compostados e transformados em adubo que é utilizado na horta e no pomar presentes no empreendimento.

 

Por todo o empreendimento, além de encontrarmos muito verde, passamos ainda por muitas quedas d’água e pontes que cruzam o pequeno rio que atravessa o Hotel. Rio que além de proporcionar banhos de cachoeira e um ambiente muito relaxante, possui um gerador hidrelétrico que fornece a maior parte da energia consumida pelos hóspedes, beneficiando o empreendimento e o meio ambiente por se tratar de uma fonte de energia renovável.

 

Além do gerador hidrelétrico, a piscina aquecida do Hotel é alimentada pela energia produzida por painéis solares.

 

hotel-buhler-visconde de maua- bocaina de minas-reciclagem

Como dito anteriormente, falar do Bühler e não falar do programa “lixo mínimo” é o mesmo que não falar do Bühler. O projeto já acontece a mais de 20 anos (quando se iniciaram as ações de sustentabilidade do Hotel), e é quase uma “obsessão” de Dona Norma. É graças ao programa “lixo mínimo” que Dona Norma é muito conhecida no setor de hotelaria e por isso é convidada a dar muitas palestras sobre o assunto, além do hotel receber muitas visitas de outros empreendedores, jornalistas e escolas da região para conhecer pessoalmente essas ações.

 

Hoje através da separação dos resíduos sólidos e encaminhamento destes para cooperativas da região, pela compostagem de resíduos orgânicos, pelo tratamento natural de 100% do efluente liquido (esgoto) gerado e armazenamento ou preenchimento de tijolos com materiais que não podem ser reciclados ou compostados (como isopor, absorventes, entre outros), Dona Norma orgulha-se de produzir quase 0% de lixo.

 

O projeto é ensinado para muitos empreendimentos da região, que visitaram e conversaram pessoalmente com a proprietária e hoje também desenvolvem o projeto em seus hotéis e pousadas. São as boas práticas sendo disseminadas.

 

Outras ações desenvolvidas pelo Hotel Bühler:

 

Programa que incentiva os hóspedes a reutilizarem suas toalhas

adubo-da-composteira-oferecido-pelo-hotel-buhler

Adubo oferecido aos hóspedes

– Em processo de troca dos vasos sanitários antigos por equipamentos mais eficientes

– Reutilização de materiais de sobra de construção

Em processo de substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas

– Plantação de Eucalipto que abastece a sauna, lareira e fogão a lenha

– Lixeiras diferentes para resíduos recicláveis em todos os quartos

– Quarto adaptado para receber deficientes físicos

 

O Hotel também desenvolve um trabalho social bem legal, onde podemos destacar que com muito esforço, como salienta a proprietária, o hotel mantém seus 22 funcionários registrados durante a alta e a baixa temporada, além de patrocinar eventos da região, participar ativamente da vida associativa local e possuir estrutura adaptada para receber hóspedes com deficiência física.

 

hotel-buhler-visconde de maua- bocaina de minas-ducha-e-trilha

Vale lembrar que apesar do empreendimento funcionar há muito tempo, toda a estrutura de serviços e chalés não tem cara de antigos e possuem decoração e equipamentos atuais! Todos os chalés têm varanda, ante-sala, lareira, frigobar, TV a Cabo e DVD e os chalés especiais possuem também hidromassagem.

 

Para você, amigo viajante que procura uma cidade pequena (na verdade uma rua), com boas opções de restaurantes, um clima ameno e não tão longe do Rio de Janeiro ou de São Paulo e que também não abre mão de um Hotel com muito verde, comida típica mineira (serve também comida alemã), e com opções de diversão para adultos e crianças como piscina normal e aquecida, playground, sauna, caminhadas pela mata, animais da fazenda, sala de cinema, bar, entre outros.

 

E tudo isso com um atendimento garantido por mais de 80 anos de experiência e com práticas sustentáveis que ajudam a proteger o meio ambiente e a comunidade local o Hotel Bühler é uma ótima opção! Aproveite para conversar com Dona Norma sobre o programa lixo mínimo o qual ela, com certeza, terá o prazer de lhe apresentar.

 

 

 

hotel-buhler-visconde de maua- bocaina de minas-logo Mais informações do Hotel.
Praça Maringá s/nº – Bocaina de Minas
(24) 3387-1204 , (24) 3387-1564 , (24) 9225-1937
www.hotelbuhler.com.br
Aposentos/tipo: 20 chalés (01 a 08 pessoas) – 01 chalé adaptado para cadeirantes
Diária: R$ 400,00 por pessoa

 

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem. Julho/2012

 

 

Veja mais sobre este e outros hotéis sustentáveis em nosso cadastro de hotéis sustentáveis.

 

 

Veja aqui os critérios para um hotel receber o “selo de hotel visitado”.

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Uma Resposta para Case do Mês – Hotel Bühler, Bocaina de Minas, Minas Gerais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.