Caixa Livre » Começa amanhã evento da Semana Nacional dos Orgânicos em Curitiba

Começa amanhã evento da Semana Nacional dos Orgânicos em Curitiba



 

Produção e consumo de orgânicos são discutidos durante semana nacional

 

Começa nesta terça-feira (27) e prossegue até domingo (01/06) a Semana Nacional dos Orgânicos para divulgar a importância da produção e do consumo de produtos orgânicos.

 

Oficinas culinárias, palestras e apresentação de produtos confeccionados a partir de matéria prima orgânica fazem parte da programação. O evento será realizado em três feiras orgânicas e no Espaço Maurício Burmester do Amaral, localizado no mezanino do Setor de Orgânicos do Mercado Municipal. A Semana é promovida anualmente pelo Ministério da Agricultura em parceria com a Secretaria Municipal do Abastecimento (Smab), entidades de produtores e outros órgãos afins.

Um dos destaques da semana é a participação da chefe de cozinha Manu Buffara, que dará uma oficina sobre produtos orgânicos, no sábado (24).

A Unidade Móvel de Segurança Alimentar da Secretaria do Abastecimento estará com a equipe de técnicas e nutricionistas oferecendo orientações sobre compra, higienização e armazenamento de hortifrutigranjeiros em três feiras orgânicas. Entre terça (27) e quinta-feira (29), a partir das 9 horas, a equipe estará presente nas Feiras Orgânicas do Seminário, Praça do Expedicionário e Praça São Paulo da Cruz. No sábado (31) e no domingo (01) o evento prossegue na Feira Orgânica do Passeio Público com atividades programadas pela Secretaria de Estado do Abastecimento.

 

Procura por alimentos orgânicos? A loja do Portal EcoHospedagem tem! Veja nossos produtos em http://ecohospedagem.lojaintegrada.com.br

 

 

Programação da Semana

Paralelamente, no Mercado Municipal, turmas de estudantes participam de terça (27) a quinta-feira (29) do Circuito da Alimentação Saudável, pela manhã das 9h às 11 horas e pela tarde das 14h às 16 horas. Nesses mesmos dias, entre 11h e 14 horas, o público poderá degustar produtos industrializados de marcas paranaenses produzidos com alimentos orgânicos. A programação prossegue entre sexta (30) e domingo (01) com oficinas culinárias, palestras e feira de produtos orgânicos. A nutricionista do Abastecimento Karin Farias realiza na sexta-feira, das 10h às 11 horas, a oficina de alimentos funcionais. Na data também haverá a palestra sobre fitoterapia, com Patrícia Gambús, entre 14h e 15 horas, e “Gastronomia Funcional Orgânica”, com Igor Oliveira, das 15h às 16 horas.

 

No sábado (31) haverá três palestras e três oficinas culinárias, entre 10h e 16 horas. A oficina “Cozinha orgânica com toque de chef”, com o chef Bressanelle, será realizada das 10h às 11 horas; “Merendeiras do Projeto Água Boa” da Itaipu, acontece entre 11h e 12 horas; e a oficina culinária com produtos orgânicos, com o chef Alexandre Baggio, será das 14 horas às 15 horas. As palestras são : “O Futuro das Gerações está em suas mãos”, com a nutricionista Eliane Tagliari, entre 10h e 11 horas; “Câncer e Alimentação”, com o médico Wanderson Carvalho, das 11h às 12 horas; e “Qualidade e Sustentabilidade dos Alimentos Orgânicos”, com a professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Sônia Stertz, das 15h às 16 horas.

 

Um desfile de roupas produzidas com matéria prima orgânica, das 12h às 13 horas, é uma das atrações do domingo (01) para encerrar a Semana. No mesmo dia serão realizadas as palestras “Cura e Alta Performance com Orgânicos”, com o irmão Vitor, que acontece entre 9h e 10 horas; “Orgânicos do Brasil no Mundo”, com o coordenador do Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), Ming Liu, entre 10h e 11 horas; e a palestra “Programa Cultivando Água Boa”, com o diretor de Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich, das 11h às 12 horas. Todas as atividades são abertas ao público e não há necessidade de inscrições prévias.

 

Aumento Consumo

As Feiras Orgânicas de Curitiba existem desde 1989 e tiveram início com três barracas no Largo da Ordem. A partir de 1993 foram oficializadas, ganharam o nome de Feira Verde e foram transferidas para o Passeio Público, já com dez barracas. Ao longo do tempo, o número de feiras se expandiu e em 2005 passou a se chamar Feiras Orgânicas. Atualmente conta com 12 pontos espalhados pela cidade e cerca de 95 barracas, que reúnem seis comerciantes e 45 produtores, os quais incluem duas associações com mais de 120 associados.

 

A comercialização de alimentos orgânicos e a frequência de público também cresceram. A Secretaria do Abastecimento possui dados estatísticos a partir de 1997, quando o volume anual comercializado já chegava a 71.216 quilos para um público de 14.243. Com aumento dos pontos de feiras, em 2013 o volume de vendas subiu para 1.078.000 quilos e o número de consumidores no ano foi de 215.600 pessoas.

 

Veja programação:

SEMANA NACIONAL DOS ORGÂNICOS – FEIRAS ORGÂNICAS

PROGRAMAÇÃO SEMANA NACIONAL DOS ORGÂNICOS – MERCADO MUNICIPAL

 

Fonte: www.curitiba.pr.gov.br

 

Por Thiago Cagna – Consultor EcoHospedagem

 

Ir Para Topo Da Página

 

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.