Case do Mês » Case do Mês – Pousada Georges Village, Bombinhas, Santa Catarina

Case do Mês – Pousada Georges Village, Bombinhas, Santa Catarina



 

Pousada Georges Village, Bombinhas, Santa Catarina - piscina

 

selo-ecohospedagem-hotel-visitado

 

 

Uma ilha verde na bela cidade de Bombinhas, Santa Catarina

 

Bombas e Bombinhas, duas pequenas cidades no belo litoral catarinense, duas cidades que vivem do turismo e que entre muitas opções de belas praias e trilhas ecológicas, Bombinhas se destaca por ser reconhecida como um dos principais pontos para mergulho aquático no Brasil.

 

E foi assim que começou a historia da pousada Georges Village, que leva o nome de seu proprietário, e fundador Georges, um Belga, amante do mergulho e da natureza, que em 1988 escolheu a cidade para fundar sua escola de mergulho.

 

Pousada Georges Village, Bombinhas, Santa Catarina - fachada

 

E da construção de alguns pequenos chalés para hospedar os alunos que vinham fazer as aulas de mergulho em sua escola (a escola Hybrazil, funciona até hoje, anexa a pousada), teve inicio a pousada Georges Village.

 

Tomando cuidado para interferir o mínimo possível na natureza, hoje o empreendimento possui 32 quartos, entre suítes, chalés e apartamentos luxo, todos eles construídos em meio ao verde, evitando-se ao máximo a retirada de árvores, mantendo assim uma exuberante área verde, formando um ambiente totalmente diferente da cidade, com temperatura amena e quase nenhum barulho da rua. Uma verdadeira ilha de mato no meio da cidade.

 

Além de ter mantido as árvores do terreno, Georges nos conta que também plantou muitas árvores. Já no dia a dia, a pousada desenvolve boas ações para diminuir seu impacto no meio ambiente, ações como o uso de telhados verdes em alguns ambientes da pousada, diminuindo a temperatura interna e, consequentemente, reduzindo o uso de ar condicionado. Também evita o uso de saches individuais de alimentos (açúcar, geleias e manteiga), diminuindo assim o descarte desnecessário de embalagens.

 

Pousada Georges Village, Bombinhas, Santa Catarina - quarto

 

Ainda pensando na redução de impactos sobre o meio ambiente, o empreendimento realiza a separação e dá o encaminhamento correto para os resíduos recicláveis e faz a compostagem, no próprio empreendimento, dos resíduos orgânicos, transformando-os em adubo. A pousada ainda faz a separação e dá a correta destinação para o óleo de cozinha usado e evita o consumo de sacolas plásticas, reutilizando as sacolinhas das lixeiras que armazenam apenas resíduos secos.

 

Pousada Georges Village, Bombinhas, Santa Catarina - banheiraMas a pousada Georges Village também investe bastante no conforto de seus hóspedes. No meio de toda a exuberante mata que está presente em todo o empreendimento, o hóspede tem a sua disposição duas piscinas, sendo uma coberta, com teto e parede de vidros, favorecendo a iluminação natural, e com telhado verde, e outra, externa, com aquecimento solar da água. Esta segunda localiza-se no alto da pousada onde, anexo a ela, encontramos a área para churrasco e o famoso bar do Mudinho.

 

O bar do Mudinho é um caso a parte e, talvez, um dos pontos mais frequentados da pousada. O senhor com problemas auditivos (e que por isso também tem dificuldades para falar), que chegou à pousada ainda jovem, foi o primeiro colaborador da Georges Village, e começou trabalhando na construção da pousada. Desde então Mudinho trabalha por lá, e hoje, já aposentado, cuida do bar da pousada.

 

Como nos conta Georges, hoje quem toma conta do bar é o Mudinho, ele fica com os recursos de tudo que vende e paga um pequeno aluguel para a pousada. Em uma “conversa” rápida com Mudinho, é possível observar sua alegria em fazer aquilo. Ele, inclusive, nos mostra seu caderno, com recados deixados por turistas do mundo inteiro, além de fotos e lembranças deixadas pelos hóspedes.

 

Como forma de nortear as ações socioambientais do empreendimento, a pousada possui uma política de sustentabilidade escrita e implementada, além de disponibilizar um folder, em papel reciclado, para todos os hóspedes. O folder traz informações sobre algumas ações de sustentabilidade desenvolvidas pelo empreendimento, além de dicas para tornar a viagem dos hóspedes mais sustentáveis, dicas de pontos turísticos da região e também a indicação e contato dos artesãos que possuem suas obras de arte espalhadas por toda a pousada. Um bom exemplo de como conscientizar os turistas. Veja exemplo de cartilha disponibilizada pelo Portal.

 

Pousada Georges Village, Bombinhas, Santa Catarina - acoes socioambientais

 

Outras ações sustentáveis desenvolvidas pelo empreendimento:

 

– “Cantinho da leitura”, com espaço para leitura e para a troca de livros para uso de turistas e colaboradores

– Realiza o controle mensal do consumo de água, energia e gás, mensurando a quantidade gasta em relação ao número de hóspedes, medindo assim o consumo por pessoa e podendo identificar possíveis vazamentos e grandes variações

– Possui sinalização alertando contra a exploração sexual de crianças. Escolha e imprima seu cartaz

– Desenvolve programa de reuso de toalhas, em que o hóspede é avisado sobre o período de troca das toalhas.

 

 

Como forma de reduzir o consumo de recursos naturais, como água e energia, a pousada possui redutores de vazão de água nas torneiras, chuveiros econômicos, vasos sanitários com caixa acoplada, lâmpadas econômicas em todos os pontos de luz e realiza a captação e reuso de água de chuva.

 

Outro destaque do empreendimento são os quartos. São 32 unidades, distribuídas em três diferentes padrões. Algumas delas com sacadas com spa externo, com vista para o mar e para a piscina, outras, como os chalés, contam sacada e churrasqueiras individuais e outras, mais simples, com quarto, banheiro e uma mini cozinha, dando assim opção para todos os gostos e bolsos.

 

Pousada Georges Village, Bombinhas, Santa Catarina - restaurante

 

A pousada ainda possui dois restaurantes, um deles utilizado para servir o café da manhã dos hóspedes e o segundo, aberto ao público, que serve comida italiana.

 

A pousada Georges Village é um lugar surpreendente. Pois quem o vê de fora, não imagina o mundo verde que há ali dentro. Estando lá, para todos os lados que se olhe veem-se muitas plantas, o que garante um ambiente diferenciado, de calmaria e de temperaturas amenas. Junto a todo este verde a pousada possui uma ótima estrutura para o hóspede, e tudo isso a um preço muito acessível. Vale, realmente, uma visita!

 

 

 

portal-do-sol-socorro-logotipo turismo_e_sustentabilidade Mais informações do Hotel.
Vereador José Manoel dos Santos, 195
(47) 3369-2177
www.georgesvillage.com.br
Aposentos/tipo: 06 apto luxo, 16 suítes, 03 chalés e 07 kitchenette
Diária média: R$ 110,00

 

 

Por Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem. Maio/2014

 

 

Veja mais sobre este e outros hotéis sustentáveis em nosso cadastro de hotéis sustentáveis.

 

 

Veja aqui os critérios para um hotel receber o “selo de hotel visitado”.

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Uma Resposta para Case do Mês – Pousada Georges Village, Bombinhas, Santa Catarina

  1. Pingback: Pousadas com ações socioambientais em Bombinhas |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.