Case do Mês » Case do Mês – Hotel Ville la Plage, Búzios, Rio de Janeiro

Case do Mês – Hotel Ville la Plage, Búzios, Rio de Janeiro



pousada-ville-la-plage-piscina-e-hotel

 

selo-ecohospedagem-hotel-visitado

 

 

A primeira pousada sustentável do Brasil

Fomos conhecer pessoalmente a pousada Ville La Plage, o 3° empreendimento (1° pousada) a ser certificada como hotel sustentável pela norma 15.401, a certificação oficial brasileira para empreendimentos do setor hoteleiro e uma das certificações mais completas do mundo e que é muito difícil de ser alcançada.

 

pousada-ville-la-plage-salaA pousada está localizada em Búzios, Rio de Janeiro, um lugar paradisíaco, com praias de rara beleza, um centro bem conservado e com atrativos (restaurantes, baladas, lojas, lanchonetes e etc.) para todos os públicos.  E apesar de a pousada ser relativamente pequena, conta com 42 quartos e 25 funcionários (todos com carteira assinada e plano de saúde), nos mostrou que é possível conseguir a certificação.

 

A pousada iniciou suas ações de sustentabilidade em 2007, auxiliada pelo programa Bem Receber, desenvolvido pelo Ministério do Turismo, SEBRAE e Instituto de Hospitalidade, que visava beneficiar micros e pequenos meios de hospedagem através de assistência e treinamentos a empreendedores interessados em adotar boas práticas de sustentabilidade.

 

Dentre as ações socioambientais desenvolvidas no hotel, podemos destacar o sistema de chave-eletrônica que desliga todos os equipamentos eletrônicos do quarto quando o hóspede não está no recinto e captação de água de chuva que é usada na lavagem do empreendimento e rega de plantas (que por sinal são todas nativas da região).

 

Possui também horta e pomar nos fundos da pousada que fornecem parte dos produtos utilizados no café da manhã e que também é usado para consumo dos colaboradores (no momento de nossa visita a horta estava sendo replantada). Ainda na parte de trás do Hotel encontramos a composteira de resíduos orgânicos e os painéis solares, que fornecem energia para os chuveiros da pousada.

 

pousada-ville-la-plage-jardim

 

Apesar de possuir uma piscina, com água aquecida por painéis solares, com vista para a praia de João Fernandes em seu prédio principal, o turista tem livre acesso ao clube que leva o mesmo nome do Hotel e fica do outro lado da rua, onde o hóspede pode aproveitar os prazeres de um bar, restaurante e piscinas de frente para o mar, quase na areia da praia. Clube que também é espaço para que artesãos da região e a Associação Fazer, que é apoiada pelo Hotel, possam vender seus produtos.

 

 

Outras ações de sustentabilidade desenvolvidas:

 

– Realiza, com freqüência, mutirão para limpeza da praia de João Fernandes

– Patrocina e apóia projetos e eventos da região (no momento de nossa visita o Hotel apoiava o Projeto Coral Vivo, através da compra de ingressos para o centro de visitantes e a distribuição gratuita destes para seus hóspedes)

– Conscientiza hóspedes através de folder com descrição das ações desenvolvidas e dicas de turismo sustentável

– Usa lâmpadas de baixo consumo

– Possui sensores de presença nos banheiros das áreas sociais e dos colaboradores, refeitório e dispensa

– Separa resíduos sólidos e óleo de cozinha, e utiliza os recursos da venda deste material na festa de final de ano dos funcionários

– Possui chuveiros, lavatórios e vasos sanitários de baixo consumo

– Possui sensores de presença nas áreas comuns de pouco acesso, que não necessitam ficar acesas o tempo todo

 

No âmbito social o Hotel Ville la Plage também desenvolve um trabalho muito legal. Além dos projetos já citados, o hotel também desenvolve ações como:

 

ville-la-plage-buzios-piscina– “Café da Manhã Sociocultural para um Turismo Sustentável” em que reúne Associações de Moradores (Cem Braças, Rasa, São José, José Gonçalves, Vila Caranga, Vila Verde, Tucuns), ONG’S, Secretaria de Promoção Social Trabalho e Renda da região para discutir sobre o turismo sustentável

 

– “Dia das Mães”, “Uma noite de integração” e “Um dia como hóspede” onde os colaboradores podem usufruir dos serviços do hotel

 

– Incentivo a educação (com ajuda de custo para cursos) e doações frequentes a APAE e Fundação Peastalozi

 

 

Para quem vai a Búzios, o Ville La Plage é uma ótima opção para aproveitar a praia logo ali do outro lado da rua, ou a bela vista de que se tem de qualquer um dos 42 quartos. Já para aqueles que preferem agito, o centro borbulhante da cidade está bem pertinho e conta com transporte gratuito fornecido pelo empreendimento. Boa Viagem!

 

 

 

 

pousada-ville-la-plage-logo Mais informações do Hotel.
Rua Um, S/N – Quadra B – Lote 39
(22) 2623-7554
www.lp-lf.com.br
Aposentos/tipo: 42 apartamentos
Diária média: R$ 300,00

 

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem. Novembro/2012

 

 

Veja mais sobre este e outros hotéis sustentáveis em nosso cadastro de hotéis sustentáveis.

 

Tem comentários sobre este case? Clique aqui.

 

Veja aqui os critérios para um hotel receber o “selo de hotel visitado”.

 

Contribuíram com esta publicação

Revisão e edição de texto – Nathalia Pereira, Jornalista – www.nathaliapereira.com

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



3 Respostas para Case do Mês – Hotel Ville la Plage, Búzios, Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.