Case do Mês » Case do Mês – Pousada Fim da Trilha, Ilha do Mel, Paraná

Case do Mês – Pousada Fim da Trilha, Ilha do Mel, Paraná



fim-da-trilha_pousada_ilha-do-mel_parana_area-descanco

 

selo-ecohospedagem-hotel-visitado

 

 

A pousada que nasceu de um restaurante. E que restaurante!

 

 

De uma casa simples, onde a proprietária morava transformou-se em um restaurante para receber os amigos, passando por uma hospedagem para os conhecidos, até chegar ao que é hoje, o belo restaurante e pousada Fim da Trilha, que apesar do nome, fica no meio da praia de Encantadas, o ponto mais turístico da Ilha do Mel.

fim-da-trilha_pousada_ilha-do-mel_parana_antiga

Antiga casa da proprietária

Diferente do que normalmente fazemos, desta vez começaremos falando do restaurante da pousada, pois além de já ter sido algumas vezes premiado como um dos melhores restaurantes da Ilha, nós tivemos a oportunidade de experimentar os deliciosos pratos servidos no local.

 

O melhor é que além de muito gostosos, os pratos levam, principalmente e quando possível, ingredientes locais e orgânicos, além de as porções serem do tamanho ideal para saciar a fome, evitando, assim, o desperdício de alimentos. O restaurante participa do programa Gastronomia Responsável, que incentiva praticas de sustentabilidade em restaurantes do estado do Paraná.

 

 

Do restaurante, todos os pratos saem sob a supervisão do chefe Guilherme Furtado, filho da proprietária . Então fica a recomendação, hospedando-se ou não na pousada, vá saborear um dos pratos da casa.

 

fim-da-trilha_pousada_ilha-do-mel_parana_camarao-fim-da-trilhaOutra ação ambiental importante e que envolve tanto o restaurante como a pousada, é que todos os resíduos orgânicos produzidos no empreendimento são compostados ou encaminhados para o destino adequado. Veja aqui como fazer uma composteira ou um minhocário.

 

Ainda em relação aos resíduos, o empreendimento separa todo o lixo reciclável e realiza o tratamento natural com raízes dos resíduos líquidos produzidos no empreendimento. Enfim, nada é lançado na água do mar ou fora da propriedade.

 

Como todos os empreendimentos da Ilha do Mel, até como forma de respeitar a natureza local e a capacidade de suporte da Ilha, a pousada tem um padrão simples, sem os mimos do tipo banheiras, saunas, piscina e etc., mas tudo muito arrumadinho.

 

A pousada, que fica a 1 minuto de caminhada de onde chegam os barcos na praia de Encantadas, conta com 8 quartos, equipados com descargas que gastam menos água (caixa acoplada), torneiras com redutor de vazão de água, equipamentos eletrônicos mais econômicos e lâmpadas econômicas.

 

fim-da-trilha_pousada_ilha-do-mel_parana_quarto2

A pousada é cercada de muito verde, o que combina muito com as paredes de vidro do restaurante (local onde também é servido o café da manhã), trazendo grande interação entre o hóspede e a natureza, que é, com certeza, o maior atrativo da Ilha do Mel.

 

Outras ações socioambientais desenvolvidas na pousada:

Conscientização de hóspedes para as questões de sustentabilidade

– Patrocínio a eventos da região

– Uso de dispenser de produtos utilizados no café da manhã, como açúcar, manteiga e outros, evitando o uso de embalagens individuais

 

Outro projeto no qual a pousada Fim da Trilha participa é a União das Mulheres da Ilha do Mel – EMILIAS, que organiza e viabiliza treinamentos e capacitações para as mulheres da comunidade, trazendo assim mais conhecimento e poder à estas mulheres.

 

fim-da-trilha_pousada_ilha-do-mel_parana_tratamento-de-efluentes

Mas Margareth, mais conhecida por Marga, a proprietária da pousada, sabe que pode melhorar muito. Apesar de no momento de nossa visita a pousada não ter atingido os critérios mínimos para receber o selo de hotel visitado, mas por estar próximo de alcançar a pontuação mínima necessária e pela demonstração de boa vontade da proprietária em implementar as ações necessárias, deixamos recomendações de algumas ações para serem implementadas pelo empreendimento e assim fazer mais pelo meio ambiente a comunidade local.

 

08/04/2013 – Mostrando seu comprometimento com a sustentabilidade, e afim de se adequar aos critérios do Portal EcoHospedagem, a pousada Fim da Trilha implementou algumas ações socioambientais solicitadas por nossa equipe.  A pousada enviou fotos das ações para comprová-las. Abaixo as ações sugeridas e implementadas:

 

– Escrever e implementar uma política de sustentabilidade. Veja aqui como começar

– Disponibilizar, em local visível, sinalização contra a exploração sexual de crianças. Veja aqui alguns exemplos de sinalização

– Implantar uma horta orgânica na pousada para uso dos alimentos na pousada e no restaurante

 

Fica nosso convite para que você, amigo turista, conheça a pousada, ou que, pelo menos, de uma passadinha para saborear um dos pratos do famoso e premiado restaurante, para provar uma comida com ingredientes locais e com uma apresentação impecável.

 

 

 

fim-da-trilha_pousada_ilha-do-mel_parana_logotipo Mais informações do Hotel.
Praia de Encantadas
(41) 3426.9017
www.fimdatrilha.com.br
Aposentos/tipo: 08 apartamentos, 22 leitos
Diária média: R$ 250,00 a R$ 450,00

 

 

Por Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem.

 

 

Veja mais sobre este e outros hotéis sustentáveis em nosso cadastro de hotéis sustentáveis.

 

Veja aqui os critérios para um hotel receber o “selo de hotel visitado”.

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Uma Resposta para Case do Mês – Pousada Fim da Trilha, Ilha do Mel, Paraná

  1. Rosane diz:

    A Pousada oferece muito pouco pelo valor alto que cobra. Quando chegamos a TV a cabo não funcionava, o secador estava queimado e havia uma goteira bem em cima da cama. Fiquei em um apartamento (nr. 1) que fica ao lado da cozinha, horrível, não dava para dormir antes da meia-noite e acordava-se cedo, em torno das 5 da manhã, por causa do barulho de panelas e conversas. Esta Pousada fica na Praia de Encantadas que não tem quase infra estrutura nenhuma, o melhor da Ilha do Mel é ficar em Nova Brasilia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.