Case do Mês » Case do Mês – Pousada Cote Sud, São Miguel dos Milagres, Alagoas

Case do Mês – Pousada Cote Sud, São Miguel dos Milagres, Alagoas



 

 

pousada-cote-sud_sao-miguel-dos-milagres_alagoas_piscina

 

selo-ecohospedagem-hotel-visitado

 

 

Floresta, Mangue, Praia e Muito Conforto

 

A cidade de São Miguel dos Milagres, em Alagoas, já tem um apelo ecológico gigantesco, com praias bem cuidadas e de água cristalina, além de manter grande parte da mata nativa ainda intacta. Mas hospedar-se na pousada Cote Sud nos coloca ainda mais em contato com a natureza.

 

Hoje, a maior parte do terreno da propriedade é coberta por verde, garantindo muita sombra e vento fresco. Mas o destaque é o mangue que fica dentro do empreendimento. Como nos conta a proprietária, Corinne, que chegou na região há mais de 10 anos e fundou, na época, a primeira pousada da cidade, algumas pessoas começaram a degradar o mangue e, por ele estar em sua propriedade, ela foi cobrada por autoridades locais, para tomar providencias.

 

pousada-cote-sud_sao-miguel-dos-milagres_alagoas_quarto

Desde então, assumiu para si a proteção do mangue, que hoje encontra-se super conservado. O mais interessante é que por todo o caminho de entrada na pousada é possível observar muitos caranguejos, daqueles grandes e coloridos, algo, com certeza, nunca antes visto por muitas crianças (e adultos também).

 

Mas podemos encontrar muito mais vida animal na pousada além dos caranguejos. Em uma área que pode ser visitada pelo hóspede, encontramos muitos macacos, que se alimentam das bananas do pequeno bananal que existe na propriedade, e também a criação de galinhas e patos, de onde saem os ovos utilizados nas refeições servidas pelo empreendimento. As galinhas e os patos são alimentados com as sobras de legumes, verduras e frutas gerados pelo restaurante do empreendimento. Legumes, verduras e frutas, que por sinal, são plantados na própria pousada e que são adubados com o composto orgânico produzido na própria pousada.

 

É todo um ciclo que se fecha, no qual os resíduos, que antes iriam para o lixo são transformados em adubo, que vai para a horta, que por sua vez produz alimentos para hóspedes e, o que sobra no processo, vai para os animais. Animais que produzem ovos, que vão para os hóspedes e que depois são transformados em adubo e voltam para a horta.

 

pousada-cote-sud_sao-miguel-dos-milagres_alagoas_externa

Mas além do apelo ecológico, a pousada tem uma estrutura de dar inveja a hotéis 5 estrelas. O empreendimento conta com jardim e piscina de frente para as águas cristalinas do oceano Atlântico, com um quiosque rústico e moderno, com decoração feita com artesanato local, e que funciona como bar, e um quiosque rústico, que funciona como espaço para massagem.

 

A pousada possui também um espaçoso e muito aconchegante restaurante, onde em meio a muito verde, ao lado do lago e do mangue, são servidos o café da manhã e o almoço, que já estão inclusos na diária. Restaurante que serve, principalmente, pratos da cultura local, e que levam majoritariamente ingredientes locais. E como forma de reduzir a geração de resíduos, durante o café da manhã, o restaurante evita o uso de saches individuais de alimentos, como saches de açúcar, potinhos individuais de manteiga e etc.

 

E para terminar nosso passeio pelo jardim, ainda encontramos bem próximo a areia, e com uma bela vista do mar, a sala de leitura, um espaço rústico, coberto com palha e decoração local, onde o hóspede encontra um espaço apropriado para leitura, com uma estante cheia de livros fornecidos pelo empreendimento ou que foram deixados ou trocados por hóspedes que já passaram por ali.

 

pousada-cote-sud_sao-miguel-dos-milagres_alagoas_jardim

Ainda pensando no meio ambiente do entorno do empreendimento, a pousada realiza o tratamento natural de todo o resíduo liquido gerado (esgoto), evitando que o mesmo seja despejado sem tratamento na natureza, visto que a região ainda não possui coleta de esgoto realizada pelo poder público.

 

A pousada também participa ativamente da comunidade local, seja por meio de eventos de limpeza e sinalização da praia, ou por meio do apoio ao Instituto Yânde, que atua com a comunidade local. Também é membro atuante de associações e comitês locais.

 

Na pousada Cote Sud também são desenvolvidas muitas ações para reduzir o consumo de recursos naturais como água e energia. Além de possuir muitas janelas, o que favorece o uso de iluminação natural, o empreendimento, principalmente os chalés, foram construídos de forma a facilitar a ventilação cruzada, refletindo na redução do uso do ar condicionado, mesmo no quente verão de Alagoas. Na pousada todas as lâmpadas são econômicas, sendo muitas delas de Led, além de serem utilizados apenas equipamentos elétricos e eletrônicos de baixo consumo de energia.

 

pousada-cote-sud_sao-miguel-dos-milagres_alagoas_restaurante

 

Outras ações desenvolvidas pela pousada:

– Estrutura adaptada para receber hóspedes com deficiência física

– Desenvolve programa de reuso de tolhas e roupa de cama

– Realiza a separação de resíduos sólidos e dá o correto encaminhamento a estes

– Disponibiliza bicicletas para uso dos hóspedes, evitando que estes usem o carro para pequenos deslocamentos

– Realiza a secagem de roupa no varal, evitando o uso de maquina de secar

– Possui sensores de presença em locais de passagem

 

Mas falar da Pousada Cote Sud sem falar da estrutura dos chalés é um pecado. Cada chalé é finamente decorado pelos proprietários. A decoração é composta quase que integralmente com peças artesanais de todo o Brasil. Cada quarto é único e todos são muito espaçosos e bem iluminados e os chalés são isolados um dos outros o que garante conforto, sossego e privacidade aos hóspedes.

 

Para quem estiver viajando a turismo em Alagoas, ou ainda em uma viagem de negócios em Maceió, a cidade de São Miguel dos Milagres, a cerca de duas horas de carro da capital é, sem sombra de dúvida, uma ótima opção. Um pequeno e bem cuidado povoado, com praias de areia clara e água cristalina, com muito verde e uma comunidade receptiva.

 

pousada-cote-sud_sao-miguel-dos-milagres_alagoas_massagem

E para quem quiser visitar esse paraíso e ainda se hospedar em um local com uma ótima estrutura, com conforto de um hotel 5 estrelas, com decoração simples, mas sofisticada, composta principalmente por artesanato local, a pousada Cote Sud é uma ótima opção. É garantia de conforto e descanso com boa qualidade e contato com a natureza.

 

 

pousada-cote-sud_sao-miguel-dos-milagres_alagoas_logo Mais informações do Hotel.
Porto da Rua
(82) 3295.1283
www.pousadacotesud.com.br
Aposentos/tipo: 09 chalés
Diária média: R$ 550,00 (meia pensão)

 

 

Por Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem. Agosto/2014

 

 

Veja mais sobre este e outros hotéis sustentáveis em nosso cadastro de hotéis sustentáveis.

 

 

Veja aqui os critérios para um hotel receber o “selo de hotel visitado”.

 

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.