Melhores Práticas » Como fazer a horta vertical de garrafa pet

Como fazer a horta vertical de garrafa pet



horta-vertical-de-garrafas-pet-reuso-de-produtos

 

Veja também:

Como fazer uma composteira e um minhocário

– Veja como fazer produtos de limpeza naturais em sua casa

 – Veja diferentes formas de reutilizar o que antes ia para o lixo – parte I

– Veja diferentes formas de reutilizar o que antes ia para o lixo – parte II

– Como detectar se há vazamentos de água em sua casa ou empreendimento

 

 

Atendendo a pedidos em nosso Portal e em nossa FanPage no Facebook, tentaremos explicar passo a passo como fazer a horta vertical de garrafa pet. É muito fácil!

 

A horta vertical de garrafa pet é uma ótima forma de reutilizar as garrafas que normalmente vão parar nos lixões e nos rios e ainda decorar aquela parede externa sem muita utilidade! É sustentabilidade, praticidade e beleza!

 

-> Novidade! Agora você pode comprar vassouras feitas de garrafa pet em nossa loja virtual. Acesse e veja. www.ecohospedagem.lojaintegrada.com.br/vassoura-ecologica-feita-de-garrafa-pet <-

 

Materiais necessários

 

– Garrafas pet do mesmo tamanho. De no mínimo 2 L

– Fio ou cabo resistentes, como arame, fio elétrico ou outro similar. Lembre-se de utilizar um cabo bem resistente, pois com o tempo e o peso, se o cabo não for resistente, ele se romperá e todo seu trabalho e sua horta irão para o chão!

– Pregos ou parafusos grandes

– Martelo

– Tesoura

– Algo pontudo, como chave Philips ou similar

 

Como fazer

 

1 – Utilizar apenas garrafas do mesmo tamanho e, de preferência, de pelo menos 2 L.

 

horta-vertical-de-garrafa-pet-como-furar2 – Fazer os furos nas duas pontas da garrafa. Os furos devem ficar bem próximos da tampa e do fundo da garrafa, onde o plástico é mais duro (mais abertos do que na imagem ao lado). Os dois furos devem ser feitos “na mesma reta”, para que o fio fique reto e não fique raspando na garrafa.

Os furos devem ser apenas do tamanho suficiente para passar o fio ou cabo que será usado, não deixando muita folga, para assim evitar que a água passe por eles.

Uma dica é utilizar as linhas da garrafa como referência. Normalmente as garrafas pet possuem duas linhas, uma de cada lado, que a atravessa horizontalmente. Use essa linha como referência e faça os furos bem em cima delas ou no meio de ambas.

 

3 – Agora é a hora de cortar a parte em que as plantas serão plantadas. A parte recortada deve ter aproximadamente 12 cm largura e 15 cm de comprimento (as medidas dependem do tamanho das garrafas).  Levando em conta os furos já feitos, pense em como a garrafa ficará pendurada na parede, a parte recortada deve ficar voltada para cima (e não inclinada).

 

4 – Faça um ou dois furos na parte oposta da abertura que acabamos de fazer, é o furo para sair a água, que irá cair na garrafa de baixo.

 

horta-vertical-de-garrafa-pet5 – Agora uma das partes mais trabalhosas. Corte os dois cabos ou fios com a altura aproximada da parede em que a horta ficará. Faça um ou dois nós, um em cima do outro, na ponta de cada um deles e passe a outra extremidade pelos furos da primeira garrafa.

Em seguida faça mais um ou dois nós em cada cabo. Mas atenção, os nós devem ficar na mesma altura e com uma distância adequada da garrafa que já foi colocada. Coloque então a segunda garrafa.

E siga assim, com quantas garrafas quiser. Lembrando apenas que os nós tem que ficar na mesma altura, se não a horta ficará torta. E evite de colocar muitas garrafas em uma mesma fileira, pois o peso será bem grande.

 

6 – Prenda as fileiras na parede escolhida. Use pregos ou parafusos grandes, pois o peso, depois de colocada a terra, será bem grande.

 

7 – Pronto! Coloque a terra e as plantas que desejar. Lembre-se de colocar uma camada de pedras de argila ou jornal no fundo das garrafas, para permitir que a água escorra.

 

Mande a foto de sua horta vertical para nós! – contato@ecohospedagem.com

 

-> Novidade! Agora você pode comprar vassouras feitas de garrafa pet em nossa loja virtual. Acesse e veja. www.ecohospedagem.lojaintegrada.com.br/vassoura-ecologica-feita-de-garrafa-pet <-

 

Veja outras formas de reutilizar produtos que antes iam para o lixo.

 

Thiago Cagna – Consultor EcoHospedagem

 

Contribuíram com esta publicação

Revisão e edição de texto – Nathalia Pereira, Jornalista – www.nathaliapereira.com

Deixe seu comentário também!

Comentários



34 Respostas para Como fazer a horta vertical de garrafa pet

  1. Pingback: The idea | 12 sur 12

  2. Sonia alves diz:

    bom dia. visitando a sua pagina, amei o seu projeto,quero fazer coma s crianças, da minha igreja, mas tenho uma duvida: a semente vai direto nas garrafas? não precisa ser replantadas? obrigada e parabens.

    • Sonia como vai? Na verdade tanto faz, a questão é que é mais fácil se você plantar em uma sementeira e depois transplantar a mudinha para a garrafa…a chance de ela aguentar é muito maior!

      Um abraço.

  3. afrãnio josé teixeira sampaio diz:

    A ideia de propagação do cultivo em garrafas pet e otima, pos aqui no município já trabalhamos como estrategia pedagógica nas escolas e tem dado certo. obrigado pelo espaço

  4. Rejane Oliveira diz:

    Peguei varias dicas, estou montando a minha,
    só não sei quantas mudas coloco em uma garrafa pet de alface, estou anciosa.

  5. Roberta diz:

    Eu quero montar uma dentro do meu apartamento. Mas tenho dúvidas pq o local não pega sol direto. Será que vai dar certo? Vocês podem me orientar? Grata.

    • Olá Roberta como vai? O que vai mudar no seu caso são as plantas que você vai ter na horta…os temperos, por exemplo, necessitam de pelo menos 5 horas de sol direto por dia.

      No seu caso, vá até uma floricultura e pergunte sobre as opções de plantas que vão bem em locais em que não pegam sol direto. Escolha as que possuem raízes pequenas, e mãos a obra!

      Depois mande uma foto para nós!

      Equipe EcoHospedagem.

  6. Ana Paula Coelho diz:

    Gostaria de saber quais as melhores plantas a serem cultivadas nas garrafas pets?

    • Olá Ana Paula como vai? Você não pode utilizar plantas que cresçam muito e, consequentemente, tenham raízes muito grandes… Todos os temperos, algumas verduras menores, como alface e outras folhas e tomate cereja são boas pedidas. Flores pequenas, como mini rosas, violetas e similares também vão muito bem.

      Em resumo, pode tudo o que seja pequena e não cresça muito.

      Equipe EcoHospedagem

  7. Anderson diz:

    Olá amigos, sou da Kidsfarm.com.br e temos muitos parceiros ligados À hortas orgânicas, caso alguém tenha interesse, entre em contato!

  8. Osmar Jose Weber diz:

    estou começando um sitio e para isto quero estas informações

  9. gisela diz:

    Ola ! Gostaria de entrar em contato c/ algum grupo que se interesse em fazer horta vertical num espaço publico na zona norte de sao paulo.

  10. Rosy diz:

    Espetacular essa horta!
    Ja comecei a ajuntar garrafas Pets, mais gostaria de saber de quantos litros é a horta da foto!
    O meu unico poblema aqui em casa é da minha cadela, ela adora uma garrafa pra brincar, e vai acabar me destruindo mhs mudinha….

    • Anderson diz:

      Olá Rosy, faça seu jardim o mais suspenso possível de modo que sua cachorrinha não alcance. Outra forma legal na hora da plantação é diversificar as hortaliças à cada plantio. Tenho composto orgânico para venda, caso tenha interesse entre em contato pelo meu site! Minha empresa trabalha com educação ambiental através da integração criança e animal! Dê uma olhadinho e me diga o que achou?

      Espero que eu possa ter te ajudado!

      Obrigado

  11. Adorei essa idéia da horta em garrafa pet, vou fazer hoje mesmo, só não sei se as mudas vão vingar pois não sei a época do plantio.

    • Tem razão Liziane, não adianta sairmos plantando por ai. Mas pergunte no local onde você for comprar as mudas, eles devem saber a época boa para cada uma delas! Boa sorte com a Horta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.