Case do Mês » Case do Mês – Pousada do Papagaio, Ilha do Papagaio, Santa Catarina

Case do Mês – Pousada do Papagaio, Ilha do Papagaio, Santa Catarina



 

ilha-do-papagaio_santa-catarina_sacada

 

selo-ecohospedagem-hotel-visitado

 

 

Uma ilha só pra você!

 

Fomos conhecer pessoalmente as ações socioambientais desenvolvidas na Pousada Ilha do Papagaio, e o nome da pousada é este pois a pousada é mesmo uma ilha! São 142.000 m² exclusivos para os hóspedes do empreendimento.

 

Mas não são quaisquer 142.000 m². De toda esta área a pousada ocupa menos de 10% do total e de área construída são menos de 1%. Então, quase a totalidade da Ilha foi preservada, aliás recuperada, e aqui já começam as ações sustentáveis do empreendimento.

 

ilha-do-papagaio_santa-catarina_antes-depois

 

Na época em que o avô, da hoje gerente geral Renata, comprou a Ilha, por volta de 1990, grande parte do local era composta por plantações de produtos alimentícios, isto é, a maior parte da floresta original havia sido derrubada para o uso agrícola. E então, desde a compra da ilha, o patriarca da família apenas deixou que a natureza se recuperasse e hoje a ilha é reduto de muitas espécies de plantas e animais da região.

 

A história da pousada começou em 1993 e as ações socioambientais a acompanham desde então. Mas antes de falarmos destas ações vamos contar um pouco mais sobre a estrutura do local.

 

A ilha fica a apenas 30 km de Florianópolis e a pousada conta com 20 chalés exclusivíssimos, onde o hóspede, em qualquer chalé que esteja, terá uma vista muito bonita do oceano. Oceano em que frequentemente são vistas baleias, uma visão inesquecível que o hóspede pode ter da varanda de seu chalé.

 

ilha-do-papagaio_santa-catarina_quarto

 

Por ser uma ilha o acesso é feito somente por barco, disponibilizado pela pousada. E apesar de ter menos de 1% de área construída, a pousada conta com piscina, restaurante e spa, todos de frente para o mar. Além disso o hóspede tem também com opções de atividades caiaque,  frescobol, vôlei e bocha na praia, sala de jogos, sala de ginástica, estúdio de Pilates, passeio com flex boat, ski aquático, wakeboard, slalon, stand-up paddle e tours para conhecer outras praias da região.

 

Toda essa estrutura e atividades são realizadas em meio a muito verde e animais da região, principalmente pássaros. Animais e plantas que podem ser vistos em trilhas abertas na ilha, todas evitando ao máximo o uso de materiais estranhos à natureza, como cimento, e com grande partes das árvores identificadas.

 

É, em uma dessas trilhas, que o turista pode conhecer a área onde é realizado o tratamento natural dos resíduos líquidos gerados pelo empreendimento, garantindo que nenhuma substância poluente seja despejada no oceano.

 

ilha-do-papagaio_santa-catarina_chegada

 

Além do tratamento dos resíduos líquidos, a pousada possui um grande sistema de separação e reaproveitamento dos resíduos sólidos. Por lá quase tudo é separado e reutilizado na própria pousada, ou doado para os funcionários revenderem ou, ainda, encaminhado para uma recicladora da região.

 

Durante a visita conhecemos três chalés da pousada, todos muito espaçosos e com uma vista fantástica! A decoração é simples feita com produtos típicos da região. Tudo combinando com o local e o clima de praia!

 

Os chalés ficam bem espalhados pela propriedade e por isso o hóspede tem sempre a sensação de exclusividade. Dentro dos aposentos podemos destacar as ações ambientais como lâmpadas econômicas, programa de reuso de tolhas, isolamento térmico nos telhados, diminuindo a temperatura interna dos quartos, e equipamentos de menor consumo de energia.

 

ilha-do-papagaio_santa-catarina_piscina

 

Outro destaque fica por conta das ações sociais desenvolvidas pelo empreendimento. Todos os colaboradores têm a opção de dormir na ilha, tendo, neste caso, todos os custos de estadia e alimentação subsidiados pela pousada. O empreendimento também oferece treinamentos constantes para a sustentabilidade e plano de saúde para os funcionários.

 

Em relação à comunidade local, além de utilizar artesanato local na decoração da pousada e disponibilizar peças para a venda em sua lojinha, a Ilha do Papagaio organiza e participa de ações para a educação de jovens da região, patrocina eventos da comunidade e apoia financeiramente ONG´s do município.

 

 

Outras ações de sustentabilidade desenvolvidas pela Pousada Ilha do Papagaio:

 

ilha-do-papagaio_santa-catarina_conscientizacao– Possui política de sustentabilidade escrita, implementada e divulgada. Veja como fazer

– Publica relatórios de sustentabilidade, indicando o andamento de todas as ações socioambientais desenvolvidas. Veja como fazer

Separa o óleo usado e o disponibiliza para um colaborador que o transforma em sabão

– Participa da vida associativa local

– É adaptada para receber iluminação solar, evitando o uso de lâmpadas durante o dia

– Realiza controle periódico do consumo de água e energia

 

 

Mas sempre há como melhorar! E para tal deixamos algumas sugestões de ações para o empreendimento:

 

– Utilizar redutor de vazão em todas as torneiras. Veja onde comprar

– Instalar sistema de controle de energia nos quartos com chave-cartão

– Instalar sistema para captação de água de chuva. Veja quanto custa e como fazer

– Utilizar sistema de aquecimento de água com energia solar

 

ilha-do-papagaio_santa-catarina_restaurante

 

Fica nossa recomendação para você, amigo turista, que busca um contato direto com o meio ambiente, em uma ilha totalmente exclusiva, com acomodações muito espaçosas e bem decoradas, com vista fantástica para o oceano e com boas opções de atividades, como trilhas, piscina e praia. E quem sabe você ainda pode dar a sorte de ver uma baleia passeando pela região diretamente da varanda de seu chalé!

 

Para os turistas que estiverem hospedados em Florianópolis e queiram apenas aproveitar uma bela piscina e praia particulares, além de poder realizar todas as atividades citadas, a pousada possui um número limitado de day-use para os dias que

 

 

 

ilha-do-papagaio_santa-catarina_logo Mais informações do Hotel.
Ilha do Papagaio – Palhoça
(48)3286.1242
www.papagaio.com.br
Aposentos/tipo: 20 chalés
Diária média: R$ 700,00

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem. Julho/2013

 

 

Veja mais sobre este e outros hotéis sustentáveis em nosso cadastro de hotéis sustentáveis.

 

 

Veja aqui os critérios para um hotel receber o “selo de hotel visitado”.

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.