Case do Mês » Case do Mês – Pousada Florescer, Urubici, Santa Catarina

Case do Mês – Pousada Florescer, Urubici, Santa Catarina



 

pousada-florescer-urubici-santa-catarina-sala

 

selo-ecohospedagem-hotel-visitado

 

 

Durante nossas visitas do projeto Na Rota da Sustentabilidade, na região da Serra Catarinense, fomos conhecer a pousada Florescer, que fica dentro de uma EcoVila.

 

A pousada, que fica a cerca de 30 minutos do centro de Urubici, logo ao lado das cavernas Rio dos Bugres, uma das atrações turísticas da cidade, é uma ótima opção para quem quer descansar e ter contato com o meio ambiente, ou ainda para realizar um tratamento completo de SPA ou desintoxicação.

 

Mas antes de falarmos da pousada, vamos falar um pouquinho da Ecovila, uma ideia em alta nos dias atuais e que foge bastante do convencional. Uma Ecovila é como se fosse um bairro, em que cada família tem sua casa, mas em que as relações humanas são prioridade. Os espaços comuns, como jardins, hortas, centro de encontros e parquinhos são cuidados por todos, com o trabalho de todos.

 

Numa Ecovila, por exemplo, para se construir ou consertar alguma coisa, se possível, os moradores se unem e realizam o trabalho juntos, e evitam simplesmente contratar alguém de fora. As refeições são preferencialmente feitas em grupo, e tudo o que se produz lá dentro é da comunidade, e o excedente é vendido para fora, como forma de gerar renda para compra de outros produtos básicos.

 

pousada-florescer-urubici-santa-catarina-quarto

 

Existem vários tipos e conceitos de Ecovila, a própria Ecovila Florescer, por exemplo, é um pouco mais “moderna” do que as Ecovilas mais tradicionais. Lá alguns moradores possuem trabalhos em outros locais e não vivem, necessariamente, apenas de seus trabalhos dentro da comunidade. Isto porque muitos dos moradores são pessoas que nasceram na cidade, e hoje não conseguiriam sobreviver da agricultura, por exemplo.

 

Não é por morar em uma Ecovila, que os moradores precisam abrir mão do conformo e da modernidade, pelo menos não na Florescer. Por lá, a atenção maior é para o convívio entre as pessoas, a boa relação entre elas, é viverem o real sentido de comunidade.

 

Tendo falado da Ecovila vamos para a pousada, construída dentro da comunidade e que é a fonte de renda para muitos moradores.

 

A pousada fica na entrada na EcoVila, e logo que chegamos já notamos uma construção muito bonita e moderna. Fernanda e Danilo, os proprietários, e fundadores da Ecovila, nos recebem e contam um pouco da história do local.

 

pousada-florescer-urubici-santa-catarina-externa

 

Contam que a ideia da pousada surgiu como forma de gerar renda para os moradores da Ecovila, permitindo que estes não precisassem se deslocar para a cidade todos os dias para trabalhar. Danilo nos conta que a ideias para a parte da arquitetura sustentável surgiram durante a participação dele em um programa de *Educação Gaia, onde aprendeu várias técnicas de construção sustentável e resolveu aplicá-las na construção da pousada.

 

* Educação Gaia é um curso baseado num currículo criado pela equipe internacional de educadores GEESE (Educadores de Ecovilas do Mundo para um Planeta Sustentável), que há mais de 10 anos desenvolvem cursos em design e desenvolvimento de assentamentos humanos sustentáveis.

 

O terreno da pousada é cortado por rio e possui muitas áreas verdes. Pela propriedade ficam quatro estruturas, a parte principal, que possui nove quartos integrados por um grande hall com teto de vidro, um outro espaço onde são servidas as refeições e o café da manhã, e outros dois espaços, onde acontecem os tratamentos de SPA, como massagem, cromoterapia e outros tratamentos, e o espaço para meditação.

 

Todos os espaços são muito modernos e possuem boas ações socioambientais. O espaço de SPA, por exemplo, foi todo montado com placas feitas com plástico 100% reciclado, que além de retirar muitos resíduos do meio ambiente, também são ótimos isolantes térmicos.

 

pousada-florescer-urubici-santa-catarina-quarto

 

Na conversa com os proprietários, que são moradores da Ecovila, eles nos contam que hoje todos que trabalham com as terapias são moradores da Ecovila. Outro ponto é que a pousada não tem a intenção de ser um meio de hospedagem normal, o espaço tem uma filosofia diferente, que além de servir apenas comida vegetariana, tem a intenção de funcionar quase que como um retiro, seja para desintoxicação, para meditação ou para tratamento de SPA.

 

Hoje a pousada abre apenas para receber os hóspedes que vão participar dos eventos que eles realizam ou ainda para receber grupos fechados. Vale lembrar que se os grupos não quiserem nenhum pacote de tratamento, não há problemas, mas a pensão completa com alimentação vegetariana e o uso de parte do SPA estão incluídos no valor da hospedagem.

 

Na parte principal da pousada, onde ficam os quartos, o layout foi pensado para permitir o maior aproveitamento possível da luz natural, cotando com um grande teto de vidro, e para aproveitar a ventilação cruzada, como forma de manter o espaço sempre fresco sem a ajuda de ar condicionado.

 

Para os dias mais frios, o teto de vidro também funciona como uma estufa, além de contar com os vidros duplos nas janelas, que diminuem a perda de calor do interir da pousada para o lado externo.

 

Todos os quartos dão no salão central, o que incentiva o contato e conversa entre os hóspedes, que, segundo modo de funcionamento do empreendimento, são sempre grupos fechados que estão participando de algum curso, terapia ou tratamento organizados pela pousada, ou grupo de amigos que buscam uma opção mais tranquila para passar um temo juntos.

 

Outro destaque do empreendimento são as refeições. A hospedagem é com pensão completa, isto é, com café da manhã, almoço e jantar já incluídos, e todas as refeições, que são preparadas pela proprietária Fernanda, são com itens orgânicos, naturais e vegetarianos. Sempre acompanhando as temáticas dos eventos, como desintoxicação, revitalização, vegana, entre outros.

 

 

Confira todas as ações de sustentabilidade que encontramos no empreendimento:

– Possui programa de reuso de tolhas e o hóspede é informado de como funciona

– Não possui ar condicionado nos quartos, diminuindo bastante o consumo de energia elétrica do empreendimento

– Incentiva que os hóspedes adotem ações de sustentabilidade durante a viagem e em suas residências através de placas de sinalização para conscientização

pousada-florescer-urubici-santa-catarina-externa2

– Possui apenas lâmpadas econômicas ou LED em todo o empreendimento. Veja os locais ideais para utilizá-las

– No café da manhã utiliza apenas produtos locais e, quando disponível, orgânicos

– Evita o uso de sachês individuais de alimentos, como por exemplo açúcar, geleias, manteiga e outros

Realiza a compostagem dos resíduos orgânicos na própria pousada

– Frutas, legumes, verduras e temperos são plantados na propriedade, e estes produtos são utilizados para as refeições dos hóspedes e dos colaboradores

– No restaurante do empreendimento, são servidos preferencialmente produtos orgânicos, além de servir apenas opções vegetarianas, que impactam menos o meio ambiente do que as carnes

pousada-florescer-urubici-santa-catarina-jardim

– Só trabalha com pratos da cultura local, evitando grandes deslocamentos para comprar alimentos de outras regiões

– O empreendimento está localizado dentro de uma Ecovilla, o que garante muito espaço verde ao seu redor, além de evitar a pavimentação excessiva de áreas externas

– Possui isolamento térmico no telhado, por meio do uso de telhas de Tetrapack reciclado, além de possuir vidros duplos, o que diminui a troca de calor com o ambiente externo

– O empreendimento realiza o tratamento natural de seus efluentes líquidos utilizando sistema de raízes

– Possui um grande teto de vidro central e muitas janelas em todos os ambientes, favorecendo assim o uso de iluminação natural e diminuindo o consumo de energia elétrica

– Estrutura é adaptada para favorecer a ventilação cruzada, diminuindo a temperatura ambiente no calor e evitando o uso de ar condicionado. Como a arquitetura pode ajudar a economizar recursos

 

 

A pousada Florescer é uma ótima pedida para quem esta viajando em grupo ou quer participar de alguns dos eventos que acontecem por lá, por isso fique atento ao Facebook deles para acompanhar a programação das novas turmas. -> www.facebook.com/ecovila.florescer

 

pousada-florescer-urubici-santa-catarina-logoMais informações do Hotel.
Estrada Geral do Rio dos Bugres, km 8,5
(49) 8427.7493 | (49) 9923.462
www.florescer.eco.br
Aposentos/tipo: 09 quartos
Diária: R$ 200,00 – pensão completa

 

 

Por Thiago Cagna

 

 

Veja mais sobre este e outros hotéis sustentáveis em nosso cadastro de hotéis sustentáveis.

 

Veja aqui os critérios para um hotel receber o “selo de hotel visitado”.

 

Ir Para Topo Da Página

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.