Case do Mês » Case do Mês – Pousada Encanto da Bocaina

Case do Mês – Pousada Encanto da Bocaina



 

pousada-encanto-da-bocaina-sao-jose-do-barreira-nascer-do-sol

 

selo-ecohospedagem-hotel-visitado

 

 

 

Aprendendo sempre!

 

Depois de 10 de visitas a empreendimentos no estado do Rio de Janeiro, já na volta para São Paulo a equipe do Portal EcoHospedagem conheceu a pousada Encanto da Bocaina. Uma pousada muito recente (começou suas atividades em Novembro de 2011) e que apesar de já possuir muito mais ações que muita “gente grande” por ai, está sempre em busca de novas ações socioambientais.

 

pousada-encanto-da-bocaina-cafe-no-campo turismo_e_sustentabilidadeFomos recepcionados por Luciana, a simpaticíssima proprietária da pousada e por Max, um labrador que não para de brincar e, devido sua raça, nos faz lembrar, invariavelmente, do filme “Marley e eu”. Começamos nosso bate-papo na mesa “estilo piquenique” no jardim da pousada, mesa nesta em que também é servido o café da manhã ao ar livre e com uma vista muito bonita da região da Serra da Bocaina, onde está localizada a Pousada.

 

 

 

⇒ Veja publicação da proprietária com dicas para viajar com seu Pet ⇐

 

Quando veio para região, Luciana e seu marido já tinham a ideia de construir uma pousada pensando na natureza, em interferir o mínimo possível no meio ambiente, e por isso, durante a construção nenhuma árvore foi derrubada e nenhum córrego ou rio desviado. Na decoração da pousada a preferência é para os produtos da região, bem como todos os perecíveis (quando disponíveis) são comprados dos vizinhos ou empreendimentos das cidades do entorno.

 

Como nos conta Luciana, que já é uma leitora assídua das dicas de nosso Portal, novas ações vão sendo implementadas a medida que novas idéias vão surgindo, como é o caso da composteira externa que estava sendo preparada no momento de nossa visita e que Luciana havia aprendido 1 semana antes em um curso que ocorreu na cidade.  Outros dois projetos em desenvolvimento são o “plante uma árvore” e o desenvolvimento de uma cartilha para conscientização e educação dos hóspedes.

 

pousada-encanto-da-bocaina-varanda turismo_e_sustentabilidadeA pousada ainda é pequena e possui três bangalôs. Todos com lareira (abastecida com lenha de árvores que caíram naturalmente), varanda e jardim interno. Como são poucos bangalôs a produção de resíduos ainda é baixa, mas mesmo assim todo o lixo reciclável é separado e levado pessoalmente pelos proprietários a pontos de coletas nas cidades próximas, visto que a cidade de São José do Barreiro, onde esta o empreendimento, não possui tal serviço.

 

É também a própria Luciana que informa os viajantes de que pensando no gasto desnecessário de água e energia, a pousada executa um programa de troca de toalhas e roupa de cama, no qual as trocas acontecem a cada 2 ou 3 dias, no mínimo. Mas para ir mais além, a lavanderia da pousada possui uma estrutura aberta que favorece a secagem natural das toalhas e roupas de cama, evitando assim o uso desnecessário de energia elétrica com máquina de secar. Veja outras ações desenvolvidas pela arquitetura sustentável.

 

Ainda pensando na economia de recursos naturais a pousada possui apenas lâmpadas econômicas, vasos sanitários de caixa acoplada simples ou com duas vazões e dá preferência por equipamentos eletrônicos de baixo consumo.

 

pousada-encanto-da-bocaina-chale-com-lareira turismo_e_sustentabilidade

Localizada no alto da Serra da Bocaina, no caminho para o parque nacional que leva o nome da Serra, a pousada possui horta e pomar plantados pelos proprietários, e ainda em 2012 passará a oferece aos hóspedes passeios e trilhas por uma área com 3 nascentes de água. Um pouco dessa experiência com a natureza pode ser acompanhado pelo blog da pousada (www.encantodabocaina.com.br) onde Luciana publica freqüentemente todas as histórias de animaizinhos que aparecem por la… Uma leitura muito agradável!

 

No blog você vai poder acompanhar, por exemplo, como Luciana substituiu o uso de sacos plásticos nas lixeiras por uma dobradura de jornal, ideia essa dada pela equipe do Portal EcoHospedagem e implementada no dia seguinte por Luciana. Na pousada Encanto da Bocaina é assim, a medida que as idéias vão aparecendo, os proprietários as implementam! Um ótimo trabalho!

 

Para você, amigo viajante, que busca privacidade e beleza natural, fica o convite para conhecer essa simpática pousada e seus agradáveis moradores, Luciana e seu marido e Max, o incansável labrador. Tenha a certeza de que terá um tratamento muito pessoal e amigável dado pela proprietária, que cuida, pessoalmente de todos os serviços da pousada, como refeições, limpeza e o agradável bate-papo.

 

Atualização 05/2014

 

A pousada inaugurou recentemente um aconchegante Bistrô, onde a própria Luciana faz os pratos para os hóspedes e convidados.

 

bistro-pousada-encanto-da-bocaina“O Pirilampo Bistrô foi aberto ao público a partir da percepção de que os hóspedes da Pousada Encanto da Bocaina adoravam os cafés e jantares preparados com muito carinho e capricho pela Luciana Azevedo e o Wilson.

Desta forma, resolveu-se criar um ambiente charmoso e acolhedor onde hóspedes e clientes pudessem apreciar e desfrutar desses prazeres gastronômicos.

O Pirilampo Bistrô oferece além de um farto café da manhã, abastecido com vários podutos de produção própria, como bolos, geléia, iogurte e pães, frutas, sucos,  etc.

No jantar, pratos elaborados, como truta, massa, risoto e outros pratos vegetarianos, privilegiando os produtos orgânicos cultivados na região. E, para acompanhar, pode-se saborear um delicioso vinho, ou uma genuína cachaça premiada, ou ainda um fabuloso suco desintoxicante.”

 

 

pousada-encanto-da-bocaina-logotipoMais informações do Hotel.

Localização: Favor consultar site do empreendimento
(12) 9707.1180 ou (12) 9760.5953
www.encantodabocaina.com.br

Aposentos/tipo: 03 bangalôs, totalizando 06 leitos

Diária: R$ 460,00

 

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem. Junho/2012

 

 

Veja mais sobre este e outros hotéis sustentáveis em nosso cadastro de hotéis sustentáveis.

 

 

Veja aqui os critérios para um hotel receber o “selo de hotel visitado”.

 

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



5 Respostas para Case do Mês – Pousada Encanto da Bocaina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.