Restaurante sustentável. Como seu Restaurante pode estar no Portal EcoHospedagem

Restaurante sustentável. Como seu Restaurante pode estar no Portal EcoHospedagem



 

 

Restaurante Sustentável? Se seu restaurante desenvolve boas praticas socioambientais, saiba que existem duas formas dele estar no portal EcoHospedagem.

 

A primeira etapa de todos os empreendimentos é estar cadastrado em nossa lista de restaurantes sustentáveis. Esta categoria foi criada pensando na maioria dos restaurantes brasileiros que adotam práticas sustentáveis, que normalmente estão no começo de um trabalho de sustentabilidade, e que por isso, apesar de possuírem mais ações socioambientais que a grande maioria de seus concorrentes, ainda não atingiram o grau de excelência neste tema.

 

 

Critérios para um RESTAURANTE SER CADASTRADO no Portal EcoHospedagem como um empreendimento sustentável

 

Todos os empreendimentos têm, necessariamente, que desenvolver no mínimo uma ação em cada um dos itens/temas abaixo. Isto é, o empreendimento precisa ter pelo menos quinze ações de sustentabilidade, que são provadas pelo envio de fotos ou reportagens sobre elas.

 

Meio ambiente

– Ações para a redução do consumo de água e energia elétrica (mínimo de três ações neste item)

– Ações para gerenciamento adequado ou para a redução de resíduos gerados (mínimo de quatro ações neste item)

– Oferecer (no cardápio) algum opção de refeição orgânica, vegetariana ou vegana

– Mais duas ações na área de meio ambiente

 

Social

– Algum tipo de beneficio para colaboradores além do salário e outras obrigações legais

– Alguma ação de incentivo a comunidade local

– Mais uma ação na área social

 

Gerencial

– Ações para a conscientização de clientes, colaboradores e comunidade para a sustentabilidade (mínimo de duas ações neste item)

 

 

 -> Quer solicitar o cadastro de seu empreendimento em nosso Portal? Clique aqui e preencha o formulário de cadastro <-

 

 

Já quando um empreendimento se destaca entre os restaurantes que realizam ações de sustentabilidade, isto é, fazem ainda mais do que maioria dos empreendimentos cadastrados, ele merece destaque, e então ele se torna um candidato a ser um restaurante visitado. Isto é, um restaurante que foi visitado pessoalmente por nossa equipe e provou desenvolver muitas ações em prol do meio ambiente e da comunidade local.

 

selo_restaurante_visitado_sem-fundo

Quando o empreendimento visitado recebe o selo acima, significa que o restaurante em questão foi visitado por nossa equipe e todas as ações socioambientais desenvolvidas pelo empreendimento foram pessoalmente conferidas, e ele atingiu os critérios mínimos estabelecidos em nosso checklist.

 

 

 

Critérios para um hotel receber o SELO DE RESTAURANTE VISITADO

 

Para um empreendimento ser cadastrado em nosso Portal como um restaurante visitado e passar a ter o direito de utilizar o selo de “restaurante visitado”, deve ter sido constatado durante a visita o atendimento de, no mínimo, 35% dos 312 pontos possíveis de nosso check list.

 

Este “selo” é a forma que encontramos para identificar e premiar os empreendimentos que possuem mais ações socioambientais que a maioria das empresas do setor.

 

Isso não significa que estes restaurantes sejam ou não sustentáveis, e sim que no momento da visita de nossa equipe as ações de sustentabilidade desenvolvidas por eles os credenciaram a receber esse reconhecimento.

 

A verificação pessoal das visitas é valida por 02 anos. Após esse prazo é necessária uma nova visita para verificarmos o andamento do programa de sustentabilidade do empreendimento (caso nossa equipe receba mais de 10 reclamações em relação as ações socioambientais do empreendimento dentro do prazo de 02 anos, o restaurante perderá o direito de utilizar o selo de “restaurante visitado” e será retirado de nosso cadastro).

 

Para evitar o Greenwashing o check list usado por nossa equipe não pode ser divulgado. Mas como forma de ajudar a você a entender como funciona nossa checagem, nossa avaliação leva em conta 81 ações de sustentabilidade que podem ser implementadas por empreendimentos do setor, estas recebem ponderação de 01 a 10 pontos totalizando o total de 301 possíveis pontos. Estes estão distribuídos da seguinte forma:

 

– 07% para possíveis ações na área gerencial (controle de consumo, treinamento, política de sustentabilidade, entre outros).

 

– 10% para ações na área social (benefícios aos colaboradores, relacionamento e doações a ONGs, relacionamento coma comunidade, entre outros).

 

– 83% para ações ambientais (ações que visam economia de recursos naturais, proteção da fauna e flora, entre outros).

 

 

*A equipe EcoHospedagem não possui qualquer responsabilidade sobre as ações desenvolvidas pelos empreendimentos visitados. Nossa equipe apenas lista as ações observadas no momento da visita.

 

Lembre-se, a melhor forma de incentivarmos as boas ações no setor é dando preferência para os empreendimentos com ações sustentáveis, além de cobrar e incentivar que outros restaurante também adotem tais medidas. Caso você tenha visitado algum destes empreendimentos e queira fazer algum comentário, use o formulário abaixo para nos contatar! Sua participação é fundamental para evitarmos a propaganda enganosa (Green Washing).

 

Para você que possui um restaurante que desenvolve ações sustentáveis e gostaria de ter essas ações verificadas por nossa equipe entre em contato através do formulário da página www.ecohospedagem.com/cadastre-seu-restaurante/

 

Por Thiago Cagna – Consultor EcoHospedagem

 

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.