Melhores Práticas » Como fazer a horta vertical de garrafa pet

Como fazer a horta vertical de garrafa pet



Produtos sustentáveis para sua casa ou empresa!

 

horta-vertical-de-garrafas-pet-reuso-de-produtos

 

Veja também:

- Como fazer uma composteira e um minhocário

Veja como fazer produtos de limpeza naturais em sua casa

 - Veja diferentes formas de reutilizar o que antes ia para o lixo – parte I

Veja diferentes formas de reutilizar o que antes ia para o lixo – parte II

Como detectar se há vazamentos de água em sua casa ou empreendimento

 

Atendendo a pedidos em nosso Portal e em nossa FanPage no Facebook, tentaremos explicar passo a passo como fazer a horta vertical de garrafa pet. É muito fácil!

 


A horta vertical de garrafa pet é uma ótima forma de reutilizar as garrafas que normalmente vão parar nos lixões e nos rios e ainda decorar aquela parede externa sem muita utilidade! É sustentabilidade, praticidade e beleza!

 

-> Veja um exemplo de como fazer a horta vertical com canos de PVC usados <-

 

Materiais necessários

 

- Garrafas pet do mesmo tamanho. De no mínimo 2 L

- Fio ou cabo resistentes, como arame, fio elétrico ou outro similar. Lembre-se de utilizar um cabo bem resistente, pois com o tempo e o peso, se o cabo não for resistente, ele se romperá e todo seu trabalho e sua horta irão para o chão!

- Pregos ou parafusos grandes

- Martelo

- Tesoura

- Algo pontudo, como chave Philips ou similar

 

Como fazer

 

1 – Utilizar apenas garrafas do mesmo tamanho e, de preferência, de pelo menos 2 L.

 

horta-vertical-de-garrafa-pet-como-furar2 – Fazer os furos nas duas pontas da garrafa. Os furos devem ficar bem próximos da tampa e do fundo da garrafa, onde o plástico é mais duro (mais abertos do que na imagem ao lado). Os dois furos devem ser feitos “na mesma reta”, para que o fio fique reto e não fique raspando na garrafa.

Os furos devem ser apenas do tamanho suficiente para passar o fio ou cabo que será usado, não deixando muita folga, para assim evitar que a água passe por eles.

Uma dica é utilizar as linhas da garrafa como referência. Normalmente as garrafas pet possuem duas linhas, uma de cada lado, que a atravessa horizontalmente. Use essa linha como referência e faça os furos bem em cima delas ou no meio de ambas.

 

3 – Agora é a hora de cortar a parte em que as plantas serão plantadas. A parte recortada deve ter aproximadamente 12 cm largura e 15 cm de comprimento (as medidas dependem do tamanho das garrafas).  Levando em conta os furos já feitos, pense em como a garrafa ficará pendurada na parede, a parte recortada deve ficar voltada para cima (e não inclinada).

 

4 – Faça um ou dois furos na parte oposta da abertura que acabamos de fazer, é o furo para sair a água, que irá cair na garrafa de baixo.

 

horta-vertical-de-garrafa-pet5 – Agora uma das partes mais trabalhosas. Corte os dois cabos ou fios com a altura aproximada da parede em que a horta ficará. Faça um ou dois nós, um em cima do outro, na ponta de cada um deles e passe a outra extremidade pelos furos da primeira garrafa.

Em seguida faça mais um ou dois nós em cada cabo. Mas atenção, os nós devem ficar na mesma altura e com uma distância adequada da garrafa que já foi colocada. Coloque então a segunda garrafa.

E siga assim, com quantas garrafas quiser. Lembrando apenas que os nós tem que ficar na mesma altura, se não a horta ficará torta. E evite de colocar muitas garrafas em uma mesma fileira, pois o peso será bem grande.

 

6 – Prenda as fileiras na parede escolhida. Use pregos ou parafusos grandes, pois o peso, depois de colocada a terra, será bem grande.

 

7 – Pronto! Coloque a terra e as plantas que desejar. Lembre-se de colocar uma camada de pedras de argila ou jornal no fundo das garrafas, para permitir que a água escorra.

 

Mande a foto de sua horta vertical para nós! – contato@ecohospedagem.com

 

Veja outras formas de reutilizar produtos que antes iam para o lixo.

 

Thiago Cagna – Consultor EcoHospedagem

 

Contribuíram com esta publicação

Revisão e edição de texto – Nathalia Pereira, Jornalista – www.nathaliapereira.com

 

  • Facebook


31 Respostas para Como fazer a horta vertical de garrafa pet

  1. afrãnio josé teixeira sampaio diz:

    A ideia de propagação do cultivo em garrafas pet e otima, pos aqui no município já trabalhamos como estrategia pedagógica nas escolas e tem dado certo. obrigado pelo espaço

  2. Roberta diz:

    Eu quero montar uma dentro do meu apartamento. Mas tenho dúvidas pq o local não pega sol direto. Será que vai dar certo? Vocês podem me orientar? Grata.

    • Olá Roberta como vai? O que vai mudar no seu caso são as plantas que você vai ter na horta…os temperos, por exemplo, necessitam de pelo menos 5 horas de sol direto por dia.

      No seu caso, vá até uma floricultura e pergunte sobre as opções de plantas que vão bem em locais em que não pegam sol direto. Escolha as que possuem raízes pequenas, e mãos a obra!

      Depois mande uma foto para nós!

      Equipe EcoHospedagem.

    • Olá Ana Paula como vai? Você não pode utilizar plantas que cresçam muito e, consequentemente, tenham raízes muito grandes… Todos os temperos, algumas verduras menores, como alface e outras folhas e tomate cereja são boas pedidas. Flores pequenas, como mini rosas, violetas e similares também vão muito bem.

      Em resumo, pode tudo o que seja pequena e não cresça muito.

      Equipe EcoHospedagem

  3. Rosy diz:

    Espetacular essa horta!
    Ja comecei a ajuntar garrafas Pets, mais gostaria de saber de quantos litros é a horta da foto!
    O meu unico poblema aqui em casa é da minha cadela, ela adora uma garrafa pra brincar, e vai acabar me destruindo mhs mudinha….

    • Anderson diz:

      Olá Rosy, faça seu jardim o mais suspenso possível de modo que sua cachorrinha não alcance. Outra forma legal na hora da plantação é diversificar as hortaliças à cada plantio. Tenho composto orgânico para venda, caso tenha interesse entre em contato pelo meu site! Minha empresa trabalha com educação ambiental através da integração criança e animal! Dê uma olhadinho e me diga o que achou?

      Espero que eu possa ter te ajudado!

      Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>