Case do Mês » Case do Mês – Pousada Caraguatá, Ilha do Mel

Case do Mês – Pousada Caraguatá, Ilha do Mel



caraguata_ilha-do-mel_pousada-chale

 

selo-ecohospedagem-hotel-visitado

 

 

Um exemplo para a Ilha do Mel

 

Como nos diz Victor, que apesar de ser argentino, mora no Brasil faz bastante tempo e na Ilha desde de 2001, as ações sociais na pousada acontecem desde sempre, muito por causa do histórico de engajamento cívico de Victor, que vem desde sua adolescência.

 

Mas para tornar a então pousada socialmente responsável em um empreendimento com ações de sustentabilidade, isto é, com ações socioambientais, o Sebrae, com o programa Bem Receber, que em 2006 começou um trabalho com diversas pousadas em todo o Brasil para incentivá-las a adotar praticas socioambientais e gerenciais em seus empreendimentos, foi fundamental.

 

caraguata_ilha-do-mel_pousada-salaO programa mostrou a importância das ações ambientais para o casal de proprietários e, desde então, a pousada tornou-se um exemplo para a Ilha.

 

Não podemos começar por outra coisa senão falando do ótimo atendimento, que normalmente é feito pelo próprio casal de proprietários, e da estrutura da pousada.

 

Logo na chegada o hóspede já é informado sobre algumas das ações ambientais desenvolvidas e como ele pode participar, principalmente ajudando a economizar água, que é um dos principais problemas da Ilha. Junto a recepção fica também um dos ambientes mais agradáveis da pousada, o salão principal, todo de vidro, privilegiando a iluminação natural e cercado de muito verde, local onde também é servido o completíssimo café da manhã.

 

Café que além de ser quase um almoço, é composto por pães e iogurtes caseiros, feitos por uma das funcionárias mais antigas da casa, sucos de frutas natural, além de muitas frutas e outros alimentos, tudo evitando o uso de embalagens individuais.

 

caraguata-pousada_ilha-do-mel_parana_fachada

 

A pousada possui apenas 10 quartos, divididos em 5 chalés, todos em meio a muito verde e muito, mas muito bem limpos e com uma decoração simples, que tem tudo haver com a Ilha do Mel. A pousada se destaca pelo trabalho desenvolvido com seus colaboradores, como o pagamento de escola e creche para os filhos dos colaboradores ou os empréstimos, sem juros, aos funcionários, para estes realizarem aquisições para suas residências, como o box para banheiro recém comprado por uma das camareiras.

 

Estas ações, dentre outras descritas a seguir, garantem um funcionário mais feliz e, consequentemente, um atendimento de primeira para o hóspede. Lembre-se sustentabilidade significa mais qualidade!

 

Como dito em nossa publicação sobre a Ilha do Mel (Veja aqui um pouco mais sobre a Ilha do Mel e suas belezas naturais), tudo na Ilha é simples, e esse é o seu diferencial, e mantendo o padrão simples, sem piscina ou banheiras, como a grande maioria dos empreendimentos da Ilha, a pousada Caraguatá se destaca por sua sofisticação e atendimento de primeira.

 

Entre as ações socioambientais podemos destacar a captação de água da chuva, tratamento natural de resíduos líquidos (esgoto), separação e encaminhamento dos resíduos sólidos para a reciclagem e o programa de reuso de toalhas, que dá a opção para o hóspede utilizar sua toalha por mais de um dia.

 

Um dos pontos altos da pousada é que todos os seus colaboradores são moradores nativos da Ilha do Mel, o que garante que a renda do turismo fique na própria comunidade. Outro trabalho bem legal é a participação ativa da proprietária em uma associação de mulheres da Ilha do Mel, a EMILIAS, que desenvolve muitos treinamentos e capacitações para as mulheres da comunidade, trazendo assim mais conhecimento e poder à estas mulheres.

 

caraguata_ilha-do-mel_pousada-acoes-socioambientais

 

 

Outras ações desenvolvidas pela pousada

 

-Politica de sustentabilidade escrita e divulgada (Veja aqui como escrever uma politica de sustentabilidade para seu hotel)

– Informações sobre as ações socioambientais desenvolvidas no empreendimento são de fácil acesso para o turista

– Utiliza lâmpadas de menor consumo

– Ações de reuso de água, como por exemplo, a água usada na lavagem de tolhas de mesa é reutilizada no jardim

– Dá a opção de ventiladores nos quartos com ar condicionado. Assim o hóspede pode escolher por uma forma mais econômica para refrescar o quarto

– Patrocina e participa de eventos da comunidade local

– Possui redutor de vazão nas torneiras dos quartos

– Possui isolamento térmico nos telhados, mantendo o ambiente mais fresco. Diminuindo a necessidade de uso do ar condicionado

– Participa ativamente da vida associativa local. Participando de associações e similares

– Realiza acompanhamento periódico do consumo de água, energia e geração de resíduos

 

 

Mesmo com todas essas ações os proprietários sabem que podem fazer ainda mais. Uma das ações que eles começarão ainda em 2013, e que aliás foi uma ideia de nossa equipe é a compostagem de restos de alimentos do café da manhã na própria pousada, através do sistema de minhocário em caixas plásticas, que pode ser visto aqui.

 

Outras recomendações de ações para o empreendimento:

– Implantação de telhados verdes na pousada

– Manter uma horta orgânica e utilizar esses produtos no café da manhã e alimentação dos colaboradores

– Implantar sistema de chave-cartão com controle de energia para os quartos

– Implantar sistema de aquecimento de água com energia solar

 

 

pousada-caraguata_ilha-do-mel_cafe-da-manha

Se você é um daqueles turistas que gosta de natureza e prima pelo silêncio e simplicidade dos lugares como eles são, sem carros ou luz elétrica nas ruas, com praias semidesertas e trilhas muito bonitas e topa encarar uma viagem de barco de 30 minutos para chegar a este paraíso, mas não abre mão de uma boa refeição, elaboradas a base de peixes e produtos locais, a Ilha do Mel é o seu lugar!

 

E se também quer se hospedar com uma “simplicidade luxuosa”, no ponto mais turístico da Ilha e apenas a 40 metros do desembarque e, principalmente, com um ótimo atendimento, limpeza e um café da manhã fartíssimo, a pousada Caraguatá é nossa recomendação.

 

E não deixe de pedir recomendações ao argentino-brasileiro Victor sobre as opções de trilha e pontos de observação de golfinhos na ilha.

 

 

caraguata_ilha-do-mel_pousada-logotipo Mais informações do Hotel.
Praia das Encantadas
(41) 3426-9097 ou (41) 9998-7770
www.caraguata-ilhadomel.com.br
Aposentos/tipo: 10 apartamentos
Diária: R$ 170,00 a R$ 330,00

 

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem. Fevereiro/2013

 

 

Veja mais sobre este e outros hotéis sustentáveis em nosso cadastro de hotéis sustentáveis.

 

 

Veja aqui os critérios para um hotel receber o “selo de hotel visitado”.

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



2 Respostas para Case do Mês – Pousada Caraguatá, Ilha do Mel

  1. Ludmila Tavares Cotta Credie diz:

    Fiquei hospedada por três noites na Caraguatá e minha surpresa foi logo na chegada. Fomos recebidos pela Sol, sócia da pousada, que dedicou 15 minutos do seu tempo para nos explicar de forma leve e divertida as condições ambientais da ilha. Contou como funciona o fornecimento de energia, água e como é o tratamento de esgoto. Em poucos minutos ela conseguiu me envolver em sua causa e passei a observar melhor meu comportamento no local. O café da manhã é delicioso. Frutas variadas higienizadas acompanhavam pães, iogurtes e bolos feitos no local. Simplesmente delicioso e muito caprichado. A experiência na Caraguatá foi mais do que uma hospedagem na Ilha do Mel, mas uma aula de educação ambiental e humildade. Conhecer a Sol e ver seu comprometimento e bom humor nos faz repensar nossas atividades e nosso foco em excelência no nosso trabalho. É incrível ver alguém fazendo o que gosta e realmente preocupada em oferecer o melhor. Recomendo a experiência a qualquer um que estiver de passagem. Só devo parabenizar e agradecer a recepção calorosa e única.

    • Estamos muito felizes por conseguir passar com profissionalismo e “bom humor” o nosso comprometimento em ser um equipamento sustentável. Ludmila vocês fazem parte no nosso mundo aqui e esperamos vê-los muito em breve…… obrigado por este depoimento tão comovente. Grande abraço….. Sol e Família Caraguatá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.