Case do Mês » Case do Mês – Pousada Telhado Verde

Case do Mês – Pousada Telhado Verde



 

pousada-telhado-verde-buzios-rio-de-janeiro-jardim

 

selo-ecohospedagem-hotel-visitado

 

 

Uma pequena grande pousada

 

Como o nome já sugere a Pousada Telhado Verde localizada em Búzios, Rio de Janeiro é uma grande exemplo de que pequenos empreendimentos podem realizar muitas ações ambientais e nem por isso precisam cobrar mais caro.

 

Visitamos pessoalmente a pousada e ficamos surpresos  por tudo o que vimos. A começar pela pousada em si, que é uma ilha verde em meio ao bairro onde se encontra, e que devido a presença de muitas árvores e flores torna-se um ambiente muito agradável e fresco.

 

pousada-telhado-verde-buzios-rio-de-janeiro-externa
Fomos recebidos pelo casal de proprietários Mauricio e Carmen, que estão em Búzios desde 1989 e já estão com a pousada desde 1995, um dos pioneiros da região. O começo do bate-papo aconteceu na recepção do empreendimento que além de possuir uma mini biblioteca com livros e revistas para os hóspedes, é cercada e coberta de muito verde, o que deixa o ambiente surpreendentemente fresco.

 

Ali Mauricio nos conta do começo de tudo e de que as ações de sustentabilidade começaram junto com a aquisição do imóvel (que já era uma pousada na época). Isso fica demonstrado quando observamos ações como a captação de água de chuva em vários pontos do empreendimento, que é armazenada em 03 cisternas e posteriormente usada para rega de plantas; sistema de aquecimento solar da água utilizada nos chuveiros; tratamento de 100% do esgoto gerado e que é usado na irrigação do terreno por infiltração; e uso de telhas ecológicas (a base de tubos de pasta de dente e caixas tetra Pack).

 

Iniciando nosso passeio pela pousada que conta com 13 quartos, Mauricio nos mostra as plantas utilizadas para cobertura verde dos telhados (Primaveras e Jasmim da Índia) e também nos mostra as árvores frutíferas (carambolas, jabuticabas, goiabas, laranjas, acerolas e pitangas), além das árvores de Nim, cujas folhas são utilizadas como controle natural de pragas em plantas. Possui também grande quantidade de lantanas para alimentação das borboletas e de suculentas bulbosas para alimentação das lagartas (sem lagartas não há borboletas). Durante o passeio conhecemos  também a área de compostagem dos resíduos orgânicos, a separação dos resíduos recicláveis e a piscina salinizada (teor de sal de uma lagrima) que diminui a necessidade do uso de produtos químicos.

 

A pousada encontra-se bem próxima a praia de Geribá, uma das mais badaladas de Búzios, mas mesmo assim mantém-se isolada das outras construções devido a grande quantidade de plantas presente, um bom lugar para relaxar e ao mesmo tempo aproveitar uma das melhores praias da região.

 

pousada-telhado-verde-buzios-rio-de-janeiro-piscina

Como dito anteriormente a pousada nos surpreendeu positivamente e foi um dos empreendimentos visitados até hoje que mais possuía ações ambientais. Mauricio nos conta que o estímulo para implantar essas ações veio do apoio que teve do programa Bem Receber, projeto desenvolvido pelo Ministério do Turismo, SEBRAE e Instituto de Hospitalidade e que visava beneficiar micros e pequenos meios de hospedagem através de assistência e treinamentos a empreendedores interessados em adotar boas praticas de sustentabilidade. Outras ações que podemos destacar são:

 

– Política de sustentabilidade desenvolvida e implementada

– Código de conduta contra exploração sexual

– Política de compras sustentáveis desenvolvida e implementada

Ações desenvolvidas de fácil acesso aos hóspedes

Utiliza lâmpadas econômicas eletrônicas e de led

– Oferece a opção de ventiladores, além do ar condicionado, em todos os quartos, deixando a decisão de qual usar para o hóspede (o ventilador chega a utilizar 12 vezes menos energia que o ar condicionado)

Desenvolve programa de reuso de toalhas

– Utiliza pilhas recarregáveis em seus equipamentos eletrônicos, diminuindo assim a geração de resíduos tóxicos

Vasos sanitários e chuveiros possuem controladores de vazão que economizam água, mas mantém o conforto ao hóspede

Conscientiza e incentiva que seus hóspedes adotem ações de sustentabilidade durante a viagem e em suas residências

– Realiza campanha antitabagista entre seus colaboradores

– Utiliza vapor para limpeza dos apartamentos, diminuindo o uso de produtos de limpeza

– Dá preferência pelo uso de produtos biodegradáveis

– Dá a correta destinação aos resíduos tóxicos como pilhas, lâmpadas, baterias e eletrônicos

– Preservação de todas as árvores nativas

 

pousada-telhado-verde-buzios-telhado-verde
Apesar de todas as ações citadas, Mauricio e Carmen sabem que podem mais, principalmente na área social. A pousada já desenvolve ações como:

– Mantém sete funcionários com carteira assinada durante todo o ano (na baixa e na alta temporada)

– Ajuda financeira mensal a APAE,

– Ajuda a escola de surf para meninos da comunidade local

– Oferece curso de línguas para funcionários (infelizmente os funcionários não demonstraram interesse nos cursos)

– Criação de um fundo (gerido pelos funcionários) para empréstimo e financiamento aos colaboradores que necessitarem

 

Vale lembrar que turistas com dificuldades de locomoção são bem vindos para conhecer todas essas ações desenvolvidas pela Pousada Telhado Verde, visto que o empreendimento possui um quarto adaptado para cadeirantes.

 

Depois de citar tantas ações desenvolvidas pela pousada fica difícil não fazer o convite para que vocês viajantes conheçam de perto esse trabalho. Além da responsabilidade socioambiental demonstrada a pousada possui instalações bem cuidadas e com muito verde, além de cobrar um valor muito acessível e justo. Fica a recomendação de que solicitem ao simpático casal de proprietários uma visita guiada para conhecer todas as ações de sustentabilidade desenvolvidas pela pousada.

 

Uma última sugestão de nossa equipe é de que você, turista, não use o site da pousada como parâmetro para sua escolha. Em nossa opinião o site fica muito aquém da estrutura, serviços e ambiente da pousada.

 

 

pousada-telhado-verde-buzios-rio-de-janeiro-logoMais informações do Hotel.
Rua Vieira Câmara, 30 – Praia de Geriba – Armação dos Buzios
(22)2623-6177, (21) 4063-8326 e (11)4063-8719
www.telhadoverde.com

Aposentos/tipo: 12 suítes

Diária: R$ 125,00 a R$ 190,00

 

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem. Maio/2012

 

 

Veja mais sobre este e outros hotéis sustentáveis em nosso cadastro de hotéis sustentáveis.

 

Veja aqui os critérios para um hotel receber o “selo de hotel visitado”.

 

Ir Para Topo Da Página

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.