Case do Mês » Case do Mês – Pousada Encantos da Terra, Canela, Rio Grande do Sul

Case do Mês – Pousada Encantos da Terra, Canela, Rio Grande do Sul




pousada-encantos-da-terra-canela-rs-fachada

 

selo-ecohospedagem-hotel-visitado

 

 

 Uma pousada que inova nas ações socioambientais

 

Acompanhe como foi nossa visita a pousada Encantos da Terra, um aconchegante empreendimento que mudou de rumo em 2003, após ser comprada pelos novos donos, o casal Mauro e Tânia.

 

Nossa equipe ficou hospedada dois dias na pousada e assim conseguimos ver em detalhes todas as ações de sustentabilidade desenvolvidas por lá. Mas vamos começar contando um pouco mais sobre o empreendimento.

 

A pousada foi adquirida pelos atuais proprietários em 2003, e desde o inicio já começaram a implementar as ações socioambientais. Porém, como a maioria dos empreendimentos do setor, foram fazendo as ações sem planejamento, e ficava difícil acompanha e mesurar os resultados.

 

pousada-encantos-da-terra-canela-rs-hall

 

Em 2007 a pousada começou a participar do Programa Bem Receber e então a gestão do empreendimento tornou-se muito mais profissional. O programa, desenvolvido pelo Ministério do Turismo, SEBRAE e Instituto de Hospitalidade, visava beneficiar micros e pequenos meios de hospedagem através de assistência e treinamentos a empreendedores interessados em adotar boas práticas de sustentabilidade.

 

Hoje o empreendimento é destaque no cenário nacional, tendo ganhado vários prêmios, como o Prêmio Talentos Empreendedores 2007, Selo Verde Guia 4 Rodas 2009 e o Prêmio MPE na categoria serviços de turismo 2010. Além de ser certificada pela Norma Brasileira de Sistema de Gestão da Sustentabilidade – Meios de Hospedagem -, uma das mais completas do setor.

 

pousada-encantos-da-terra-canela-rs-quarto

 

“Desde 2006, quando entramos no Programa Bem Receber que visava à certificação de meios de hospedagem em gestão sustentável na NBR 15.401, estamos adotando continuamente ações sustentáveis na pousada.” Os principais resultados alcançados até agora são:

– Redução do consumo de água em 20%

– Redução do consumo de energia em 15%

– Aumento da taxa de ocupação em 28% em média nos 3 últimos anos

– Redução do consumo de óleo diesel em 48%

– Aumento a taxa de satisfação dos hóspedes de 90% para 96% em 2 anos

– Redução de aproximadamente 50% da quantidade de lavagem de toalhas (opção do hóspede)

 

 

A pousada possui muitas ações socioambientais, são mais de 40 ações diferentes, e podemos destacar três delas, que apesar de simples, só vimos por lá. Uma das ações é a disponibilização das receitas de pratos típicos da região que são servidos no café da manhã, incentivando assim a cultura local. Veja as receitas AQUI.

 

pousada-encantos-da-terra-canela-rs-restaurante

 

A pousada também disponibiliza, 24 horas por dia, água filtrada, chá, café e bolachas para os hóspedes, evitando assim o uso desnecessário de embalagens individuais destes produtos, já que os mesmo são servidos em embalagens reutilizáveis ou em potes de vidro. Ainda para diminuir a quantidade de embalagens utilizadas a Encantos da Terra possui dispenser de sabonete e shampoo em todos os banheiros, inclusive nos quartos, outra ação que só vimos por lá.

 

No total são 23 quartos, divididos em dois andares, além da sala de estar, salão de café da manhã, recepção e estacionamento. A pousada ainda oferece computador para acesso a internet, wifi em todos os ambientes, informações diárias sobre as condições climáticas, jornal do dia, informações e serviços turísticos e um café da manhã muito gostoso e com receitas típicas da região.

 

Em todos os apartamentos o hóspede encontra ações como o acesso controlado por chave-cartão, que desliga a eletricidade do quarto quando o hóspede deixa o recinto, lâmpadas econômicas, programa de reuso de toalhas, torneiras e vasos sanitários com menor consumo de água e equipamentos de menor consumo de energia.

 

pousada-encantos-da-terra-canela-rs-quarto

 

 

Outras ações ambientais desenvolvidas pela Pousada Encantos da Terra:

 

– Possui timers para controlar funcionamento de equipamentos

–A caldeira é toda automatizada com times e sensores de temperatura que ligam e desligam automaticamente de acordo com a demanda.

–A iluminação de pátio e interna de corredores e escadas são todas com fototimer que liga somente com  a presença de pessoas

–Os computadores para uso de hóspedes desligam automaticamente após 15 minutos sem uso

– Dá prioridade para divulgação eletrônica (Internet ao invés de papel)

– Reaproveita papéis para rascunho

– Adota embalagens retornáveis e maiores que economizam recursos naturais se comparado as embalagens padrão

– Faz a separação e dá a destinação correta ao lixo tóxico

– Realiza a separação, pesagem e destinação do lixo (reciclagem)

– Desenvolve ações de proteção à fauna e flora

– Por 2 anos consecutivos fizeram, em conjunto com outras pousadas da região, a neutralização do carbono do Festival de Turismo de Gramado, plantando e distribuindo mais de 1.500 mudas de árvores no evento

– Apoiam com verba projetos de educação ambiental através de entidades como o Rotary e Prefeitura de Canela

– Utiliza apenas produtos biodegradáveis, tanto para a limpeza quanto para o uso dos hóspedes (todos com laudo dos fabricantes)

 

 

Além das várias ações ambientais desenvolvidas pelo empreendimento, com a ajuda do Programa Bem Receber e em busca da certificação da Norma Brasileira de Sustentabilidade, a pousada adotou boas práticas gerenciais e sociais, dentre as quais podemos destacar o trabalho para a conscientização de colaboradores e hóspedes em relação às práticas sustentáveis da pousada, além de incentivar os hóspedes a adotarem ações sustentáveis durante a viagem. Já em relação aos funcionários, além de oferecer treinamentos frequentes, a pousada disponibiliza plano de saúde e participação nos lucros do empreendimento, ações que contribuem para o ótimo atendimento prestado pelos colaboradores.

 

pousada-encantos-da-terra-canela-rs-cafe

 

 

Outras ações gerenciais e sociais desenvolvidas na pousada:

 

– Faz monitoramento regular em busca vazamentos

– Realiza manutenção preventiva e regulagem de equipamentos

– Monitora o consumo de água e energia através de indicadores

– 3% do faturamento é destinado ao apoio de eventos e trabalho voluntário na região

– Os colaboradores realizam palestras sobre sustentabilidade em eventos, faculdades e escolas da região

– Possui sinalização contra exploração sexual. Imprima seu cartaz para colocar em seu empreendimento

– Expõe e vende produtos feitos na comunidade local. Veja como fazer

– Divulga produtos e serviços da comunidade

– Promove eventos para a saúde da comunidade

– Prioriza fornecedores e mão de obra da região

– Dá prioridade à fornecedores com ações sustentáveis

– O empreendimento é sócio e apoiador de entidades promotoras do desenvolvimento local (participa ativamente do vida associativa local, sócio do Fundo de Turismo de Canela e da ACIC Canela)

– Dá preferência pelo conserto de equipamentos e não pela troca

– Possui uma política de sustentabilidade escrita, implementada e divulgada. Veja como escrever uma política de sustentabilidade para seu empreendimento

 

pousada-encantos-da-terra-canela-rs-aerea

 

Outro ponto que nos surpreendeu durante nossa visita é que, apesar da pousada ter sido comprada já construída, os novos proprietários adaptaram a estrutura para captar e reutilizar água de chuva e para a instalação de painéis solares para aquecimento da água.

 

Mas, apesar de todas as ações citadas, Mauro e Tânia sabem que podem fazer ainda mais, e por isso deixamos algumas sugestões de ações ainda não adotadas na pousada:

 

– Adaptar a estrutura para receber hóspedes com deficiência física. Veja como adequar seu empreendimento

– Fazer uma horta para a produção de alguns alimentos utilizados no café da manhã

– Reutilizar materiais que iriam para o lixo na própria pousada. Veja exemplos AQUI

 

 

Para os turistas que querem curtir o friozinho da região de Canela e Gramado, ou saborear algumas das centenas de opções de chocolates dos fabricantes regionais, ou ainda ver de perto as famosas decorações de Natal das duas cidades, a pousada Encantos da Terra é uma ótima opção para se hospedar impactando menos na natureza e ainda ajudando a comunidade local. É, com certeza, um dos empreendimentos da região que mais possuem ações que beneficiam o meio ambiente e a comunidade local, além de ser muito bem preparado para receber o hóspede.

 

 

pousada_encantos_da_terra_logotipo Mais informações do Hotel.
Rua Tenente Manoel Correa, 282 – Centro –
(54) 3282-2080
www.pousadaencantosdaterra.com.br
Aposentos/tipo: 23 suítes com 72 leitos
Diária média: R$ 200,00

 

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem. Setembro/2013

 

 

Veja mais sobre este e outros hotéis sustentáveis em nosso cadastro de hotéis sustentáveis.

 

 

Veja aqui os critérios para um hotel receber o “selo de hotel visitado”.

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



2 Respostas para Case do Mês – Pousada Encantos da Terra, Canela, Rio Grande do Sul

  1. Elaine diz:

    Olá, bom dia;

    Me chamo Elaine e gostaria de saber se vocês tem suites para lua de mel, e que vou casar e estou procurando um local para passar. Se tiver por favor me mande valores e imagens para que possamos negociar.

    desde já agradeço

    • Olá Elaine como vai? Sua mensagem já foi encaminhada para a pousada Encantos da Terra.

      Atenciosamente,

      Portal EcoHospedagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.