Case do Mês » Case do Mês – Pousada Ronco do Bugio, Piedade, São Paulo

Case do Mês – Pousada Ronco do Bugio, Piedade, São Paulo



ronco_do_bugio_entrada

 

selo-ecohospedagem-hotel-visitado

 


Um exemplo a ser seguido!

 

Fomos conhecer pessoalmente as ações da Pousada Ronco do Bugio, localizado em Piedade, São Paulo. A pousada é integrante do restrito rol de hotéis sustentáveis indicados pelo Guia Quatro Rodas e em 2011 foi reconhecido pela revista “National Geographic Traveler” como um dos 19 melhores hotéis brasileiros, considerando aspectos como ética de sustentabilidade, envolvimento da comunidade no entorno, cuidado com o lugar e “autenticidade”. E para nossa grata surpresa a pousada fez e faz ainda mais do que anuncia.

 

Logo no início do bate-papo com o simpático casal de proprietários, já podemos notar que a inspiração para as ações sustentáveis adotadas pela pousada não são apenas financeiras ou de marketing. Começando por quando foram iniciadas as práticas na pousada, 07 anos atrás…

 

Época em que poucos conheciam o termo sustentabilidade, época em que os “loucos” que falavam de sustentabilidade eram logo questionados ou, às vezes, acusados de não gostar de dinheiro. A história de vida do proprietário, que antes de fundar a pousada trabalhava no Banco Real, uma das empresas pioneiras nas práticas sustentáveis no Brasil, já nos mostra que as ações desenvolvidas pelo hotel foram e são uma opção de vida de seus proprietários e não unicamente uma ação de marketing, que tanto vemos nos dias de hoje.

 

Algumas das ações desenvolvidas pela pousada:ronco_do_bugio_piedade-sao-paulo-hall

– Preservação integral da vegetação nativa local

– Uso de material de demolição durante a construção

– Piscina natural

– Uso de ingredientes naturais (alimentos orgânicos e de fornecedores da região e produtos de limpeza que não agridem a natureza)

– Criação e suporte da “associarte”, Associação de Moradores da Região

– Geração de energia renovável através do uso de turbina instalada no rio que passa na propriedade

– Uso de mão de obra da comunidade local

Reciclagem do lixo

– Neutralização do carbono emitido pelos hospedes durante a hospedagem e nas viagens de ida e volta à pousada (o próprio turista é convidado a plantar árvores em uma região ao lado do empreendimento)

– Fornece água gratuitamente para hóspedes evitando, assim, o uso desnecessário de garrafas plásticas

 

 

O bom uso de um rio!

ronco_do_bugio_piedade-sao-paulo-piscina-natural

A pousada aproveita de forma exemplar o rio que atravessa a propriedade. Além de utilizar a água para algumas partes do hotel e devolve-la a natureza com uma pureza maior do que a que foi retirada, o hotel também produz aproximadamente 30% da energia que utiliza através de uma turbina instalada no rio que passa na propriedade e ainda mantém uma piscina natural (ao invés de uma piscina comum) com a água deste mesmo rio. Vale lembrar, novamente, que o empreendimento devolve a água à natureza mais pura do que a retirou.

 

 

Comunidade amiga e turismo consciente!

O trabalho desenvolvido com a comunidade local é algo difícil de descrever, principalmente devido as diferentes formas de atuação do empreendimento com esse importante stakeholder. Como a própria proprietária conta, antes mesmo da inauguração do hotel o trabalho com a comunidade local já estava adiantado. Seja por conta da necessidade de qualificação da mão de obra local (toda a mão de obra é da comunidade local), mas também de uma sensibilização pessoal da proprietária com as mulheres da região, que trabalhavam pesado na lavoura. E assim, surgiu no “porão” do hotel em construção, a “associarte”, uma associação dos moradores da região, criada e apoiada pelo empreendimento para trazer qualificação e ajuda a estes moradores.

 

Para citar alguns trabalhos podemos falar dos workshops de artesanato e reciclagem, desenvolvidos para ensinar uma nova profissão a estes moradores. Passando pela criação de uma cartilha para educação das crianças locais (cartilha que hoje é adotada na rede de ensino da cidade) e chegando à construção e doação da oficina e loja da associarte para a comunidade, que hoje sustenta o empreendimento com seus próprio trabalho. (A oficina/loja localiza-se antes da entrada do estabelecimento).

ronco_do_bugio_piedade-sao-paulo-quarto

 

Além das ações desenvolvidas pela pousada, não poderíamos deixar de falar das instalações do empreendimento. Devido à utilização de grande quantidade de material de demolição (material vindo de antigas fazendas da região) a pousada consegue unir de forma espetacular a simplicidade do interior paulista com o requinte de um atendimento e uma estrutura de primeira classe. Consegue trazer o aconchego de nossas casas para uma paisagem exuberante.

 

 

Visitem a pousada e tenham o prazer de conhecê-la pessoalmente, além de ter um bate-papo gostoso com os proprietários do local, que, com certeza, terão o prazer de contar mais sobre as ações sustentáveis desenvolvidas no empreendimento.

 

 

ronco_do_bugio_piedade-sao-paulo-logo

Mais informações do Hotel.

Estr. PDD, 128 (Bairro dos Pires), 18 km (4 km de terra)

(15) 3299-8600, reservas (11) 8259-7788
www.roncodobugio.com.br

Aposentos/tipo: 13 apartamentos, não aceita menores de 12 anos

Diária média: R$ 500,00 a R$ 945,00

 

 

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem. Novembro/2011


 

 

Veja aqui os critérios para um hotel receber o “selo de hotel visitado”.

 

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.