Temas Variados » Conheça o Projeto Na Rota da Sustentabilidade Brasil

Conheça o Projeto Na Rota da Sustentabilidade Brasil



 

 

500 dias pelo Brasil em busca de opções de Turismo Sustentável

Projeto aprovado para captação via Lei Rouanet

Nº PRONAC: 154102

 

Veja como você ou sua empresa pode participar do projeto ⇐

Veja quem já contribuiu para que o Projeto Na Rota da Sustentabilidade aconteça! ⇐

 

APRESENTAÇÃO

 

O objetivo central do projeto é disseminar as diversas opções de turismo sustentável em todos os estados do Brasil, dando visibilidade a estes destinos e assim, consequentemente, gerar renda para estas comunidades através do fomento do turismo nestas regiões. Incentivando que estes destinos, pessoas e empreendimentos, continuem desenvolvendo suas ações socioambientais.

Diferentemente da maioria dos projetos culturais, que busca levar cultura (por meio do teatro, circo, shows e outros) para comunidades mais afastadas, o projeto Na Rota da Sustentabilidade vai levar a cultura peculiar destas comunidades para o grande público, incentivando assim, além de sua disseminação, a conscientização das pessoas incentivando que visitem estes locais, gerando renda para estas comunidades e ajudando que estas manifestações culturais sejam mantidas.

Este objetivo será alcançado através do mapeamento de destinos, espaços, manifestações artísticas e culturais, empreendimentos e pessoas que realizem ações culturais e ambientais em comunidades locais, a partir do viés da sustentabilidade, em todos os estados brasileiros.

A pesquisa itinerante (viagem) será realizada durante 500 dias ininterruptos, passando por todos os estados brasileiros, sendo ao menos três cidades em cada estado.

Através de publicações diárias por meio do website e redes sociais será feita a divulgação e disseminação de tudo que for visitado. E ao final será publicado um livro digital (E-book) com textos e imagens fotográficas, das diversas manifestações socioambientais encontradas durante o mapeamento.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  • Encontrar e divulgar diferentes e peculiares formas de turismo sustentável (Ecoturismo, Turismo Cultural, Turismo Comunitário, Turismo Rural, e etc) nos 26 estados brasileiros, sendo no mínimo três cidades por estado, dando visibilidade a culturas de cidades e lugares descentralizados geograficamente.

 

  • Identificar, conhecer e descrever no mínimo 130 diferentes opções de roteiros de turismo sustentável encontradas no Brasil, como trilhas de ecoturismo, folclore, danças, músicas, hábitos, histórias, lendas, comidas, bebidas típicas e outros, dando opções às pessoas que buscam atividades que tragam benefícios para a comunidade local, gerando renda para estes destinos.

 

  • Identificar, visitar e divulgar pelo menos 200 projetos, pessoas ou empreendimentos que pratiquem ações de sustentabilidade, dando visibilidade a elas, incentivando a geração de renda e consequentemente, a continuidade destas ações.

 

 

METAS

 

  • + de 16 milhões de pageviews no website em 30 meses

 

  • + de 10 milhões de leitores

 

  • + de 400 matérias produzidas

 

 

 

 

HISTÓRICO

 

O Projeto Na Rota da Sustentabilidade faz parte do Portal EcoHospedagem, um portal de conteúdo na internet, que foi criado em 2011 para incentivar práticas de sustentabilidade no turismo, sendo um dos pioneiros a reunir e divulgar exclusivamente opções de turismo sustentável no Brasil.

Em quatro anos o Portal atingiu mais de 20 mil fãs no Facebook, mais de 1.500 visitantes por dia, e já soma 800 mil acessos, com mais de 2 milhões e 200 mil pageviews. Mas visando ir além e oferecer uma experiência completa de turismo e sustentabilidade para os leitores, nasceu o Na Rota da Sustentabilidade.

Em 2015 foi realizado um piloto em Santa Catarina, totalizando 12 cidades visitadas, 3.200km rodados, 40 roteiros e 36 empreendimentos com ações sustentáveis visitados. Em seis meses, foram mais de 49 mil pageviews e mais 28 mil leitores, tendo sido divulgado em mais de 30 chamadas no site do Diário Catarinense, matéria de duas páginas no jornal Diário Catarinense e duas reportagens de TV, sendo uma na RBS e uma em TV local.

O projeto foi também um dos finalistas do prêmio Braztoa de Sustentabilidade, desde de 2012 o maior prêmio de turismo sustentável do país, que tem a chancela da Aliança Global para o Turismo Sustentável, da ONU.

E devido a boa repercussão o Na Rota da Sustentabilidade vai agora explorar o Brasil todo! E assim gerar renda para comunidades de todo o país.

 

 

 

CLIPAGEM PROJETO PILOTO

 

Televisão

 

 

 

 

Jornal e Internet

 

 

 

BENEFÍCIOS SOCIAIS E CULTURAIS

 

  • Incentivar que as diferentes manifestações culturais do Brasil sejam preservadas e disseminadas
  • Permitir o empoderamento das comunidades, através da receita gerada pelo turismo
  • Fomentar e divulgar formatos alternativos de economia baseados na economia criativa
  • Disseminar boas práticas sociais encontradas em meios de hospedagem e restaurantes
  • Dar visibilidade a passeios e empreendimentos que desenvolvam boas ações sociais, incentivando que estes continuem com suas práticas

 

 

BENEFÍCIOS AMBIENTAIS

 

  • Dar ao turista opções de passeios que causem menos impacto a natureza
  • Disseminar boas práticas ambientais encontradas em meios de hospedagem e restaurantes
  • Dar visibilidade a passeios e empreendimentos que desenvolvam boas ações ambientais, incentivando que estes continuem com suas práticas
  • Será utilizado álcool como combustível como forma de minimizar os impactos ambientais do projeto
  • O CO2 emitido durante a realização do projeto será neutralizado

 

 

 

QUEM SOMOS

 

Thiago, formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Consultoria Empresarial, atua com sustentabilidade desde 2009, e após morar na Nova Zelândia durante o ano de 2010, começou a trabalhar com turismo sustentável. Criou e mantém o Portal EcoHospedagem. Iniciou seu trabalho com turismo sustentável buscando e divulgando as boas práticas de sustentabilidade no setor hoteleiro e já visitou mais de 60 empreendimentos com ações socioambientais em todo o Brasil.

Mas unindo sua experiência com diferentes formas de turismo pelo mundo, já são mais de 30 países visitados, e sua vontade de tornar o turismo no Brasil menos prejudicial ao meio ambiente e mais amigo das comunidades locais, começou em 2013, já junto com sua esposa, Nathalia, a visitar também roteiros de turismo em todo o Brasil em busca de opções de turismo sustentável.

_________

Nathalia é formada em Rádio e TV e em Jornalismo, pós-graduada em Produção Executiva e Gestão, e sempre trabalhou com produção audiovisual, em emissoras, produtoras e numa agência de publicidade. Com o início do Portal EcoHospedagem, começou a revisar os textos para a publicação e a conhecer mais sobre o assunto. Já em 2015, com o piloto do Na Rota da Sustentabilidade, passou a visitar os destinos e empreendimentos com ações socioambientais, e também escrever sobre o tema. Assim como o Thiago ama conhecer lugares, culturas e pessoas diferentes.

 

 

 

CONTATO

 

Nathalia Pereira Cagna – (47) 9119-3330

Thiago Cagna – (47) 9184-5621

[email protected]

www.narotadasustentabilidade.com.br/oprojeto

 

Projeto aprovado para captação via Lei Rouanet

Nº PRONAC: 154102

 

Veja como você ou sua empresa pode participar do projeto ⇐

Veja quem já contribuiu para que o Projeto Na Rota da Sustentabilidade aconteça! ⇐

 

 

 

Deixe seu comentário também!

Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.