Case do Mês » Case do Mês – Hotel Pousada Blumenberg, Canela, Rio Grande do Sul

Case do Mês – Hotel Pousada Blumenberg, Canela, Rio Grande do Sul



hotel-pousada-blumenberg-canela-rio-grande-do-sul-externa

 

selo-ecohospedagem-hotel-visitado

 

 

 Um destaque no setor

 

Fomos conhecer pessoalmente as ações de sustentabilidade desenvolvidas pelo hotel Blumenberg, um empreendimento ao estilo europeu, localizado na bela e aconchegante Canela, no Rio Grande do Sul.

 

As cidades de Canela e Gramado são muito procuradas por turistas em busca das baixas temperaturas no inverno, pelas construções e restaurantes em estilo europeu, e pelo famoso Natal da região, onde as duas cidades ficam com uma grandiosa decoração e muitas luzes. Eventos que recebem o nome de Natal Luz de Gramado e Sonho de Natal em Canela.

 

hotel-pousada-blumenberg-canela-rio-grande-do-sul-cafe

 

E o hotel Blumenberg, localizado no centro de Canela, bem próximo a catedral da cidade, faz com que o turista se sinta ainda mais na Europa. A construção segue o padrão europeu, e a decoração e iluminação, também rementem ao tema.

 

E foi da Europa que veio a ideia das ações socioambientais adotadas no hotel. Ditmar Bellmann, o proprietário, nos conta que as ações de sustentabilidade sempre existiram, fruto do aprendizado e educação dos avós de Ditmar, que vieram da Europa para morar no Brasil.

 

E foi o simpático proprietário que nos mostrou o hotel e contou um pouco mais das ações de sustentabilidade desenvolvidas por lá. A pousada existe há quase 20 anos, e recentemente passou por uma ampliação, passando de 15 para 32 unidades.

 

hotel-pousada-blumenberg-canela-rio-grande-do-sul-quarto

 

Todos os quartos novos possuem vasos sanitários e torneiras que utilizam menos água, além  de possuírem um sistema de chave-cartão, em que toda a energia do quarto é desligada quando o hóspede sai do apartamento.

 

Outro destaque é o sistema de captação e reuso de água da chuva, mostrando que é possível implementá-lo em empreendimentos urbanos e com pouco espaço.

 

Uma ação muito importante desenvolvida no hotel, e que é de fundamental importância em empreendimentos localizados em regiões com baixas temperaturas, é o isolamento térmico da estrutura. Por lá, todas as paredes, telhados e janelas impedem que o frio passe, evitando o alto consumo de energia com aquecedores elétricos e mantendo um ambiente muito aconchegante e gostoso.

 

hotel-pousada-blumenberg-canela-rio-grande-do-sul-hall

 

O hotel possui quatro categorias de apartamentos, e todos os 32 quartos possuem lâmpadas econômicas, sinalização para o programa de reuso de tolhas adotado pelo empreendimento, equipamentos de menor consumo de energia, material de conscientização para a sustentabilidade e chuveiros mais eficientes, além de internet wi-fi e room service.

 

O empreendimento ainda disponibiliza computadores para uso dos hóspedes, mini biblioteca, serviço de lavanderia, recepção 24 horas, jornal do dia e um delicioso e completo café da manhã. Café que leva produtos, principalmente, da culinária local e comprados de fornecedores da região.

 

  • Cabe aqui uma observação, todos os colaboradores, seja da recepção, as camareiras ou os profissionais que trabalham na cozinha do hotel são muito atenciosos e educados.

 

 

Outras ações de sustentabilidade desenvolvidas pelo empreendimento:

 

– Programa  de qualificação e treinamento dos colaboradores aberto à participação da comunidade e outras empresas

hotel-pousada-blumenberg-canela-rio-grande-do-sul-certificado– Colaboradores têm participação nos resultados econômicos da empresa

– Colaboradores possuem plano de saúde com parte do valor subsidiado pelo hotel e participação nos lucros

– Participação e apoio a  campanhas da Prefeitura Municipal, Sindicato dos Hotéis, Sebrae e outros

– Participação ativa na vida associativa local

– A Pousada Blumenberg participa em várias iniciativas prestando apoio financeiro ou institucional ou através de doações de produtos, equipamentos ou horas de trabalho em instituições e eventos como:

Centro Social Padre Franco – apoio a crianças carentes

Sonho de Natal – evento de caráter turístico, social e religioso da comunidade de Canela

Festival Internacional de Bonecos de Canela – consagrado evento cultural de caráter internacional

Páscoa em Canela – evento comunitário de caráter turístico e religioso

Veraneio na Serra – evento regional de incentivo ao turismo e cultura local

Junior Achievment – ONG mundial líder na educação para o sistema da livre iniciativa e      empreendedorismo

Rádio Clube de Canela 88FM – programa semanal enfocando a hospitalidade

 

hotel-pousada-blumenberg-canela-rio-grande-do-sul-conscientizacao

– O hotel é adaptado para receber hóspedes com deficiência física.Veja como adequar seu empreendimento

– Possui sinalização contra a exploração sexual. Imprima seu cartaz

– Realiza coleta seletiva com destinação correta de resíduos, pilhas e lâmpadas

– Possui sensores de presença nas áreas de circulação e estacionamento

– Realiza manutenção preventiva para evitar desperdício de energia elétrica

– Realiza manutenção preventiva para evitar vazamentos e mau funcionamento de torneiras e registros

– Reutiliza a água usada na lavagem de roupa para lavar pisos e pátios de serviço

– Possui equipamentos que controlam o consumo de água, possibilitando o estabelecimento de metas de redução de consumo

– Possui parceria com universidade local para medir e analisar oportunidades para redução do consumo de energia elétrica

 

 

Apesar de o empreendimento ter sido um dos hotéis que mais desenvolvem ações ambientais que visitamos até hoje, ainda existem algumas ações que podem ser implementadas, tais como:

 

– Disponibilizar bicicletas para uso dos hóspedes. Veja quem já faz

– Instalação de telhados verdes no empreendimento

– Possuir, pelo menos, 30% dos quartos adaptados para receber hóspedes com deficiência. Veja como adaptar seu empreendimento

– Adotar dispenser de amenities (xampu e sabonete) em substituição ao uso de embalagens individuais. Veja onde comprar

 

hotel-pousada-blumenberg-canela-rio-grande-do-sul-quarto

 

O hotel Blumenberg participa de muitos eventos e treinamentos do setor direcionados para a sustentabilidade e, recentemente, recebeu a certificação da norma brasileira de sustentabilidade hoteleira, a NBR 15401, uma das mais completas do setor. A norma tem como um de seus pontos fortes incentivar a adoção de práticas gerenciais e sociais nos empreendimentos hoteleiros e com o Blumenberg não foi diferente.

 

Algumas boas práticas do hotel que são critérios usados pela norma são o desenvolvimento, implementação e divulgação de uma política de sustentabilidade e a elaboração de uma política de compras sustentáveis, em que o empreendimento dá preferência a produtores locais, alimentos orgânicos, produtos com pouca embalagem e etc.

 

Como podemos ver o empreendimento adota muitas e boas práticas socioambientais, e por isso, além de ser certificado pela norma brasileira de sustentabilidade, o hotel já ganhou muitos outros prêmios no setor, como o Prêmio Finalista Talentos Empreendedores do Sebrae-RS, Prêmio Mérito Associação Comercial e Industrial de Canela, Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas empresas e o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. Além de estar entre os cinco empreendimentos que atingiram a melhor pontuação em nosso check-list.

 

E é por causa de todas estas ações de sustentabilidade, pelo ótimo atendimento, e pela estrutura e serviços oferecidos que o hotel Blumenberg é uma recomendação do Portal EcoHospedagem para os turistas que estiverem visitando a cidade de Canela e região.

 

Novas ações implementadas após nossa visita:

– Sistema de placas solares para aquecer a água, complementando o sistema de caldeira a lenha  já existente, permitindo que a caldeira não seja mais usada durante o dia, quando há presença de sol.

– Junto a empresa Enviroline Brasil, foi realizada uma medição completa em nossos pontos de consumo de água e, consequente, feita a avaliação e instalação de redutores de vazão da água onde necessário.

 

 

hotel-pousada-blumenberg-canela-rio-grande-do-sul-logotipo Mais informações do Hotel Blumenberg.
Rua Borges de Medeiros 499 , centro, Canela – RS
(54) 3282.2939
www.hotelblumenberg.com.br
Aposentos/tipo: 32 quartos
Diária média: R$ 300,00

 

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem. Maio/2013

 

 

Veja mais sobre este e outros hotéis sustentáveis em nosso cadastro de hotéis sustentáveis.

 

 

Veja aqui os critérios para um hotel receber o “selo de hotel visitado”.

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.