Case do Mês » Case do Mês – Verde Vida Ecopousada, Gravatal, Santa Catarina

Case do Mês – Verde Vida Ecopousada, Gravatal, Santa Catarina



 

verde-vida-ecopousada-santa-catarina-quarto3

 

selo-ecohospedagem-hotel-visitado

 

 

Um achado no interior de Santa Catarina

 

Para os moradores do estado de Santa Catarina a cidade já é famosa, porém para os turistas do restante do Brasil nem tanto. Mas no meio do caminho entre o litoral e a Serra Catarinense, encontra-se uma cidade famosa por suas águas termais, a cidade de Gravatal.

 

“No complexo das termas, distante 4 Km do centro, Gravatal oferece ao visitante invejável estrutura urbana, bons hotéis, restaurantes qualificados e completa rede de lojas e serviços. Ao todo são nove hotéis agrupados em torno da fonte de água mineral considerada como a segunda mais rica em fluoretos do mundo. Captada e distribuída in natura para as banheiras e piscinas dos hotéis a uma temperatura de 37ºC, as águas de Gravatal são indicadas para o tratamento de enfermidades como reumatismo, asma, úlcera, cálculo renal e hipertensão.”

Fonte: www.santur.sc.gov.br

 

verde-vida-ecopousada-santa-catarina-quartoE foi neste cenário que descobrimos a recém inaugurada Verde Vida Ecopousada. A Pousada que tem cerca de 1 ano de funcionamento tem seu grande destaque na construção realizada segundo os preceitos da bioconstrução e bioarquitetura. O que se reflete, entre outras coisas, na ausência do uso de tinta industrializada na construção, no uso da ventilação cruzada, na presença de alçapões como forma de controle da temperatura e para a entrada de luz e no uso de móveis de demolição.

 

No lugar da tinta, por exemplo, foi utilizado reboco natural, feito com terra, que além de evitar o uso de produtos industrializados favorece a temperatura interna, evitando que o ambiente fique muito quente ou muito frio.

 

Ainda em relação a bioconstrução podemos destacar o uso de tijolos e madeira de demolição, e técnicas de construção menos agressivas ao meio ambiente, como o uso de adobes ( tijolos de terra crua, água e palha e algumas vezes outras fibras naturais, moldados em fôrmas por processo artesanal ou semi-industrial.), taipa (à base de argila e cascalho), cordwood (técnica em que são utilizados pequenos tocos de madeiras e reboco natural para a construção de paredes) e mosaicos de garrafas. Técnicas que além de economizarem recursos naturais também permitem a passagem da luz, diminuindo o consumo de energia elétrica para iluminação interna.

 

Mas apesar de todas estas técnicas diferentes, a pousada, em momento algum, deixa de lado a estética e principalmente o conforto dos turistas. Além de ter um clima interno mais fresco no verão, a pousada é muito bem decorada seguindo os preceitos da sustentabilidade, com o uso de lâmpadas led, muitas plantas, quadros e mosaicos de garrafas, quartos temáticos alusivos à natureza e luminárias e abajures feitos de garrafas de vidro reaproveitadas.

 

verde-vida-ecopousada-santa-catarina-parede-bioconstrucaoHoje a pousada conta com nove “ecolofts”, sendo um deles adaptado para deficientes ( primeira hospedagem da cidade a ter um quarto adaptado). Cada “ecolofts” acomoda até três pessoas e possuem banheiro, cozinha e uma pequena sala, todos com uma decoração simples, feita com materiais ecológicos, como madeira reutilizada, garrafas de vidro, entre outros.

 

Todos os quartos contam com claraboia, que nos dias mais quentes permite a troca de ar, resfriando o ambiente, e permitindo a entrada de luz externa. Contam com banheiros espaçosos, chuveiros econômicos e abastecidos com água aquecida pela energia solar, vasos sanitários com caixas acopladas, que consomem menos água, e redutores de vazão de água nas torneiras.

 

A Ecopousada Verde Vida possui um conceito diferenciado de hospedagem. Ao contrário da maioria dos meios de hospedagem, a pousada não possui serviço de quarto diário, e por isso as tolhas e roupas de cama já não são trocadas diariamente, e também não serve café da manhã, visto que todos os quartos possuem cozinhas próprias, com todos os utensílios a disposição.

 

É um conceito diferente, em que o hóspede sente-se como em sua casa e, por isso, os quartos são grandes e espaçosos.

 

Mas mesmo não possuindo serviço de alimentação para os hóspedes, a pousada separa os resíduos gerados, encaminhando os recicláveis para empresa especializada da região e fazendo a compostagem dos resíduos orgânicos em um minhocário presente na propriedade.

 

verde-vida-ecopousada-santa-catarina-quarto2

 

Outras ações socioambientais desenvolvidas pelo empreendimento:

 

– Possui bicicletas para empréstimo aos hóspedes

Todas as lâmpadas são de led ou econômicas

– Possui política de sustentabilidade escrita, implementada e divulgada (Veja como fazer a sua)

– As ações de sustentabilidade desenvolvidas são divulgadas e de fácil acesso aos hóspedes

– Possui código de conduta contra exploração sexual divulgado (Veja exemplos)

– Mesmo nos quartos com ar condicionado dá a opção de ventiladores, que consomem menos energia que os primeiros

– Possui uma mini biblioteca, disponibilizando livros para hóspedes e colaboradores

– Contribui financeiramente com eventos da comunidade

– Recebe turmas de jovens da região para conhecer a pousada e seu funcionamento, como parte do aprendizado deles para trabalhar com o turismo

– Participa ativamente da vida associativa local

 

Um outro destaque do empreendimento é a coleta e reuso da água de chuva. Todo o telhado da pousada é adaptado para canalizar a água da chuva para a sisterna instalada em baixo da pousada, de lá a água é encaminhada para as torneiras utilizadas para lavagem do chão e irrigação das plantas e para os vasos sanitários, diminuindo muito o consumo desnecessário de água tratada.

 

verde-vida-ecopousada-santa-catarina-fachadaOutra forma de economia de recursos (para o meio ambiente a para a pousada) é o uso de lâmpadas led abastecidas por meio de painel fotovoltaico para a iluminação dos corredores do empreendimento. As lâmpadas também possuem sensores de presença, fazendo com que as lâmpadas só se ascendam quando necessário.

 

A Ecopousada Verde Vida nos surpreendeu, tanto pelas várias ações encontradas, como também pelo apelo sustentável que possui. Ali o hóspede, mais do que se hospedar, terá contato com técnicas construtivas diferentes, que além de serem menos impactantes para o meio ambiente, também nos fazem sair um pouco daquela “vida de concreto” que estamos tão acostumados. Mas isto tudo sem perder conforto, um dos pontos essenciais para quem está viajando de férias.

 

Fica nossa sugestão para conhecer os benefícios das águas termais da região e se hospedar em um local diferente da maioria dos outros hotéis e pousadas que estamos acostumados.

 

 

 

verde-vida-ecopousada_termas-do-gravatal_santa-catarina_log Mais informações do Hotel.
Rua Arino Cargnin, 102, Termas do Gravatal
(48) 36482690
www.verdevidaecopousada.com.br
Aposentos/tipo: 09 apartamentos
Diária: R$ 160,00

 

 

Por Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem. Setembro/2014

 

 

Veja mais sobre este e outros hotéis sustentáveis em nosso cadastro de hotéis sustentáveis.

 

 

Veja aqui os critérios para um hotel receber o “selo de hotel visitado”.

 

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.