O que posso fazer? » Como fazer um jardim vertical feito com pallets usados

Como fazer um jardim vertical feito com pallets usados



 

 

Aqui no Portal já mostramos como fazer uma horta vertical com garrafas pet e diversas opções para reutilizar pallets usados como, por exemplo, transformá-los em sofás, camas, mesas e outros.

 

Em um recente passeio pela cidade de Balneário Camboriú, SC, vimos em uma casa, uma forma inovadora de juntar estas duas ações. Na garagem da residência encontramos um jardim vertical feito com pallets! Na ocasião não conseguimos falar com o proprietário, porém achamos alguns bons exemplos na internet. Vejam só:

 

horta vertical fixa com barra dupla

 

O primeiro passo para a construção desta horta vertical é decidir se ela será fixa ou móvel. Sempre lembrando que é importante levar em conta a insolação no local escolhido para a horta. Existem plantas que necessitam de poucas horas de sol direto por dia, outras necessitam de pelo menos 4 horas diárias, e existem plantas que não necessita de sol direto.

Para descobrir as melhores opções para sua horta, pesquise na internet ou pergunte em lojas de jardim de sua cidade, cada região do país tem suas espécies de plantas mais adequadas.

 

 

Opções de horta vertical fixa

 

Se optar pela móvel siga as instruções A, logo abaixo. Se preferir a horta fixa, siga as instruções B (clique aqui).

 

 Horta vertical final do passo a passo A

 

A. Para os locais que não possuem um ponto especifico que bata sol suficiente ou para as pessoas que queiram uma estrutura para formar diferentes ambientes, a estrutura móvel pode ser uma boa opção!

 

 

1. O primeiro passo é retirar intercaladamente as tabuas de um dos lados do pallet, isto é, tira uma tábua horizontal e deixa outra. Criando assim mais espaço para cada “andar” de plantas.

2. Retirar todas as farpas e pregos e dar acabamento (lixar) a madeira

 

 

3. Na parte escolhida para ficar para baixo, em uma das pontas, por dentro do pallet, encaixe um pedaço de madeira, e nele coloque a roda para transportar a horta

 

 

4. Na outra ponta da base deve ser feito um pé fixo. Que pode ser construído colocando-se um toco de madeira por dentro do pallet (dessa vez na vertical) e fixando um pé na ponta deste toco.Nesta etapa é importante  ficar atento para que a altura da roda e do pé fiquem iguais

 

* O uso da rodinha é aconselhado apenas para palllets menores ou meio pallet, isto porque nos pallets maiores, como o da foto abaixo, devido a sua altura ele fica instável. Mesmo com o pallet grande, a horta não fica pesada e pode, facilmente, ser transportada pelos ambientes.

Em resumo, na imagem ensinamos a fazer utilizando a rodinha, mas na prática não o faça! Afinal a rodinha é feita de plástico e ferro e teríamos que gastar dinheiro para comprá-la. Vamos ser ecológicos e só utilizar madeira mesmo!

 

 

 5. Chegou a hora de proteger e tratar a madeira. Para tal utilize um produto natural, afinal não faz sentido fazermos isto para reutilizar materiais e neste ponto utilizarmos verniz para tratar a madeira. No mercado já estão disponíveis para a venda varias opções naturais para proteção da madeira como, por exemplo, a cera de carnaúba.

 

 

6. Usando um jornal, crie um modelo para ter o modelo padrão para cortar os tecidos que farão o papel do “vaso” em cada um dos espaços. Será com um saco de tecido, onde colocaremos a terra em cada um dos andares.

 

VARIAÇÕES: Ao invés de fazer os bolsos para colocar a terra, é possível fechar a parte de baixo dos buracos com madeira, e assim ficar com várias “jardineiras”. Porém este parece ser o jeito mais difícil de fazer.

 

 

 

B. Possui uma parede sem uso? Ou que já esta precisando ser pintada? A horta vertical fixa é uma ótima opção! As opções de montagem são maiores.

 

 

 

1. A primeira é seguir exatamente os passos na horta móvel (A) e só excluir os pontos 3 e 4.

 

 

2. Outra opção é pregar a tabua que tiramos de forma intercalada no item A1 e colocá-la logo abaixo da tabua que ficou no pallet, deixando cada andar com um altura maior.

 

 

3. Uma última opção é fechar com tecido um dos lados, a base e as laterais por completo, e encher o pallet com terra. Plantar as plantinhas e deixa-las crescer ainda com o pallet deitado, e depois que as raízes fixarem a terra levantar o pallet para que fique como um jardim vertical.

 

* Em qualquer opção do jardim vertical fixo deve-se observar a necessidade de se colocar um isolante entre o pallet e a parede afim de evitar que o jardim passe umidade para a parede. Para tal pode-se utilizar algum tipo de material que possua plástico, PVC ou similar. O ideal é sempre procurar algo sem uso que já temos em casa ou que pode ser facilmente encontrado em restos de construções. Um exemplo são placas de acrílico de box com pequenas rachaduras, material que seria descartada mas que pode servir muito bem para nossa necessidade.

 

 

Fontes de consulta:

www.ocregister.com

diyshowoff.com/2013/05/15/free-standing-pallet-herb-garden

www.designsponge.com

www.jardimcomarte.com.br

 

Veja aqui outras formas para tornar sua viagem mais sustentável.

 

Clique aqui para ver outras dicas simples de sustentabilidade.

 

Thiago Cagna – Consultor EcoHospedagem

 

Contribuíram com esta publicação

Revisão e edição de texto – Nathalia Pereira, Jornalista – www.nathaliapereira.com

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



18 Respostas para Como fazer um jardim vertical feito com pallets usados

    • Olá Eduardo. No exemplo citado utilizou-se TNT para o vaso….não precisa ser este, necessariamente, mas tem que ser um que deixe a água passar…

    • Olá Edurado. No exemplo do site foi utilizado PVC, mas varias outras opções podem ser utilizadas. I importante é que sejam resistentes e permitam a passagem de água.

      Equipe EcoHospedagem

  1. Eliane diz:

    Olá Thiago ! O site é interessante e esta sendo útil para minha finalidade.No entanto fiquei em duvida quanto ao tecido que mencionaste. O tecido PVC ele tem em sua composição o plástico policloreto de vinila (PVC) isso nao agride o meio ambiente? Aliás pensei que o tecido fosse um outro o TNT que muitos se utiliza pela sua degradação rápida. Nao mais, agradeço a atenção.

  2. Gerson Martins da Rocha diz:

    Estou na área de jardinagem e paisagismo, e queria outras idéias voltadas p/ esta área, fico imensamente agradecido pela atenção e ajuda. Meu tel. 61 3347.2782 e 61 8545.7310.

    Abç

  3. Pingback: Sete pousadas sustentáveis em Urubici |

  4. Andréa Pierina diz:

    É preciso fazer manutenção na madeira usada para que ela se preserve, como passar produtos (óleos ou verniz) periodicamente?

    • Andréa como vai? Para aumentar a durabilidade podes usar sim uma proteção, mas uma alternativa mais sustentável seria utilizar a cera de carnaúba para tal, que é um produto natural.

      Outra opção é deixar sem proteção, e quando a natureza agir substituir o pallet por outro. Lhe dará um trabalho extra, mas é o movimento natural das coisas.

  5. lea lopes diz:

    oi amei suas ideias postadas, estou com paletes em casa vou tentar fazer bjs

    • Glaubia como vai? Não existe um tecido especifico, mas tem que ser um que seja permeável. No exemplo da postagem, o tecido é o PVC, facilmente encontrado em casas de tecido.

      Um abraço,

      Thiago Cagna

  6. valdiane diz:

    noooossa,eu simplesmente amei as ideias postadas aqui,concerteza usarei uma delas.
    voces estão de parabens pelas ideias criativas economicas e o que é melhor,sustentáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.