Case do Mês » Case do Mês – Pousada da Amendoeira, São Miguel dos Milagres, Alagoas

Case do Mês – Pousada da Amendoeira, São Miguel dos Milagres, Alagoas



amendoeira_pousada_sao-miguel-dos-milagres_alagoas_principal

 

selo-ecohospedagem-hotel-visitado

 

 

Um paraíso no paraíso

 

Em um domingo ensolarado de Outubro fomos conferir mais de perto as ações socioambientais desenvolvidas pela pousada Amendoeira. A pousada fica em São Miguel dos Milagres, cidade localizada a cerca de duas horas de carro de Maceió, capital alagoana.

 

A cidade já seria material suficiente para muitas matérias aqui no Portal. Seja por sua beleza inigualável, seja por manter o ser “ar de vilarejo” (a cidade não possui grandes empreendimentos, garantindo assim esse estilo de cidade pequena e ajudando com que a renda trazida por turistas fique na região), além de contar com praias limpas e bem cuidadas. Outro diferencial da cidade é a comunidade acolhedora, que trata muito bem o turista, muito devido ao trabalho social desenvolvido por alguns empreendimentos da região.

 

amendoeira_pousada_sao-miguel-dos-milagres_alagoas_externa

 

E uma das pousadas que realiza um trabalho social muito legal é a pousada Amendoeira, nosso case do mês.

 

Não poderíamos começar falando de outra coisa se não da beleza da pousada. Entre muito verde, os chalés são bem espaçados e com uma decoração simples, mas muito bonita, composta principalmente por produtos artesanais da região. Os oito chalés estão espalhados por um grande jardim e, no fim deste, já encontramos o deck e as cadeiras de praia, logo em frente ao azul, quase transparente, mar de São Miguel dos Milagres.

 

Mas além da beleza incrível, a pousada se destaca por suas ações de sustentabilidade, e muitas delas para conservar a beleza natural da região.

 

amendoeira_pousada_sao-miguel-dos-milagres_alagoas_quarto

 

Dentre as várias ações podemos destacar o tratamento natural do esgoto produzido pelo empreendimento, evitando que os resíduos líquidos sejam despejados sem tratamento no oceano, a participação dos colaboradores e proprietários da pousada em mutirões de limpeza de praias e colaboração para a instalação de placas de sinalização e lixeiras na praia. O empreendimento também realiza a separação dos resíduos sólidos, fazendo a compostagem da matéria orgânica e encaminhando, com recursos próprios, o material reciclável para cooperativas da região.

 

Ainda falando em reaproveitamento de resíduos, a pousada transformou alguns materiais que antes iam para o lixo em decoração, como é o caso das latas de leite em pó e achocolatado que viraram luminárias para a área externa do empreendimento.

 

A pousada Amendoeira é super exclusiva,  contando com apenas oito chalés, todos eles de alto padrão e distantes um dos outros, garantindo assim conforto e tranquilidade para os turistas. Todos os chalés possuem  ventilador de teto, ar condicionado, duchas aquecidas com energia solar, frigobar, varandas com redes, lençóis de puro algodão, travesseiros de pena de ganso, aparelhos de televisão e de DVD. Alguns ainda contam com banheira de ofurô e jardim privativo.

 

amendoeira_pousada_sao-miguel-dos-milagres_alagoas_vista

 

A pousada conta também com restaurante próprio, aonde são preparados o café da manhã e o jantar, já inclusos na diária. No cardápio principalmente receitas que levam ingredientes locais, privilegiando os produtos da região e incentivando a disseminação da cultura local. E é na cozinha que estão outras ações de sustentáveis do empreendimento, pois parte dos ingredientes ali usados vêm da horta orgânica existente na pousada, horta que é adubada com o composto produzido na pousada através da compostagem dos restos de frutas e verduras não consumidos pelos hóspedes e colaboradores.

 

No café da manha a pousada evita o uso de saches individuais de alimentos, como saquinhos de açúcar e potinhos de manteiga e geleia.

 

A pousada Amendoeira também desenvolve boas ações para reduzir o consumo de recursos naturais como, por exemplo, água e energia. Dentre estas ações podemos citar o aproveitamento do calor abundante e do vento peculiar do litoral alagoano para secar a roupa de cama, evitando o uso da maquina de secar, a substituição de todas as lâmpadas comuns por unidades de baixo consumo (frias ou de led) e o teto verde presente em alguns chalés, reduzindo a sensação de calor dentro dos ambientes.

 

amendoeira_pousada_sao-miguel-dos-milagres_alagoas_sala

 

Por lá todos os chuveiros funcionam com aquecimento de água através do uso de energia solar, e os quartos possuem a opção de ventilador e ar condicionado, permitindo ao hóspede escolher a opção mais econômica.

 

Já para a redução do consumo de água e de resíduos, além de evitar o uso de saches individuais de alimento, a pousada possui dispensers para shampoo, condicionador e sabão, evitando embalagens individuais também nos banheiros. Além de utilizar sacos de papel nas lixeiras, evitando assim o uso desnecessários de sacos plásticos.

 

amendoeira_pousada_sao-miguel-dos-milagres_alagoas_quarto

 

Outras ações desenvolvidas pela pousada Amendoeira:

– Possui política de sustentabilidade escrita e divulgada. Veja como fazer

– Disponibiliza local com livros e revistas, incentivando a prática de leitura entre hóspedes e colaboradores

– Patrocina, financeiramente, eventos da comunidade local

– Participa ativamente da vida associativa da região, participando da tomada de decisão sobre pontos importantes para a comunidade

– Possui sistema para captação e reuso de água de chuva

– Possui menos de 15% da área total da propriedade construída

Disponibiliza bicicletas para uso dos hóspedes, incentivando que eles deixem de utilizar seus veículos para pequenos deslocamentos

– Privilegia a ventilação cruzada, diminuindo a sensação de calor e consequentemente o uso de ar condicionado. Veja mais sobre arquitetura sustentável

– A estrutura, principalmente os quartos, são adaptados para receber luz natural, diminuindo assim o consumo de luz elétrica durante o dia

 

 

Mas não poderíamos terminar a matéria sobre a belíssima pousada Amendoeira sem falar um pouco do projeto social apoiado pela mesma. O Instituto Yânde foi criado em 2012 por grupo de moradores do litoral norte de Alagoas.

 

Iandê, em tupi-guarani, quer ao mesmo tempo dizer nós e nosso. Com o y no lugar do i, a
palavra acrescenta ao seu significado o adjetivo grande. Um grande nós, um imenso corpo
coletivo com o desejo de crescer em harmonia com o meio em que vive. Essa é a ideia por trás do Instituto Yandê, organização não governamental criada em 2012 por um grupo de
empresários, educadores, ambientalistas e moradores dos municípios de Passo do Camaragibe.

 

O objetivo do Instituto Yandê é criar e implementar projetos que contribuam para o
desenvolvimento sustentável de uma região com forte apelo turístico, mas que ainda possui
desafios relacionados não só à população local (saúde, educação, formação de mão de obra e
geração de renda) como também à preservação e fiscalização de seu principal atrativo: a
natureza.

 

Atualmente tanto os projetos quanto a estrutura administrativa do Instituto Yandê são
executados com a contribuição mensal dos seus associados e através de doações de pessoas
físicas e jurídicas. As ações promovidas pelo instituto estão divididas em três frentes de
trabalho: educação, cultura e meio-ambiente.

 

Veja mais sobre o Instituto em https://www.facebook.com/institutoyande

 

 

amendoeira_pousada_sao-miguel-dos-milagres_alagoas_banheiro

 

Fica nosso convite para que você, amigo turista, que quer se hospedar em um local em meio a muito verde e ao azul esmeralda do mar, com chalés espaçosos e aconchegantes, e com os mimos de uma pousada de luxo, visite a pousada Amendoeira e a bela São Miguel dos Milagres, em Alagoas.

 

 

 

amendoira_pousada_sao-miguel-dos-milagres_alagoas_logo Mais informações do Hotel.
Praia do Toque, 3,5 km (1 km de terra)
(82) 3295-1213
www.pdamendoeira.com.br
Aposentos/tipo: 08 chalés
Diária: R$ 430,00 a R$ 650,00 (meia pensão)

 

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem. Fevereiro/2014

 

 

Veja mais sobre este e outros hotéis sustentáveis em nosso cadastro de hotéis sustentáveis.

 

Veja aqui os critérios para um hotel receber o “selo de hotel visitado”.

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.