Case do Mês » Case do Mês – Novotel Morumbi, São Paulo

Case do Mês – Novotel Morumbi, São Paulo



novotel-morumbi-rede-accor-fachada

 

selo-ecohospedagem-hotel-visitado

 

 

Depois de falar bastante das ações globais de sustentabilidade desenvolvidas pelo grupo Accor de hotéis, no mês de Julho de 2012, fomos conhecer pessoalmente essas ações em um dos hotéis da rede.

 

 

Veja nosso post sobre as ações globais do grupo ⇐

 

Veja o post falando do Plant for the Planet, o programa de reuso de tolhas da rede que é destaque internacional.

 

Nossa visita foi ao Novotel Morumbi, localizado em um dos bairros mais nobres da cidade de São Paulo. Lá fomos recebidos por Julia King, coordenadora de desenvolvimento sustentável para a América latina, Thayara Martinez, analista de desenvolvimento sustentável e comunicação, recentemente integrada a equipe Accor, Nicole Bumagny, gerente geral do hotel e Beatriz Cavaciocchi, subgerente.

 

Nosso bate papo começou no café do hall de entrada do imponente hotel quatro estrelas (upper midscale), que apesar de estar há mais de 30 anos em operação, passou por uma reforma recente e possui toda a classe e sofisticação de um hotel de sua categoria.

 

Não podemos começar a falar das ações socioambientais desenvolvidas pelo empreendimento sem destacar que este é o primeiro hotel localizado na Grande São Paulo a entrar em nosso Portal e que é também o primeiro hotel de uma grande rede a cadastrado aqui.

 

novotel-morumbi-rede-accor-apartamento

Essas observações merecem destaque porque temos que levar em consideração dois pontos importantes: a localização e a estrutura.

 

O hotel está localizado em São Paulo, a maior cidade do país, e onde, na maioria das vezes, os empreendimentos não possuem espaço físico suficiente para desenvolver ações ambientais de grande impacto. E por “não ter” uma comunidade local tão definida e aparente como em outras localidades, torna as ações sociais mais difíceis de serem desenvolvidas.

 

Quando falamos em estrutura, nos referimos às dificuldades que um hotel de uma grande rede tem em implementar algumas ações que possam fazer sentido para uma unidade, mas não para outra. Estas ações precisam de investimentos financeiros, que normalmente têm de ser aprovados pela rede. As ações também não podem fugir da estratégia da rede, e que as vezes podem ser incompatíveis com a sustentabilidade.

 

Mas, apoiado sobre a estratégia de sustentabilidade da Accor, o Novotel Morumbi nos surpreendeu positivamente por todas as ações desenvolvidas e deve servir de exemplo para outros grandes empreendimentos do setor.

 

Começaremos citando uma ação que é desenvolvida em todos os hotéis da marca Novotel, a certificação EarthCheck. Todos os empreendimentos da marca já a possuem ou estão em fase de certificação. O EarthCheck é uma certificação de sustentabilidade reconhecida mundialmente e pode ser visto em mais detalhes aqui.

 

accor-hoteis-programa-sustentabilidade-planet21-logotipoOutra ação muito interessante e que merece destaque é a iniciativa dos Clubes de Sinergia, que são encontros rotineiros em que representantes de hotéis da região se encontram para discutir as melhores práticas e idéias sobre temas diversos, inclusive sustentabilidade. Nesses encontros os participantes têm a oportunidade de falar de ações que deram certo em seus empreendimentos e articular ações em conjunto trazendo benefícios para toda a comunidade da região. Hoje já são mais de 15 Clubes de Sinergia no Brasil para toda a rede.

 

Como exemplo de uma dessas ações articuladas em conjunto, Nicole Bumagny dá destaque às campanhas de doação de sangue, doação de roupas de cama para asilo na região, entre outras.

 

Outro pilar das ações de desenvolvimento sustentável do Novotel Morumbi é a participação e conscientização dos colaboradores. Nicole diz que a maior prioridade é que os colaboradores participem ativamente das ações e assim levem-nas para casa e espalhem para vizinhos e familiares, atuando como verdadeiros agentes multiplicadores das práticas sustentáveis.

 

reuso-de-toalhas-hoteis-accor

Programa de reuso de toalhas

Pensando nessa conscientização o hotel realiza reuniões mensais com os colaboradores, desenvolve programa de doação de sangue entre os colaboradores, organiza visitas aos locais onde são plantadas as mudas de árvores do programa Planet for Planet, oferece vale compras para os colaboradores dos hotéis que alcançam a maior quantidade de tolhas reutilizadas (iniciativa da rede Accor), além do programa de incentivo a reciclagem de óleo de cozinha usado.

 

O programa de reciclagem de óleo usado merece especial atenção, pois além de separar e encaminhar o óleo usado nas dependências do hotel, todos os colaboradores que trouxerem um litro de óleo usado de suas casas ganham uma caixa de bombons, assim muitos deles já recolhem o óleo usado de vizinhos, amigos e familiares, multiplicando essa prática.

 

Outras ações sociais

 

– Apoiadores do projeto Casulo, que atua em comunidade carente próxima ao hotel – www.projetocasulo.org.br – Ação conjunta do Clube de Sinergia da região

– Campanha de arrecadação de agasalhos – Hoje, toda a rede Accor do estado de São Paulo aderiu a campanha

– Todos colaboradores têm carteira assinada e plano de saúde extensivo aos dependentes diretos

– Campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes – Também realizada em nível central, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (veja sinalização para colocar em seu empreendimento)

– Dá o destino correto à lâmpadas e baterias através de empresa terceirizada

 

 

Ações ambientais

 

Já referente às ações que visam economizar recursos naturais e proteger o meio ambiente, o grande destaque é que o hotel é quase autossuficiente na energia utilizada para o aquecimento da água em suas 190 Uhs (unidades habitacionais/quartos) espalhadas por seus 8 andares, isso com uma taxa de ocupação média de 75%. Imaginem quanta energia é economizada.

 

novotel-morumbi-rede-accor-placas-solares

Placas Solares

 

“Antes utilizávamos 3.698 kg de gás e após a instalação de mais de 92 placas solares e sistema de aquecimento auxiliar (para os dias de pouco sol) que utiliza o calor do ambiente externo para aquecer a água, o consumo caiu para aproximadamente 1.832 kg por mês, quantidade quase que totalmente utilizada no restaurante do hotel.”

Tom (Wellington Fagundes), chefe de manutenção do hotel.

 

Outra boa prática é a inauguração do sistema de tratamento de esgoto, prevista para ocorrer ainda este mês e que tratará cerca de 80% de todo o esgoto produzido no empreendimento, trazendo benefícios para a natureza e desafogando o sistema público.

 

O hotel também participa do programa de reuso de toalhas da rede Accor, que como já citamos no post Programa de reuso de toalhas, é um programa conhecido internacionalmente e tem como slogan “Aqui, suas toalhas plantam árvores. Neste hotel, cinco toalhas reutilizadas = uma árvore plantada”, e que já plantou mais de 1,7 milhões de árvores pouco mais de quatro anos.

 

No Novotel Morumbi, além do programa de reuso de tolhas é desenvolvido também um programa de reuso de roupas de cama.

 

accor-hoteis-programa-sustentabilidade-planet21

Outras ações desenvolvidas no empreendimento:

– Monitoramento online do consumo de energia e água – sistema que detecta, quase que instantaneamente, possíveis vazamentos ou consumos exagerados em algum setor. Em um ano após instalação do sistema a redução média do consumo de energia foi de 3%

– Sistema que fixa a temperatura do ar-condicionado nas áreas de uso comum do hotel – em cinco anos de funcionamento, a redução média foi de 20% do consumo

Redutores de vazão em chuveiros e torneiras e vasos sanitários de dois fluxos em todos os banheiros – redução média do consumo de água de 30%

– Fase final de mudança das amenities (shampoo, sabonetes e similares) normais para amenities ecológicas (feitas com produtos naturais e embalagens biodegradáveis)

– Política de sustentabilidade desenvolvida e implementada

– Política de compras sustentáveis

– Opções de alimentos orgânicos no café da manhã

Cestos de lixos separados por cores em todos os ambientes de uso comum e áreas internas

– Destinação correta ao lixo reciclável (reciclagem), e dinheiro da venda desses material revertido aos colaboradores

Lâmpadas econômicas onde adequado

 

Para finalizar nossas observações sobre o que vimos no hotel, ficam três ações desenvolvidas pela rede Accor e que são desenvolvidas em todos os hotéis da rede.

 

novotel-morumbi-rede-accor-piscina– OPEN – Ferramenta de gestão ambiental, através do qual todos os hotéis colocam seus dados referentes às ações socioambientais na rede interna.

– Carta 21 que contém 65 diretrizes a serem perseguidas pelos hotéis da rede Accor nas áreas de água, energia, resíduos, gestão, das quais 10 diretrizes são compulsórias (obrigatórias) e as demais definem um ranking mundial no qual todos os hotéis da rede participam, sendo estimulados a atingirem o maior número de diretrizes possível.

– Ranking interno dos melhores hotéis em relação a sustentabilidade e ranking específico para o programa Plant for the Planet, em que os colaboradores dos hotéis com os melhores números são recompensados.

 

Fica também nossa sugestão de algumas ações que podem ser implementadas no hotel, como o maior detalhamento de todas as ações socioambientais desenvolvidas pelo hotel aos seus hóspedes, adotando, por exemplo, um folder explicativo ou um painel da sustentabilidade; instalação de um sistema de captação de água de chuva; e a disponibilização de mais quartos para deficientes físicos, indo além do mínimo exigido por lei.

 

Vale ressaltar que ficamos surpresos com todas as ações que vimos por lá, principalmente porque o hotel não as disponibiliza na internet ou qualquer outro local, sendo impossível conhecê-las se não pessoalmente.

 

Um exemplo que nos mostra que é possível unir o padrão e classe de um hotel quatro estrelas com ações ambientais e sociais!

 

 

 

novotel-morumbi-rede-accor-logotipoMais informações do Hotel.
Rua Ministro Nelson Hungria, 450 – Vila Tramontano
(11)3787-3400
www.accorhotels.com
Aposentos/tipo: 190 apartamentos
Diária: R$ 330,00

 

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem. Setembro/2012

 

Abaixo todas as publicações relacionadas ao grupo Accor

Acompanhamos o plantio de árvores do grupo Accor na Serra da Canastra

Ações socioambientais do Novotel Morumbi, São Paulo

Ações de sustentabilidade do grupo Accor

Programa de reuso de toalhas do grupo Accor

Programa Accor Plant for the Planet

 

 

Veja mais sobre este e outros hotéis sustentáveis em nosso cadastro de hotéis sustentáveis.

 

 

Veja aqui os critérios para um hotel receber o “selo de hotel visitado”.

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.