Case do Mês » Case do Mês – Hotel Fazenda Portal do Sol, Socorro, São Paulo

Case do Mês – Hotel Fazenda Portal do Sol, Socorro, São Paulo



 

portal-do-sol-socorro-piscina turismo_e_sustentabilidade

 

selo-ecohospedagem-hotel-visitado

 

 

Necessidade que virou diferencial sustentável

 

No ano de 2007 devido a uma denúncia da comunidade sobre uma possível conduta irregular do Hotel Fazenda Portal do Sol referente aos efluentes líquido gerados, a proprietária viu que era hora de mudar a forma como o empreendimento tratava os assuntos ambientais e desde então vem trabalhando duro para aumentar a influência positiva do hotel na região.

 

Em janeiro de 2012, a equipe EcoHospedagem esteve em Socorro, no interior de São Paulo para conhecer as ações de sustentabilidade desenvolvidas no Hotel Fazenda Portal do Sol e logo de cara observamos que quando há vontade, a maioria dos problemas ambientais podem sim ser resolvidos!

 

Depois de se ver “obrigado” a agir por causa de denúncias da comunidade local o Portal do Sol enxergou que podia e devia fazer muito além do que apenas se adequar as exigências do poder público e da legislação. O hotel passou então a fazer mais do que manda a lei, atitude que todos os empreendimentos deveriam tomar.

 

portal-do-sol-socorro-piscina turismo_e_sustentabilidade
Após grande investimento em um sistema de tratamento de efluentes líquidos, a ETE (Estação de Tratamento de Efluente) do hotel se vale de bactérias anaeróbicas heterotróficas para o tratamento de seu efluente (esgoto sanitário) atingindo até 95% de eficiência no tratamento dos resíduos. Tais bactérias são capazes de digerir o esgoto sanitário, transformando em água, energia, gás carbônico e alguns restos minerais inofensivos realizando a digestão total das matérias orgânicas. No processo, o objetivo final é diminuir a DBO (Demanda Bioquímica por Oxigênio), além de outros fatores, impedindo a contaminação dos recursos hídricos e contribuindo para autodepuração, ou seja, mantendo a quantidade ideal de oxigênio na água.

 

O Hotel Fazenda Portal do Sol é aquele lugar para ficar perto da natureza, dos animais da fazenda, das atividades externas como tirolesa e rapel ou do lago para pesca, para jogar tênis e bocha ou praticar ginástica, mas sem perder o conforto de uma boa refeição típica da fazenda, uma piscina para os dias de sol e ainda relaxar em um chalé ou casa de campo.

 

Outro ponto forte do Hotel são as opções e atividades para a criançada, que dão um show! Para nossos viajantes que possuem filhos, uma ótima pedida são os monitores que organizam recreações durante todo o dia além das opções como o Portal Kids com cozinha da mamãe, campo de futebol, casa da árvore, sala de brinquedos, playground, piscina com tobogã, animais da fazenda, mini zoo e toboágua. Um verdadeiro parque de diversões!

 

Mas o mais legal é que o Portal do Sol consegue realizar todas essas atividades com um forte apelo ambiental. Em todo o empreendimento encontramos placas de conscientização explicando o funcionamento de todas as ações desenvolvidas no hotel. Na parte de triagem de resíduos para a reciclagem, por exemplo, observamos toda a explicação de como e porque é feito este trabalho. Outra ação que chamou nossa atenção é a existência de uma horta e uma composteira demonstrativos, que são utilizados para conscientizar turistas e colaboradores sobre a importância dessas ações (a compostagem de toda a matéria orgânica gerada pelo empreendimento é realizado em outro local dentro do hotel).


 

Confira outras ações sustentáveis desenvolvidas pelo empreendimento.

 

portal-do-sol-zoo turismo_e_sustentabilidade– Dá preferência a alimentos da culinária local

Apoio mensal a Ong local

– Visita anual de crianças da Ong “Nós e as Crianças” ao empreendimento com alimentação e apoio pedagógico fornecidos pelo hotel

– Patrocínio a eventos locais

– Realiza reflorestamento (apenas com plantas nativas) no próprio empreendimento (disponibilização de mudas para o hóspede caso este o solicite)

– Destinação adequada para o óleo de cozinha

– Possui lâmpadas econômicas onde adequado

Programa de reuso de toalhas

– Visita anual de escolas da região ao empreendimento com alimentação e apoio pedagógico fornecidos pelo hotel

– Todos os novos colaboradores recebem informações e visitam as ações de sustentabilidade desenvolvidas no hotel

 

A nós turistas cabe incentivar e indicar os hotéis que possuem boas práticas socioambientais e também cobrar os que não o fazem e por isso também deixamos algumas sugestões ao Hotel Fazenda Portal do Sol:

portal-do-sol-socorro-area-externa turismo_e_sustentabilidade– Instalar um sistema de acesso com “chave-cartão” que evita que equipamentos elétricos fiquem ligados quando o hóspede não esta no quarto.- Uma opção saudável para o ambiente e para os hóspedes é servir apenas frutas, legumes e verduras orgânicos.

– Instalar torneiras, chuveiros e vasos sanitários mais eficientes em todas as dependências do hotel.

– Que tal utilizarmos alguma fonte de energia renovável? Pode ser eólica, solar ou hídrica, é só escolher a melhor opção!

 

Fica a sugestão do Portal EcoHospedagem para você viajante conhecer o Hotel Fazenda Portal do Sol que consegue unir o clima de fazenda com uma infra-estrutura de clube e ainda conscientizar adultos e principalmente crianças sobre a importância de cuidarmos da natureza. Vale lembrar que o Hotel ainda oferece a opção de day use para os turistas com menos tempo.

 

 

portal-do-sol-socorro-logotipo turismo_e_sustentabilidadeMais informações do Hotel.
Caminho turístico do bairro dos Pereiras, Socorro, São Paulo
(19) 38957889 ou (19) 38953003
www.portaldosolhotelfazenda.com.br

Aposentos/tipo: 10 apartamentos e 26 chalés

Diária: R$ 150,00 a R$ 250,00 por pessoa

 

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem. Março/2012

 

 

Veja mais sobre este e outros hotéis sustentáveis em nosso cadastro de hotéis sustentáveis

 

 

Veja aqui os critérios para um hotel receber o “selo de hotel visitado”.

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.