Case do Mês » Case do Mês – Pousada Spa Don Ramón, Canela, Rio Grande do Sul

Case do Mês – Pousada Spa Don Ramón, Canela, Rio Grande do Sul



 

pousada-dom-ramon-canela-fachada

 

selo-ecohospedagem-hotel-visitado

 

 

 Hospedagem e relaxamento

 

Durante nossa estada nas charmosas e frias Canela e Gramado, no Rio Grande do Sul, fomos conhecer a Pousada e Spa Don Ramón, uma opção para os turistas que além de aproveitar os atrativos turísticos da região, procuram por uma opção de tratamentos para o corpo e para a mente.

 

Quem nos recebeu foi Vicente Atz, gerente geral da pousada, que nos levou para um passeio para conhecer mais da estrutura da pousada, do spa e as ações socioambientais desenvolvidas por lá.

 

A pousada fica entre as cidades de Canela e Gramado, cerca de 2 km de distância de ambas, na estrada do Caracol, que leva a um dos principais atrativos turísticos da região, o Parque do Caracol.

 

pousada-dom-ramon-canela-hall

 

A pousada possui 12 quartos, todos muito bem decorados e de alto padrão. Com cinco categorias, algumas unidades possuem banheira, ofurô e lareira, para trazer ainda mais conforto ao hóspede.  Todas possuem também sinalização incentivando o hóspede a participar das ações de sustentabilidade adotadas pela pousada, indicação doprograma de reuso de tolhas adotada pelo empreendimento, isolamento térmico, evitando a perda de calor para o exterior e diminuindo o uso do aquecedor, e equipamentos de menor consumo de energia.

 

O destaque da pousada é que o hóspede pode conciliar sua hospedagem com os serviços de spa oferecidos pelo empreendimento, atendimento que é feito com hora marcada e em salas muito aconchegantes, em um ambiente calmo e construído especificamente para o spa, permitindo um ótimo clima para os tratamentos.

 

Continuando nossa visita fomos conhecer a área externa do empreendimento, e as boas ações já começam no estacionamento, onde o piso é permeável, permitindo a passagem de água para o solo. No jardim interno, as árvores são identificadas com placas. Também encontramos vasos e lixeiras feitos a partir de material reutilizado e uma horta, com temperos utilizados na cozinha do empreendimento.

 

pousada-dom-ramon-canela-spa

 

Ainda na parte externa estão a área de compostagem de resíduos orgânicos, que são transformados em adubo e os recipientes para separação dos resíduos recicláveis, que são enviados para a reciclagem.

 

A pousada foi aberta em 2000, e teve sua construção inspirada em projetos arquitetônicos da Normandia. No solarium, com vista para a área externa, estão dispostas as mesas para o café da manhã, que conta com opções de sucos naturais, geleias caseiras com frutas da estação e produtos coloniais da região. Sem esquecer o “cantinho light” para atender aqueles mais preocupados com a forma física.

 

Outras ações de sustentabilidade desenvolvidas pela Pousada e Spa Relaxante Don Ramón:

 

pousada-dom-ramon-canela-jardim– Possui política de sustentabilidade escrita, implementada e divulgada. Veja os primeiros passos para implantar a sustentabilidade em seu empreendimento

– Utiliza embalagens retornáveis e maiores

– Faz a correta gestão de lixo tóxico

– Apoia eventos da região

– Dá preferência a aquisição de produtos mais eficientes energeticamente

– Possui política de compras sustentáveis, em que dá preferência por produtores locais e com práticas de sustentabilidade

– Possui timers para controlar funcionamento de equipamentos

– Aciona a calefação somente com temperatura interna abaixo de 12°C

– Utiliza produtos biodegradáveis

– São sócios e apoiadores de entidades promotoras do desenvolvimento local

– Possui sinalização, diretrizes e procedimentos para evitar a exploração sexual. Imprima seu cartaz

– Possui relatório de sustentabilidade elaborado para o ano de 2011. Veja como fazê-lo

– Dá a correta destinação ao óleo de cozinha usado. Veja o que é feito com o óleo recolhido

– Oferece plano de saúde, vale transporte e participação nos lucros para os colaboradores

– Possui mini biblioteca para hóspedes

– Utilizou materiais de demolição na construção de alguns móveis da pousada

– Faz captação e uso de água de chuva

 

pousada-dom-ramon-canela-quarto

 

Mas não poderíamos terminar essa matéria sem antes falar das boas práticas da pousada em relação ao planejamento e controles do empreendimento. A pousada é certificada pela Norma Brasileira de Sistema de gestão da sustentabilidade – Meios de Hospedagem -, que tem como ponto forte o incentivo à adoção de ações para a gestão da sustentabilidade, permitindo que as ações socioambientais perdurem por um longo prazo.

 

E para adaptar-se a estes critérios a pousada adotou muitas ações, como controles para verificação periódica de: consumo de água, energia e resíduos; satisfação de hóspedes e colaboradores; número de acidentes de trabalhos; entre outros. Também foram estabelecidas metas de economia de recursos e satisfação de hóspedes, o que contribui positivamente e diretamente no atendimento ao turista.

 

Outra importante ação neste sentido foi a adoção de questões relacionadas a sustentabilidade no questionário preenchido pelos hóspedes. Desta forma o empreendimento pode identificar como está a percepção dos turistas sobre as ações desenvolvidas.

 

pousada-dom-ramon-canela-quarto2

 

Apesar das várias ações desenvolvidas, deixamos algumas sugestões de outras boas práticas que podem ser adotadas pela pousada, principalmente no âmbito social, que ainda fica um pouco atrás se comparado com as ações ambientais e gerenciais adotadas pelo empreendimento:

 

– Adaptar o empreendimento para receber hóspedes com deficiência física. Veja como adequar seu empreendimento

– Expor e vender produtos feitos pela comunidade local. Veja exemplos de quem já faz

– Fazer doações financeiras ou de produtos a instituições da região

– Instalar sistema de chave-cartão que corta a energia dos quartos quando o hóspede retira a chave

 

Para aqueles turistas que queiram aproveitar as atrações turísticas de Canela e Gramado e ainda usufruir de muitas opções de tratamentos relaxantes de um spa, hospedando-se em um empreendimento requintado, com acomodações espaçosas e com diferencias como banheira, ofurô, lareira, lençol térmico, entre outros, a Pousada Spa Relaxante Don Ramón é uma ótima escolha.

 

Relatório de sustentabilidade 2011 da pousada Don Ramón from EcoHospedagem

 

 

 

pousada-dom-ramon-canela-rio-grande-do-sul-logotipo Mais informações do Hotel Don Ramón.
R. José Pedro Piva, 745 (Estr. do Caracol) (Bosque Sinoserra), 2 km
(54) 3282-3306
www.donramon.com.br
Aposentos/tipo: 12 apartamentos
Diária média: R$ 400,00

 

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem. Setembro/2013

 

 

Veja mais sobre este e outros hotéis sustentáveis em nosso cadastro de hotéis sustentáveis.

 

 

Veja aqui os critérios para um hotel receber o “selo de hotel visitado”.

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.