Caixa Livre » Conferência internacional sobre turismo responsável

Conferência internacional sobre turismo responsável



Na semana passada a equipe do Portal EcoHospedagem esteve na RTD6 (Conferência Internacional de Turismo Sustentável) realizada no campus da USP Leste, em São Paulo, paralelamente ao evento Rio +20.

 

 

Nos três dias de conferência ouvimos e vimos muitos cases sobre os avanços no turismo sustentável no mundo. Entre os quais podemos citar cases de sucesso no Irã, Peru, Argentina, Reino Unido, Estados Unidos, Abu Dhabi, entre outros.

 

Mas daremos ênfase a três casos brasileiros que foram destaques na conferência e podem servir de inspiração para outras ações.

 

Ecoturismo no estado de São Paulo

caverna-do-diabo-eldorado-sao-paulo

Caverna do Diabo, Eldorado, São Paulo

No primeiro dia, Anna Karla Moura Ramos, da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo falou sobre o projeto de Ecoturismo desenvolvido nos parques da região do Vale do Ribeira, no sul do estado de São Paulo.

 

Através de recursos do próprio estado, a infraestrutura dos parques estaduais da região, como centro de visitantes, trilhas, acessos, treinamento, entre outros está sendo atualizada ou, como na maioria dos casos, instalada. Com esses projetos o governo do estado busca, através do turismo, trazer desenvolvimento e renda para esta que é uma das regiões mais pobres do estado.

 

Veja aqui os parques e roteiros dessa região.

 

Veja também outros roteiros de Ecoturismo, turismo comunitário, turismo cultural e outros no Brasil.

 

 

ponto-de-exclamacao-verde-sustentabilidade

 

 

Pense Globalmente, Aja Localmente, Mude Pessoalmente

 (Declaração de Ignace Schops durante a RTD6 – São Paulo)

 

Norma Brasileira de sustentabilidade do setor hoteleiro

 

Selos verdes no turismoNo segundo dia de conferência, Alexandre Garrido falou sobre o passado, presente e futuro da NBR 15401, Norma Brasileira de Sustentabilidade para o setor hoteleiro, uma das mais completas do mundo.

 

A norma existe desde 2006, mas, talvez por sua complexidade ou por falta de investimento do governo na conscientização de hoteleiros e turistas sobre sua existência, até hoje apenas seis empreendimentos foram certificados. Mas vale ressaltar dois pontos que foram discutidos na conferência.

 

O primeiro deles é que a Norma foi, e ainda é, usada por muitos empreendimentos como ferramenta (quase um guia) para aplicar a sustentabilidade, então apesar do pequeno número de empreendimentos certificados a Norma já ajudou muitos hotéis e pousadas a desenvolverem e implementarem ações socioambientais.

 

Outro ponto positivo da discussão sobre a Norma 15401 foi o anuncio de que no sábado daquela semana, seria lançado oficialmente, no Rio de Janeiro, em um dos eventos da Rio+20, o guia atualizado de implementação da Norma. Esta ação é uma grande ajuda aos empreendedores que queiram inserir a sustentabilidade na estratégia de seus hotéis, pousadas e resorts.

 

Veja mais sobre a Norma 15401 e outras certificações.

 

 

 

 

Ações de sustentabilidade da rede de hotéis Accor

 

accor-hoteis-programa-sustentabilidade-planet21-logotipoAinda no segundo dia de conferência, a coordenadora de desenvolvimento sustentável para a América Latina da rede Accor, a brasileira Julia King, contou sobre as ações desenvolvidas pelo grupo no Brasil.

 

Julia abordou as ferramentas utilizadas pelos hotéis da rede, como, por exemplo, o programa “OPEN”, que é uma rede interna onde todos os hotéis do grupo colocam suas informações relacionadas à sustentabilidade, como consumo de água e energia, quantidade de resíduos gerados e etc., e assim pode-se realizar uma comparação entre todos os empreendimentos e localizar possíveis oportunidades de melhora ou boas práticas que possam ser implementadas por outros hotéis.

 

A palestrante falou também do novo programa de sustentabilidade do grupo, a “Carta 21” que já foi abordada por nós no post Ações de sustentabilidade do grupo Accor e sobre as pesquisas realizadas com consumidores de todo o mundo sobre suas percepções e perspectivas sobre a sustentabilidade e que estão disponíveis a todos os interessados.

 

As pesquisas são uma boa fonte de informações sobre as expectativas e engajamentos de hóspedes em relação ao tema sustentabilidade.

 

Veja a pesquisa do grupo Accor sobre as expectativas do consumidor brasileiro sobre a sustentabilidade

 

Veja a pesquisa do grupo sobre as expectativas dos hóspedes de toda a rede

 

 

 

A Conferência Internacional

 

Apesar da RTD6 ter “concorrido” com a realização da Rio+20, já que ocorreu na cidade de São Paulo, e não no Rio de Janeiro, o evento foi muito bem organizado e contou com palestras muito produtivas, com palestrante de diversos países e culturas diferentes, o que trouxe diferentes pontos de vista para o tema.

 

É um claro sinal do avanço na preocupação da influência do turismo no meio ambiente e na comunidade local. Aproveite e veja quais ações sustentáveis você pode adotar em quanto estiver viajando ou que ações socioambientais você, hoteleiro, pode desenvolver em seu empreendimento.

 

E não esqueça, sempre que for viajar de preferência por empreendimentos com ações sustentáveis, você estará ajudando o planeta e também a você, que estará comprando um serviço de melhor qualidade!

 

 

Thiago Cagna – Consultor EcoHospedagem

 

Contribuíram com esta publicação

Revisão e edição de texto – Nathalia Pereira, Jornalista – www.nathaliapereira.com

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Uma Resposta para Conferência internacional sobre turismo responsável

  1. Eu viajei pra Eldorado e gostei demais da caverna do diabo, vale a pena a visita.

    Além disso é bacana passear pela cidade a noite e comer um hambuerguer caseiro no centro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.