Case do Mês » Case do Mês – Pousada Cantos e Encantos, Urubici, Santa Catarina

Case do Mês – Pousada Cantos e Encantos, Urubici, Santa Catarina



cantos_e_encantos_pousada_urubici_sc_sala

selo-ecohospedagem-hotel-visitado
 

Aconchegante, exclusiva e com boas práticas de sustentabilidade

 

A região de Urubici e São Joaquim, na Serra Catarinense, é muito conhecida pelos seus invernos rigorosos, e que quase todos os anos contam com neve nos dias mais frios. Mas além desta rara beleza durante o inverno, a região oferece bons atrativos para os dias mais quentes, como passeios em vinícolas, locais de paisagem exuberante e boas opções de hospedagem.

 

E foi uma destas boas opções de hospedagem que fomos conhecer em Urubici. A pousada Cantos e Encantos fica muito bem posicionada, no caminho entre Urubici e a vizinha São Joaquim, e nasceu do sonho de um engenheiro, que trabalhava em grandes empresas e uma professora. Vindos da cidade grande, escolheram a cidade porque procuravam algo mais calmo e que também oferecesse boas opções de saúde e educação para sua filha, e assim escolheram Urubici.

 

A pousada fica em um terreno grande, com muito verde e alguns animais da fazenda. Mas a construção em si ocupa uma pequena parte deste terreno, colocando o hóspede em total contato com a natureza.

 

cantos_e_encantos_pousada_urubici_sc_quarto

 

Para aproximar ainda mais o hóspede do meio ambiente, a pousada tem grandes janelas/portas de vidros, permitindo uma linda visão da paisagem em qualquer cômodo do empreendimento. A pousada é muito exclusiva, afinal tem apenas 04 quartos, fazendo com que os donos possam dar atenção especial para todos os hóspedes, tornando a estadia ainda mais prazerosa.

 

Além do contato com a natureza, e a presença de muitas janelas favorecendo a iluminação natural, a pousada realiza muitas outras ações socioambientais, iniciadas pelo estilo de vida dos proprietários, que veem nisto uma coisa obvia a se fazer e que por este motivo não viam a sustentabilidade como um diferencial e portanto nem faziam propaganda destas ações.

 

A pousada possui quatro quartos e uma sala ampla, com grandes paredes de vidro e uma decoração pensada nos mínimos detalhes pela Adriane, a esposa do casal. É na sala, que conta com uma pequena estante de livros para leitura dos hóspedes e uma lareira para um bom bate papo nos dias mais frios, que o café da manhã é servido.

 

Como tudo no empreendimento, o café da manhã conquista nos detalhes, além das opções de geleias orgânicas, compradas em um produtor da região, são os proprietários que fazem os pães e doces servidos. Vale lembrar que nenhum tipo de sache individual (açúcar, geleia, guardanapo, etc.) é utilizado na pousada.

 

cantos_e_encantos_pousada_urubici_sc_sacada

 

Como a região é muito conhecida pelas baixas temperaturas, os quartos não poderiam deixar de oferecer alguns mimos como lareira e colchão térmico (obrigatório em alguns dias). As quatro suítes, possuem sacada e uma grande porta de vidro, que permite uma bela vista da região.

 

Como citado o aquecimento é realizado principalmente por meio da lareira, que utiliza um combustível renovável (lenha) e dispensa o uso de aquecedores elétricos ou a gás. Os chuveiros contam com redutores de vazão e o sabonete é disponibilizado por meio de dispensers, evitando o uso de embalagens individuais, além disso os vasos sanitários possuem caixa acoplada, opção que consome menos água do que uma descarga comum de pressão.

 

Como em toda a pousada, nos quartos os detalhes também chamam a atenção do hóspede como, por exemplo, as toalhas guardadas em sacos de pano, a caixa de lenha feita de caixa de feira revestida com uma proteção feita de roupa de cama reaproveitada, a charmosa decoração dos quartos e arrumação impecável que acontece diariamente.

 

 

Outras ações de sustentabilidade desenvolvidas na pousada

 

– Indicam pequenos empreendimentos da comunidade local, favorecendo o crescimento de todos na região

cantos_e_encantos_pousada_urubici_sc_restaurante

– O proprietário passa, pessoalmente, dicas de turismo na região, de modo a fortalecer o turismo local

– Os colaboradores recebem participação nos lucros, ganhando mais quando o empreendimento tem mais movimento

– Todos os resíduos orgânicos gerados no empreendimento são transformados em adubo através da compostagem e utilizados na própria pousada

– Participa ativamente da vida associativa local, por meio de associação da região

– Realiza o tratamento natural dos efluentes líquidos gerados no empreendimento

– Muitos móveis da pousada foram feitos artesanalmente por meio do reuso de madeira

– Possui lâmpadas econômicas em todos os pontos de luz, e utiliza lâmpadas led nos caminhos externos

– Possui estrutura que favorece a ventilação cruzada, diminuindo a sensação de calor nos dias mais quentes

– As roupas de cama e tolhas são secas no varal, evitando o uso de maquina de secar

– Utiliza energia solar para o funcionamento da internet

 

cantos_e_encantos_pousada_urubici_sc_neve

 

Como citado a Pousada Cantos e Encantos não é grande e é localizada em meio a muito verde, o que contribui para uma estada muito tranquila e em meio à natureza. O lugar ideal para ficar na cama quente curtindo uma linda vista, ou tomar um vinho, sentado na varanda de sua suíte, ouvindo o estalar da lenha da lareira. Tudo isto sabendo que a pousada em que se esta hospedado desenvolve boas ações socioambientais, causando assim menos impacto ao meio ambiente e a comunidade local do que a maioria de seus concorrentes.

 

 

cantos_e_encantos_pousada_urubici_sc_logo Mais informações do Hotel.
Rodovia SC 430 – Km 41
(49) 9146 2188, (49) 9146 2180
www.pousadacantoseencantos.com.br
Aposentos/tipo: 04 suítes
Diária média: R$ 245,00

 

 

Por Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem. Setembro/2014

 

 

Veja mais sobre este e outros hotéis sustentáveis em nosso cadastro de hotéis sustentáveis.

 

 

Veja aqui os critérios para um hotel receber o “selo de hotel visitado”.

 

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.