Temas Variados » Conheça os diferentes programas de reuso de toalhas

Conheça os diferentes programas de reuso de toalhas



 

Com informações das visitas a hotéis com ações sustentáveis já realizadas por nossa equipe e com base em outras cases da internet descrevemos abaixo as opções de programa de reuso de toalhas desenvolvidas atualmente e quais delas funcionam melhor.

 

toalhas de hotelEm nosso post “Reutilização de toalhas. É melhor para o ambiente e para seu bolso!” já comentamos um pouco sobre os benefícios de se adotar um programa de reuso de toalhas. Agora vamos falar dos diferentes projetos que já vimos durante nossas visitas a empreendimentos com ações socioambientais e quais destas funcionam melhor.

Mas antes de falar dos projetos, vale lembrar que o ideal é sempre dar a opção para o hóspede escolher ou não que as toalhas sejam lavadas. Alguns empreendimentos impõem a lavagem a cada dois ou três dias, o que apesar de funcionar e consequentemente beneficiar o meio ambiente, pode criar certa antipatia do hóspede com o hotel e até mesmo com a sustentabilidade.

A sustentabilidade é algo novo e diferente de tudo o que já existiu, e uma de suas premissas é ouvir todos os envolvidos e tentar atender a todos sem prejudicar ninguém. Cabe ao empreendimento conscientizar o turista de não trocar as tolhas todos os dias e não de impor isso. Abaixo damos algumas dicas de como pode ser feita essa conscientização.

 

Deixe sua toalha no chão caso queira trocá-la

diferentes programas-de-reuso-de-toalhas - acao ambientalO programa mais adotado pelos hotéis, pousadas e resorts mundo a fora e que nossa equipe também observou na maioria dos hotéis que já visitou aqui no Brasil é aquele em que o empreendimento disponibiliza uma sinalização, seja ela um adesivo colado no espelho, um bilhete junto ao cardápio, um folder pendurado junto as toalhas e similares, indicando ao hóspede para deixar a toalha pendurada caso não queira que esta seja lavada, ou que a deixe no chão ou dentro da banheira caso queira que a toalha seja lavada. Outra variação é que a recepcionista avise o hóspede sobre programa quando este realizar o check-in.

 

 

Indique sua preferência

reuso-de-toalhas-hotel-ville-la-plage

Programa Hotel Ville la Plage

Outra forma adotada por alguns empreendimentos é disponibilizar um espaço para que o hóspede indique se quer ou não que a toalha seja trocada, como, por exemplo, uma plaquinha com um lado indicando a troca e o outro lado não, ou ainda um folder para pendurar na porta ou no banheiro indicando a preferência do hóspede. No Hotel Ville La Plage, em Búzios, Rio de Janeiro, o hóspede tem um “envelope” colado no espelho e lá ele coloca o cartão indicando se quer ou não que a toalha seja trocada.

 

 

Trocas realizadas a cada dois ou três dias

Outros empreendimentos optam por impor que as tolhas serão trocadas a cada dois ou três dias, não permitindo que o hóspede escolha. Como citado essa é, com certeza, a melhor opção se pensarmos apenas no meio ambiente, porém pode ser um tiro no pé para o hoteleiro, comprometendo o relacionamento com os hóspedes e tornando-se uma ação insustentável, visto que o lado social e financeiro (referindo-se a satisfação e retorno e/ou indicação dos clientes) foram renegados perante o âmbito ambiental.

Nas visitas realizadas por nossa equipe e com alguns dados obtidos na internet (nacionais e internacionais) observamos que até o momento o programa que têm maior participação dos turistas é o que o hotel sinaliza ao hóspede que deixando a toalha no chão ela será trocada, do contrario não. Temos casos de hotéis em que a adesão de hóspedes a este programa passa de 70%. Os outros programas mostram causar algum tipo de confusão entre os hóspedes.

Apesar de recomendarmos a adoção do sistema “Deixe sua toalha no chão caso queira trocá-la”, pois na prática é a que tem melhor funcionado, o mais importante, em qualquer sistema adotado, é a conscientização de hóspedes e colaboradores.

Os colaboradores são os responsáveis por retirar ou não as toalhas dos quartos e em muitos casos, mesmo com o hóspede indicando que não quer que a troca seja feita, as camareiras, com o intuito de agradar o turista, trocam as toalhas. Por isso a importância do treinamento e conscientização dos colaboradores.

Deixamos também uma opção para a conscientização dos turistas, visando uma maior participação destes no programa de reuso de toalhas.

 

Você reutiliza sua toalha e nós ajudamos uma ONG (ou plantamos uma árvore)

reuso-de-toalhas-hoteis-accor

Programa de reuso da rede Accor

O empreendimento indica que com a economia gerada a cada X toalhas que deixam de ser lavadas, o hotel doará uma quantia em dinheiro para alguma ONG ou plantará uma quantidade de árvores ou outras ações similares. Recomendamos que exista uma descrição detalhada da instituição ou projeto ajudado, transmitindo mais confiança ao hóspede.

Com esta ação o empreendimento mostra que sua intenção não é economizar com a lavagem das toalhas e sim economizar recursos naturais e beneficiar o meio ambiente.

Um bom exemplo desta conscientização é o projeto desenvolvido pelos hotéis Accor, o “Plant for the Planet” que pode ser visto com mais detalhes em aqui.

 

E você turista? Quando for viajar, mesmo que o hotel não tenha um programa de reutilização de toalhas, peça na recepção que sua toalha não seja trocada todos os dias e sugira que o hotel inicie um programa como este!

 

Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem. Junho/2012

 

Comentários sobre este post? Clique aqui.

 

Contribuíram com esta publicação

Revisão e edição de texto – Nathalia Pereira, Jornalista – www.nathaliapereira.com

 

Ir Para Topo Da Página

Deixe seu comentário também!

Comentários



7 Respostas para Conheça os diferentes programas de reuso de toalhas

  1. NOIZUNNIE DE ALMEIDA NICOLLE diz:

    Sustentabilidade é o que busco, com muita dificuldade, sei que em casa não trocamos talhas diariamente, porém existe cliente que pede outra toalha pela manhã, para não usar 2 vezes a mesma, já tive cliente que exige 4 toalhas para hospedagem. Estou começando a ser mais radical, sinalizando por todo o hotel a importância
    de reduzir, reutilizar, reciclar, repensar e recuperar.

  2. Pingback: Gestão ambiental de hotéis e pousadas – Reúso de toalhas. « Programa para Pousada – HT Softinn

  3. Vanessa diz:

    Gostaria de saber quantos hotéis, em média, possuem ações sustentáveis. E quantos já usam a prática de reutilização de toalhas.

    Grata,

    Vanessa

    • Olá Vanessa como vai? Não é possível responder sua questão pois muitos empreendimentos que realizam ações sustentáveis não as divulgam e mesmo que a divulgassem seriam impossível obter este número. E ações sustentáveis é uma coisa muito subjetiva. A simples troca de lâmpadas comuns por lâmpadas econômicas já uma ação sustentável.

      Quanto ao programa de reuso, a maioria dos empreendimentos que realizam boas ações socioambientais, desenvolve o programa de reuso de toalhas. Normalmente essa é umas das primeiras ações a implementada pelos empreendimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.