Case do Mês » Case do Mês – Pousada EcoMaceio, Maceió, Alagoas

Case do Mês – Pousada EcoMaceio, Maceió, Alagoas



 

 

ecomaceio_pousada_quarto

 

selo-ecohospedagem-hotel-visitado

 

Um empreendimento com sede de ser sustentável!

 

 

Durante nossos dois dias de estada em Maceió, capital de Alagoas, um dos empreendimentos que fomos visitar é a pousada EcoMaceio, um empreendimento que já nasceu com o objetivo de ser reconhecido por suas práticas sustentáveis, o próprio nome já nos diz isso.

 

Mas como sabemos, e já foi citado na matéria http://ecohospedagem.com/hotel-ecologico-x-hotel-sustentavel-x-greenwashing/, muitos empreendimentos, por estarem em meio a mata, ou um grande numero de árvores, se autointitulam “eco” alguma coisa ou “green” sei lá o que, porém de ações reais que beneficiam a natureza e a comunidade local pouco encontramos.

 

Mas a Pousada EcoMaceio é um caso a parte, a pousada que já começou Eco no nome, também desenvolve boas práticas de sustentabilidade e, após nossa visita, está desenvolvendo ainda mais.

 

ecomaceio_pousada_hall

 

Logo na entrada já nos deparamos com a fachada principal coberta por vegetação, trazendo assim mais de vida a bela cidade de Maceió. Lá dentro é impossível não notar os vários objetos, acabamentos e decorações feitos com pastilhas de casca de coco.

 

Vista de fora a pousada parece ser pequena, porém para nossa surpresa, o empreendimento possui 20 quartos espaçosos e muito bem decorados, contando as opções single, duplo, duplo com varanda ou ainda duplo máster e triplo.

 

Porém, além de espaçosos e bem decorados, é nos quartos que estão algumas das ações de sustentabilidade desenvolvidas pelo empreendimento. Por lá todos os equipamentos eletrônicos são de baixo consumo de energia, os vasos sanitários possuem dois fluxos, as torneiras contam com redutores de vazão de água (veja como funcionam e onde comprar), que não interferem no conforto do hóspede mas reduzem muito o consumo de água.

 

Ainda nos quartos encontramos chuveiros econômicos, e um sistema de controle de energia por cartão, em que todo o sistema elétrico do apartamento é desligado quando o hóspede deixa o quarto, evitando assim que televisão, ar condicionado e outros equipamentos fiquem ligados sem necessidade.

 

ecomaceio_pousada_reciclagem

 

Ainda para diminuir o consumo de recursos naturais, a Pousada EcoMaceio desenvolve um programa de reuso de tolhas, evitando que as mesmas sejam lavadas todos os dias (afinal em casa você não lava suas toalhas diariamente), possui lâmpadas frias ou de led em todos os pontos de luz e utiliza energia solar para aquecer a água utilizada nos chuveiros.

 

Sem falar no charme e o contato com a natureza que as varandas presentes em alguns quartos trazem para o hóspede.

 

ecomaceio_pousada_conscientizacaoHoje não é tão simples encontrar pequenas pousadas em Maceió, principalmente na região da Ponta Verde, onde encontra-se a Pousada EcoMaceio. Por isso, para quem quer fugir dos grandes hotéis, com centenas e centenas de quartos, para quem busca uma opção mais familiar, com funcionários atenciosos, e ainda pagar um preço bem acessível e justo, a pousada é uma ótima opção.

 

Mas a pousada também possui ações de sustentabilidade do lado de fora dos quartos, como em seu restaurante, onde é servido o café da manhã dos hóspedes, que tem, como opção, pratos da culinária local, incentivando a disseminação da cultura alagoana entre os turistas. O empreendimento conta também com detectores de presença nas lâmpadas de corredores e áreas de uso comum, realiza a separação e dá o correto encaminhamento para os resíduos recicláveis e apoia a comunidade local, através do patrocínio a um time de futebol de um bairro carente e através de doações mensais a APALA , Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos.

 

Mas, apesar de todas estas ações, o empreendimento não conseguiria atingir os 40% dos pontos possíveis em nosso check list e assim receber nosso selo de hotel visitado e ter sua visita contada.

 

Porém, o Portal EcoHospedagem não tem a intenção de penalizar ou excluir meios de hospedagem de seu cadastro, pelo contrário, nosso objetivo é incentivar que os empreendimentos hoteleiros adotem cada vez mais práticas socioambientais. Por isso, quando fazemos nossas visitas a hotéis e pousadas que ficam muito próximos de obter nosso selo de hotel visitado, sugerimos algumas ações socioambientais que podem ser implementadas e, se o empreendimento as implementar num prazo de até dois meses, o mesmo nos envia fotos e documentos provando ter adotado estas ações e recebe então nosso selo de hotel visitado.

 

ecomaceio_pousada_quarto

 

E a Pousada EcoMaceio, demonstrando sua real intenção em adotar cada vez mais práticas de sustentabilidade e, consequentemente, ser reconhecida por isso, implementou, em menos de um mês as ações sugeridas por nossa equipe, atingindo assim a pontuação adequada para ser, reconhecidamente, uma pousada com mais ações sustentáveis que a grande maioria dos empreendimentos brasileiros.

 

Dentre as ações implementadas após nossa visita, e que foram comprovadas através do envio de fotos e documentos estão:

 

– A política de sustentabilidade, que já existia e era divulgada no site, agora fica exposta na recepção da pousada, mostrando a todos os hóspedes e colaboradores que o empreendimento tem como política diminuir seu impacto no meio ambiente e na comunidade local. (Veja como fazer)

ecomaceio_pousada_folder– O empreendimento criou uma cartilha de sustentabilidade em que todas as ações socioambientais desenvolvidas na pousada são citadas. A cartilha é entregue ao hospede na hora do check in, junto ao regulamento da pousada, fazendo assim com que o hóspede se conscientize, e participe desta iniciativa, além de incentivar que o visitante cobre ações similares no próximo empreendimento em que se hospedar.(Veja exemplo)

– Como forma de prevenir possíveis vazamentos e também identificar a necessidade de manutenção de aparelhos elétricos, a pousada passou a fazer o monitoramento periódico do consumo de água e energia, e da produção de resíduos por hóspede/noite.

– A pousada, que já possui um questionário para receber criticas e elogios dos hóspedes passou, através da adoção de uma urna, a receber a opinião de seus colaboradores, e assim ter uma forma a mais de ouvir o que seus funcionários estão pensando, trazendo benefícios aos colaboradores, ao empreendimento e também ao hóspede.

 

Fica nosso convite para você turista que vai visitar Maceió e procura por um empreendimento com ações socioambientais, a um preço acessível, com boa localização e quartos bem espaçosos e bem decorados.

 

 

 

ecomaceio_pousada_logo Mais informações do Hotel.
Av. Desembargador Valente de Lima, 204, Jatiúca, Maceió, Alagoas
(82) 3317-8551
www.pousadaecomaceio.com.br
Aposentos/tipo: 20 quartos
Diária média: R$ 140,00

 

 

Por Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem. Julho/2012

 

 

Veja mais sobre este e outros hotéis sustentáveis em nosso cadastro de hotéis sustentáveis.

 

 

Veja aqui os critérios para um hotel receber o “selo de hotel visitado”.

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.