Temas Variados » Como o óleo de cozinha é reciclado e quais seus benefícios

Como o óleo de cozinha é reciclado e quais seus benefícios



 

Saiba porque mudar sua rotina e “ gastar” dois minutos do seu dia ajuda, e muito, o meio ambiente e a sociedade

 

campanha-para-coleta-de-oelo-usado

 

Na primeira reportagem de nossa série de visitas a empreendimentos que transformam o que antes ia para o lixo em novos produtos, hoje conheceremos um pouco mais sobre a Ecoleta. Veja os outros empreendimentos visitados.

 

Em Março de 2012 a equipe do Portal EcoHospedagem visitou a recicladora de óleo de cozinha Ecoleta. E agora lhe contamos mais  um pouco como isso é  feito e quais os beneficios socioambientais desta ação.

Que tal  alterar um pouco sua rotina e da próxima vez que usar óleo para fritar algum alimento na cozinha de sua casa ou de seu hotel guardar o óleo usado em uma garrafa ou outro recipiente e levá-lo para um ponto de coleta? Hoje a maioria dos supermecados já recebem este tipo de produto…

 

Ótima idéia! Mas porque fazer isso? Quem ganha com isso?

 

Veja empresas coletoras de óleo usado em outras cidades ⇐

 

Ecoleta, reciclagem de oleo usado, resende, rio de janeiro - fachada

 

A Ecoleta

 

O portal EcoHospedagem visitou a Ecoleta, empresa reclicladora de óleo localizada em Resende, Rio de Janeiro, e vimos que o óleo recolhido na região (hoje são mais de 345 pontos de coleta) demora cerca de 72 horas para se tornar um óleo  limpo novamente, podendo ser usado em fábricas de ração para animais, de sabão, biocombustiveis, dentre outros produtos.

 

Em 2007, ano de sua inauguração, a empresa localizava-se em um pequeno galpão de 80m². Com o passar do tempo e o reconhecimento da população e dos parceiros a oferta de óleo usado começou a aumentar e no ano de 2010 a Ecoleta transferiu suas operações para um prédio de 280m² localizado no bairro Surubi Velho, também em Resende.

 

Hoje já são mais de 50.000 litros de óleo reciclados todos os meses, resíduo que deixa de poluir nossos rios, mares e aterros e que ainda evita que mais recursos sejam consumidos para se produzir mais óleo virgem.

 

ponto de interrogacao verde

 

Você sabia? Um litro de óleo pode poluir até 1.000.000 litros de água! Sim, um milhão de litros de água.

 

 

 

O processo de reciclagem

ecoleta-reciclagem-de-oleo-usado-resende-rio-de-janeiroQuem nos recebeu e contou como funciona o processo foi o colaborador José Lemos, que trabalha na empresa desde sua inauguração. Ele diz que após o óleo chegar dos pontos de coleta, o produto é encaminhado para um depósito onde fica por 24 hs, para separar o óleo da água e da gordura, que são os resíduos sólidos que ficam no óleo.

 

Em seguida o óleo é filtrado e enviado para o decantador onde é aquecido para ser purificado e depois é encaminhado aos tanques de armazenamento para seguir para as empresas compradoras.

 

O mesmo processo acontece com a gordura, só que leva um pouco mais de tempo para ser transformada novamente em óleo próprio para uso industrial.  Em todo o processo a totalidade do óleo presente no resíduo coletado, que antes iria para os rios, mares e aterros, é reciclado e devolvido a cadeia de produção.

 

Além dos evidentes benefícios ao meio ambiente, o processo ajuda também a sociedade e a comunidade local. Hoje, além dos três sócios a Ecoleta possui três funcionários com carteira assinada que podem sustentar suas famílias de forma justa, digna e correta, e trazem recursos financeiros para a região onde moram.

 

Dinheiro este, que até pouco tempo, ia para o lixo! Isto é sustentabilidade. O econômico, ambiental e o social andando juntos!

 

reciclando oleo cozinha

Mas José Lemos nos conta que ainda falta óleo para a produção, ele diz que falta consciência das pessoas para separar e levar o óleo que utilizam para os pontos de coleta.

 

Com a estrutura atual da empresa seria possível reciclar até 100.000 litros de óleo por mês, aproximadamente o dobro do total reciclado hoje.

 

Para você, amigo turista, fica nosso pedido para que separe o óleo utilizado em sua casa e leve-o a um ponto de coleta, e para você empreendedor (seja dono de restaurante, hotel, pousada ou qualquer outro) sugerimos, caso sua produção seja grande, que procure uma empresa que recolha o óleo em seu estabelecimento ou se não tiver essa opção disponível que separe esse produto em recipientes adequados e encaminhe-o para um ponto de coleta.

 

Uma ação simples que muda vidas e ajuda a natureza!

 

 

* Em Agosto de 2016 fomos contatados por uma outra empresa que realiza a coleta e o reúso de óleo de cozinha no Rio de Janeiro.

 

Grande Rio Reciclagem Ambiental

www.granderioambiental.com.br

Matriz em Nova Iguaçu:
Rua: Ana Cristina Gonçalves, n° 40, Santa Rita
Nova Iguaçu – Rio de Janeiro
CEP: 26041-560
(21) 2765-9555
(21) 97138-4229
0800 2823776

 

Veja empresas coletoras de óleo usado em outras cidades ⇐

 

 

 

Veja reportagem sobre a Ecoleta e descubra o que é o programa Viva Óleo, desenvolvido com escolas da região.

 

Contato

 
Viva Óleo

Rua Prefeito Geraldo Rodrigues, nº 460 – Surubi Velho – Resende – RJ

Fone: (24) 3354 8798

www.vivaoleo.com.br

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem.

 

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



19 Respostas para Como o óleo de cozinha é reciclado e quais seus benefícios

  1. jair alves de oliveira diz:

    olá eu sou jair alves de oliveira moro em cascavel paraná estou no inicio de produção de sabão a partir do reuso do óleo de cozinha usado , gostaria de saber c tem alguma empresa k faz algo parecido com isso e ou k quer fazer parcerias comigo , pois estou encontrando dificuldades para comercializar o sabão devido a burocracia da lei e a falta de conhecimento de muitas pessoas em relação a consciência de preservação do meio ambiente , pois todos deveriamos dar preferencia de consumir produtos k apoiam essa iniciativa , ou seja todos deveriam consumir produtos k c consumidos contibuam com o meio ambiente , deixo no ar meu interesse em fazer parcerias para a fabricação de sabão feito a partir do reuso d oleo de cozinha , desde já agradeço a atenção e deixo contato pra duvidas e ou sugestoes ,

  2. OLA PESSOAL SOMOS DA RECICLAR LOCALIZADA EM MONTE MOR -SP COLETAMOS ÓLEO DE COZINHA USADO.

    DISK COLETA:
    19-3305-8352/99530-9354 WHATSAPP

  3. vieira diz:

    Bom dia tenho 2000 litros e gostaria de passar essa mercadoria vcs coletam obrigado.

    • VILSON RUBIO diz:

      TRABALHAMOS COM COLETA DE ÓLEO,
      GOSTARIA DE SABER SUA LOCALIZAÇÃO E TELEFONE PARA CONTATO PARA PODERMOS AGENDAR O DIA DA COLETA

      DESDE JA O MEIO AMBIENTE AGRADECE

  4. Antonio Santos diz:

    Precisa da consciência da comunidade , porem precisa de maior atenção das autoridades , para começar todos os condomínios deveria ser obrigatório ter reservatório de coleta de sobras de óleos e divulgação mais frequentes dos pontos disponíveis. a maioria das pessoas separam mas não sabem o que fazer.

    • Will Torres como vai? Como somos apenas um Portal de conteúdo não realizamos a coleta de óleo. Nossa sugestão é entrar em contato direto com a empresa citada na matéria: vivaoleo.com.br

      Um abraço,

      Equipe EcoHospedagem

  5. marco antonio cangussu diz:

    Ola boa tarde,
    meu nome é marco cangussu, e trabalho com arquitetura a mais de 30 anos, gostaria de saber os srs. tem interesse em conhecer o projeto que desenvolvi capaz de aproveitar 100% de todo material reciclável existente no lixo, desde matéria orgânica como resto de alimento, verduras e óleo vegetal este último com coleta imediata de 100%, até matéria prima como vidro, alumínio, plastico, baterias pilhas, etc, ( detalhe sem ter que comprar nada ), capaz de em poucos anos depois de implantado eliminar com lixão e aterro sanitário, inclusive lixo hospitalar que pode ser transformado em energia, aquecimento e refrigeração. O brasil desperdiça cerca de R$ 8 bilhões de reais por ano além de poluir com dejetos por não ter encontrado ainda um sistema eficiente ao ponto de poder reaproveitar todo esse material. E que pode ser implantado em qualquer cidade desde as capitais até o interior, condomínios etc. Devem ter já ouvido falar do livro do Prof. Sebatai Calderoni, Os bilhões perdidos no lixo. Imagino também,que como já trabalham com reciclagem devem conhecer todo valor do material existente no lixo. E que na verdade o lixo não passa de uma grande fonte de energia e matéria prima a disposição do primeiro que souber como usufruir dessa riqueza. volto a frisar posso lhe dar todo esse material de graça sem ter que pagar um centavo por ele. na verdade busco parcerias caso estejam interessados em falar mais sobre esse meu projeto agradeço muito e estou a disposição.
    Tel: 031 15 98280394
    031 41 94441263
    Grande abraço, marco cangussu….

  6. carlos Vieira diz:

    Quero abrir uma empresa de riclagem de oleo de cozinha.
    Pergunto o que tipo de instalacoes eu preciso ter, equipamentos etc.
    Por quanto eu posso vender hoje um litro de oleo de cozinha já reciclado.

    • tcagna diz:

      Ola amigo, sugiro entrar em contato com a cooperativa para poder esclarecer essas dúvidas.

      Abraços,

      Equipe EcoHospedagem

  7. Roger diz:

    Comecei trabalhar recentemente por uma ONG chamada Instituto Triângulo – ela atua na região metropolitana de São Paulo e ABC. O instituto organiza a coleta de óleo de cozinha e depois fabrica sabão ecológico e biodegradável com esse material. Os (poucos) recursos são usados para ensinar empresas e conscientizar o público sobre o perigo de descarte errado desse óleo.

    Caso você tenha um pequeno estabelecimento/hotel/restaurante e quiser abrir um ponto de coleta, o instituto tem todo material necessário para iniciar a coleta e para divulgar a ação para seus clientes.

    Para participar, apenas ligar 011-44282812 ou mandar um email para [email protected] – pode mencionar meu nome (Roger) como referência, se quiser!

  8. marcio alves de souza diz:

    a grande complicaçao é a falta de apoio a pequenas empresas que realizam esse trabalho. realizo esse serviço a quatro anos e nunca recebi apoio para implantar um projeto que somente na regiao metropolitana da baixada santista irá coletar 150 mil litros de óleo por mes. fica no ar para que haja mudancas na lei, e pequenas empresas tambem possam ser ajudadas a ajudar o meio ambiente. boa noite a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.