Case do Mês » Case do Mês – Quinta do Bucanero, Praia do Rosa, Santa Catarina

Case do Mês – Quinta do Bucanero, Praia do Rosa, Santa Catarina



pousada-quinta-do-bucanero-imbituba-santa-catarina-banheira-varanda

 

selo-ecohospedagem-hotel-visitado

 

 

Alto padrão e muitas ações sustentáveis

 

Depois de conhecer as propriedades de Agroturismo do projeto Acolhida na Colônia (veja mais sobre o projeto), chegamos à Pousada Quinta do Bucanero. Uma pousada com padrão cinco estrelas, localizada em uma das praias mais badaladas do Sul do Brasil e com a exclusividade de receber, no máximo, 20 hóspedes por dia. Tudo isso aliado a um exemplar projeto de sustentabilidade.

 

Chegamos à pousada e lá fomos recebidos pela Auxiliar Administrativa, Natália. Logo que chegamos fomos conhecer as dependências do empreendimento, que possui apenas 10 suítes, num total de 20 leitos, tornando a pousada muito exclusiva. E apesar de possuir apenas 20 leitos, a pousada possui mais de 20 colaboradores, o que garante um atendimento cinco estrelas para os hóspedes.

 

pousada-quinta-do-bucanero-imbituba-santa-catarina-quarto

 

Toda a pousada foi construída tentando diminuir ao máximo o impacto causado no meio ambiente. Em alguns cômodos, por exemplo, é possível encontrar grandes pedras como parte da decoração do recinto, pedras que já estavam no terreno e foram mantidas e ainda ajudam a manter a temperatura do ambiente mais agradável.

 

Toda a área construída da pousada ocupa menos de 10% do total do terreno, e toda a área foi completamente reflorestada pelos proprietários do empreendimento, já que na época da compra da propriedade, toda a região era formada por roças de mandioca e milho. Além disso a pousada possui muitos vidros, o que facilita a entrada de luz externa, evitando o uso de iluminação artificial durante a maior parte do dia.

 

Mesmo assim toda a iluminação artificial, onde adequado, é feita por lâmpadas de baixo consumo e todos os quartos possuem cartões, que desligam toda a energia quando o hóspede deixa o recinto, evitando que equipamentos eletrônicos fiquem ligados sem necessidade.

 

pousada-quinta-do-bucanero-externa

 

Ainda em relação a estrutura, o empreendimento reutilizou materiais durante a construção, possui isolamento térmico nas paredes e/ou telhados e da preferência pela compra e utilização de produtos elétricos energeticamente mais eficientes.

 

De quase todas as dependências do empreendimento tem-se uma linda vista da lagoa do meio e da Praia do Rosa. De todos os quartos, piscina, sala de estar e restaurante tem-se a vista da lagoa e do mar. Por falar em restaurante, além de ter uma vista muito bonita o mesmo possui algumas boas opções de pratos, com destaque para as opções preparadas com produtos da região, que são, principalmente, os frutos do mar.

 

A pousada ainda conta com o Clube Bucanero, um espaço exclusivo para o lazer e relaxamento dos hóspedes. E possui Jacuzzi interna e externa com aquecimento, sauna seca com área de relaxamento, sala de ginástica, sala de massagem, bar e lounge. Tudo para mimar o hóspede!

 

 

Outras ações de sustentabilidade desenvolvidas pela pousada Quinta do Bucanero:

 

pousada-quinta-do-bucanero-imbituba-santa-catarina-vista-interna– Participa ativamente das reuniões e decisões da comunidade local

– Realiza ações direcionadas a educação de jovens da região

– Realiza o tratamento natural de efluentes líquidos no próprio empreendimento

– Realiza a conscientização de colaboradores e turistas para a sustentabilidade através de sinalização externa e através do “guia do turista responsável” (por scaneado)

– Indicação e conscientização do hóspede sobre as atrações turísticas da região, incentivando as atividades de ecoturismo e turismo cultural

– Patrocina eventos da comunidade local

– Desenvolve programa de reuso de toalhas

– Utiliza artesanato da comunidade local na decoração do empreendimento

– Realiza a compostagem de resíduos orgânicos, transformando-os em adubo

– Realiza a separação dos resíduos sólidos e os encaminha para a reciclagem

– Realiza doações frequentes a ONG´s

– Elabora relatório de sustentabilidade

 

 

Apesar da pousada ter sido uma das que mais apresentou ações socioambientais já implementadas, deixamos algumas sugestões de ações que ainda podem ser desenvolvidas pelo empreendimento:

 

– Controle periódico do consumo de água, energia e geração de resíduos por hospedagem. Tendo assim um melhor controle sobre o desempenho das ações implementadas e de possíveis vazamentos

– Desenvolver um sistema para captação e uso de água de chuva

– Oferecer plano de saúde para seus colaboradores

– Desenvolver uma horta e pomar no empreendimento para utilizar os alimentos para consumo dos colaboradores e turistas

 

pousada-quinta-do-bucanero-imbituba-santa-catarina-restaurante

 

Se você, amigo turista, procura um hotel exclusivo, com um atendimento e estrutura cinco estrelas e localizado em uma praia badalada, a pousada Quinta do Bucanero é nossa recomendação. A pousada consegue unir de forma harmônica, qualidade e sofisticação, com o meio ambiente e a comunidade local. Tenha certeza de que se hospedando no Bucanero parte do seu dinheiro estará sendo bem usado na conservação da natureza e no desenvolvimento da comunidade local!

 

 

 

pousada-quinta-do-bucanero-imbituba-santa-catarina-logotipo Mais informações da pousada Quinta do Bucanero.
Acesso pela Estr. Geral do Rosa
(48) 3355-6056
www.bucanero.com.br
Aposentos/tipo: 10 apartamentos, não aceita menores de 14 anos
Diária média: R$ 570,00

 

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem. Março/2013

 

 

Veja mais sobre este e outros hotéis sustentáveis em nosso cadastro de hotéis sustentáveis.

 

 

Veja aqui os critérios para um hotel receber o “selo de hotel visitado”.

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



Uma Resposta para Case do Mês – Quinta do Bucanero, Praia do Rosa, Santa Catarina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.