Case do Mês » Case do Mês – Pousada Dom Capudi, Bombinhas, Santa Catarina

Case do Mês – Pousada Dom Capudi, Bombinhas, Santa Catarina



dom-capudi_bombinhas_santa-catarina_vista-geral

 

selo-hotel-visitado

 

Sustentabilidade e qualidade a preço justo

 

 

No dia 23.01.2015 foi realizada nova visita ao empreendimento e as ações socioambientais foram atualizadas (acrescentadas ou marcadas com um risco quando não foram vistas)

 

No dia 25 de janeiro de 2013 estivemos na Pousada Dom Capudi, localizada na bela praia de Bombinhas, Santa Catarina. A região é muito famosa pelos passeios de escuna e, principalmente, pelas águas claras, ótimas para mergulho. Por lá existem muitas opções de passeios para a prática de snorkel e também muitas escolas de mergulho. Na região ainda são encontradas muitas trilhas e, é claro, ótimas praias.

 

A Pousada Dom Capudi passou por uma recente ampliação e hoje conta com 26 quartos, num total de 50 leitos. Logo que chegamos fomos conversar sobre as ações da pousada no salão onde é servido o café da manhã. Lá descobrimos que as ações de sustentabilidade começaram desde o inicio do empreendimento, nove anos atrás. Os proprietários são formados em administração e responsabilidade social, e aplicaram todos os seus conhecimentos sobre o tema na construção e operação da pousada.

 

 

Como na maioria dos empreendimentos que visitamos, o programa Bem Receber, desenvolvido em meados de 2006 pelo Sebrae, deu grande impulso às ações que já eram desenvolvidas.

 

O programa trouxe a consciência da importância do controle gerencial para o empreendimento. A partir de então a pousada passou a ter controles para a maioria das atividades como, por exemplo, passou a registrar frequentemente o consumo de luz e água, a fim de identificar rapidamente possíveis vazamentos, pesar a quantidade de resíduos sólidos gerados, e assim verificar se há algum desperdício de alimento, implementou e melhorou o controle das reuniões e treinamentos ocorridos na pousada, além de passar a realizar a manutenção preventiva da maior parte dos equipamentos.

 

Essas boas práticas gerenciais, aliadas às ações socioambientais desenvolvidas, fizeram com que a Pousada Dom Capudi tivesse uma das melhores pontuações em nossas visitas, mostrando que na sustentabilidade tem que haver um equilíbrio entre as ações sociais, ambientais e gerenciais.

 

 

A pousada desenvolve um trabalho muito bom de conscientização de colaboradores e hóspedes, e além de ter uma política de sustentabilidade escrita e implementada e uma política de compras sustentáveis, o empreendimento faz grande divulgação das ações que realiza. Além de divulgar essas ações no site, a recepção e todos os quartos contam com material para a conscientização dos hóspedes, incluindo dicas de como o turista pode ajudar.

 

Outra importante ação desenvolvida na pousada é que todos os quartos possuem controlador de energia por cartão, isto é, quando o hóspede deixa o quarto, automaticamente todas as lâmpadas, televisão e ar condicionado são desligados, economizando grande quantidade de energia.

 

Ainda em relação à energia, o hóspede tem a opção de ventilador além do ar condicionado, dando assim uma alternativa mais econômica para o turista. A pousada também desenvolve um programa de reuso de tolhas e roupa de cama, evitando o consumo desnecessário de água, energia e produtos de limpeza e possui aquecimento solar da água dos chuveiros.

 

Os quartos da pousada foram construídos em volta da piscina e de um grande jardim, o que faz com que o hóspede fique bem próximo de muito verde. Mas para quem preferir ir para a praia, a pousada disponibiliza cadeiras e guarda-sol para o hóspede. Já para o final da tarde o turista ainda tem a sua disposição bicicletas e uma sala de jogos, com mesa de snooker e churrasqueira. Toda a estrutura e quartos da pousada são decorados com artigos de artesanato local, favorecendo a criação de renda para a comunidade local.

 

Fomos também conhecer a área onde é realizada a transformação dos restos de alimentos em adubo (compostagem), e onde fica também a horta, de onde são tirados alguns dos alimentos utilizados na pousada.

 

Outras ações desenvolvidas na pousada:

 

– Tem estrutura adequada para receber hóspede com deficiência física. Veja como fazer

– Realiza a captação de água de chuva

– Separa e encaminha os resíduos sólidos para a reciclagem

– Possui vasos sanitários com menor consumo de água

– Realiza ações voltadas para a educação de jovens da comunidade

– Patrocina, divulga e participa de eventos da região

– Apoia financeiramente o instituto Boi Mamão

– Participa ativamente da vida associativa da região

– Oferece treinamento e conscientização para colaboradores em temas relacionados à sustentabilidade

– 50% de toda a área do empreendimento é permeável, contribuindo com a redução dos riscos de enchentes

– Possui sensores de presença nos corredores e áreas externas

– Restos de materiais de construção foram reaproveitados no estacionamento da pousada

– Participa de campanha de limpeza das praias locais

 

 

 

 

Mas apesar de todas as ações citadas, os proprietários sabem que podem, e devem, fazer mais. Inclusive na data de nossa visita a proprietária ficou muito animada ao saber que já é possível encontrar dispensers de amenities (shampoo e sabonete) para vender no Brasil, evitando assim o uso de embalagens individuais desses produtos. Em breve esta ação deve estar implementada! (Ação implementada e conferida em 23.01.2015)

 

Outras ações de sustentabilidade que podem ser desenvolvidas na pousada:

 

Utilizar telhados verdes na propriedade ou, ao menos, em parte dela

– Instalar redutores de vazão em todas as torneiras

– Oferecer plano de saúde para os colaboradores

– Desenvolver campanha antitabagismo entre colaboradores e hóspedes

 

 

Fica o nosso convite para que você, amigo turista, venha conhecer a região de Bombinhas, com suas belezas naturais e boas opções de passeios, aproveitando ao máximo a grande visibilidade das águas da região. Fica também nossa recomendação para que se hospede na pousada Dom Capudi, que além de ter atingido uma das maiores pontuações em nossos quesitos de sustentabilidade, é muito aconchegante. Possui quartos espaçosos, bem decorados e novos, e possibilita um grande contato entre o hóspede e a natureza.

 

Já se hospedou na Pousada Dom Capudi? Faça sua avaliação sobre a estadia.

 

dom-capudi_bombinhas_santa-catarina_logo Mais informações do Hotel.
R. Tangará, 358 (Bombas)
(47) 3369-2984
www.pousadadomcapudi.com.br
Aposentos/tipo: 25 apartamentos
Diária média: R$ 270,00

 

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem. Maio/2013

 

 

Veja mais sobre este e outros hotéis sustentáveis em nosso cadastro de hotéis sustentáveis.

 

Tem comentários sobre este case? Clique aqui.

 

Veja aqui os critérios para um hotel receber o “selo de hotel visitado”.

 

Contribuíram com esta publicação

Revisão e edição de texto – Nathalia Pereira, Jornalista – www.nathaliapereira.com

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.